Comunidades surdas : memórias discentes a partir das classes especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cibele Fernandes da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sardagna, Helena Venites, Flores, Vinicius Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271515
Resumo: O estudo apresenta uma uma discussão que questionou como a oferta de atendimento educacional para surdos em classes especiais de três cidades da região do Vale de Paranhana, Rio Grande do Sul, Brasil, pode ter influenciado a formação de comunidades surdas. A fundamentação teórica busca referência no campo dos Estudos Surdos e Estudos Culturais numa perspectiva pósestruturalista com inspirações em Michel Foucault. A ênfase se deu nas práticas de regulação para compreender a classe especial, que pode ser analisada enquanto prática de condução dos corpos e de poder sobre a vida, sob as noções de governamentalidade/governamento e biopolítica (enquanto estratégias de condução das condutas) e a noção de normal/anormal. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo e o instrumento adotado foi a entrevista semiestruturada, realizada em Língua de Sinais e língua oral, conforme a opção dos sujeitos surdos adultos que relataram suas experiências escolares em classes especiais. Foram realizadas treze entrevistas e o exercício analítico permitiu organizar três eixos: a identificação da surdez como marcador identitário; a escola e as aprendizagens; comunidade surda: tempos, espaços e relações estabelecidas. Evidenciou-se que enquanto a classe especial esteve ativa, ela se configurou em uma comunidade surda e, após o encerramento das atividades, esta comunidade não se manteve. Observa-se também que aqueles que se reconhecem com a identidade surda afirmam participar efetivamente de comunidades surdas.
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