Inteligência emocional e estilos de liderança no serviço público segundo o modelo de Daniel Goleman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schvinn, Jaciara Lemos Cordeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201722
Resumo: A liderança é sempre um desafio, mas quando se trata de administração pública e gestão de pessoas no alcance da eficiência na prestação de serviços à população, torna-se mais difícil. No intuito de contribuir com o administrador público na difícil tarefa da gestão de pessoas, partindo-se de estudos recentes que sugerem fortemente que a inteligência emocional é condição sine qua non da liderança, procurou-se verificar quais os estilos predominantes de liderança com inteligência emocional, segundo o modelo de Daniel Goleman, estão presentes nos líderes da administração pública na percepção de líderes e liderados e de que forma esses líderes e liderados influenciam as suas equipes, bem como sugerir ações de desenvolvimento de liderança. Como metodologia foi feita uma pesquisa, de natureza descritiva qualitativa, com 12 indivíduos integrantes do quadro de pessoal de dois órgãos públicos federais. Como resultado verificou-se que os estilos de liderança, segundo os parâmetros da inteligência emocional, foram percebidos tanto nas declarações dos líderes como nas declarações dos liderados. A forma como esses líderes e liderados influenciam as suas equipes está relacionada com uma postura positiva e o estabelecimento de relações saudáveis com os colaboradores. É desejável o contínuo aprendizado com as vivências e convivências, identificação e aperfeiçoamento das lideranças com o intuito de maximizar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, bem como ampliar os estudos a respeito dos estilos de liderança segundo as premissas da inteligência emocional.
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