Neoliberalismo e neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileira
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259090 |
Resumo: | O objetivo do artigo é analisar as implicações dos projetos neoliberal e neoconservador na formação da juventude brasileira, que atuam disputando o conteúdo da educação, especialmente na etapa do Ensino Médio como parte do movimento de correlação de forças que ocorre na sociedade pela disputa por projetos societários e de educação. O artigo traz argumentos sobre as particularidades do neoliberalismo (pós-crise de 2008) e suas relações com o neoconservadorismo, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado.Analisamos a proposta neoliberal de educação para o empreendedorismo e as propostas neoconservadoras do Escola sem Partido, militarização das escolas e homeschooling, como formas de materializaçãode seu projeto societário nas políticas de educação básicapúblicano Brasil, definindo seu conteúdo, com implicações para a construção de uma sociedade democráticae para a formação da juventude. |
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Peroni, Vera Maria VidalCaetano, Maria RaquelLima, Paula Valim de2023-06-17T03:36:46Z20211981-1969http://hdl.handle.net/10183/259090001166392O objetivo do artigo é analisar as implicações dos projetos neoliberal e neoconservador na formação da juventude brasileira, que atuam disputando o conteúdo da educação, especialmente na etapa do Ensino Médio como parte do movimento de correlação de forças que ocorre na sociedade pela disputa por projetos societários e de educação. O artigo traz argumentos sobre as particularidades do neoliberalismo (pós-crise de 2008) e suas relações com o neoconservadorismo, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado.Analisamos a proposta neoliberal de educação para o empreendedorismo e as propostas neoconservadoras do Escola sem Partido, militarização das escolas e homeschooling, como formas de materializaçãode seu projeto societário nas políticas de educação básicapúblicano Brasil, definindo seu conteúdo, com implicações para a construção de uma sociedade democráticae para a formação da juventude.The goal of this essay is to analyse the implications of the neoliberalism and neoconservatism which compete for the education content with projects that aim the development of the brazilian youth, specially during the high school as part of a strength correlation movement that takes place in the dispute for the corporate projects related to education. The essay brings arguments about the particularities of neoliberalism (after 2008 crisis) and the relationship with neoconservatism which redesign the boundaries between the public and the private. We analyse the neoliberal purpose for entrepreneurship education and the neoconservatism purposes of the movement “Escola sem Partido” (School without Party) such as militarisation of schools and homeschooling, as ways to materialize the corporate project in the basic public education policies in Brazil which intend to define the content and bring up implications to the development of a democratic society and to the youth developmentEl objetivo del artículo es analizar las implicaciones de los proyectos neoliberales y neoconservadores en la formación de la juventud brasileña, que actúan en la disputa del contenido de la educación, especialmente en la etapa de Enseñanza Secundaria como parte del movimiento de correlación de fuerzas que ocurre en la sociedad por la disputa por proyectos societarios y educativos. El artículo apunta argumentos sobre las particularidades del neoliberalismo (postcrisis de 2008) y sus relaciones con el neoconservadurismo, que redefinen los límites entre lo público y lo privado. Analizamos la propuesta neoliberal de educación para el emprendimiento y las propuestas neoconservadoras de Escola sem Partido, militarización de las escuelas y educación en homeschooling, como formas de materializar su proyecto societario en las políticas públicas de educación básica en Brasil, definiendo su contenido, con implicaciones para la construcción de una sociedad democrática y para la formación de la juventud.application/pdfporJornal de políticas educacionais. São Paulo, SP. Vol. 15, n. 36 (ago. 2021), p. 1-26Política educacionalHigh SchoolEducational policiesNeoliberalismNeoconservatismYouthEnseñanza secundariaPolítica educativaNeoliberalismoNeoconservadurismoJuventudNeoliberalismo e neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileiraNeoliberalism and neoconservatism in the educational policies that aim the brazilian youth development Neoliberalismo y neoconservadurismo en políticas educativas para la formación de la juventud brasileña info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166392.pdf.txt001166392.pdf.txtExtracted Texttext/plain56760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259090/2/001166392.pdf.txtaacae0483cd5160dbe39194a6fa9d833MD52ORIGINAL001166392.pdfTexto completoapplication/pdf931951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259090/1/001166392.pdf22033bb6e048faf6fdd3c354fcbbb0e4MD5110183/2590902023-06-18 03:51:57.093612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259090Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:51:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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