An implementation of adaptive difficulty systems for challenging video games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagliaro, Leonardo Ramos Gonzalez
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245329
Resumo: A indústria de video games aprendeu, por tentativa e erro, como fazer jogos serem atraentes para um público grande. Estética agradável, uma história envolvente e jogabilidade concisa são características necessárias para engajar o jogador. No entanto, existe uma tendência em fazer com que jogos não sejam desafiantes para que sejam acessíveis a jogadores novatos. Enquanto que esta solução respeita a as necessidades de jogadores casuais, jogadores mais habilidosos que dedicam mais tempo a jogos podem se sentir entediados e desmotivados a jogar. Uma solução para este problema é o conceito de "dificuldade adaptativa". Ao invés de tratar dificuldade como um número finito de opções de menu nomeadas "Fácil"e "Difícil", a dificuldade é tratada como um conjunto de variáveis contínuas em múltiplas camadas, cada uma representando um conjunto de regras do jogo. O jogo monitora as ações do jogador e seus resultados, de forma a ajustar os parâmetros do jogo para se ajustar ao perfil de dificuldade do jogador. Portanto, neste tra balho apresentamos uma implementação para adaptação dinâmica de conteúdo em jogos centrada no jogador, e avaliamos os benefícios causados pela adaptatividade baseada em preferências e performance do usuário. O objeto de estudo é uma implementação de jogo inspirada no título Dark Souls, com um conjunto reduzido e simplificado de mecânicas do jogo original. Os métodos de personalização incluem mudanças sutis na jogabilidade baseadas em preferência, um sistema de Ajuste de Dificuldade Dinâmico e mudanças no ambiente baseadas em estado de jogo.
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