O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Flávia Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261896
Resumo: Este trabalho discute a importância do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, utilizando como norteador alguns objetivos, como o entendimento de como as TICs evoluíram com passar do tempo e são aplicadas no processo de aprendizagem; como tornaram-se aliadas dos docentes em sala de aula e quais foram os principais benefícios, desafios e problemas encontrados durante a pesquisa. Durante o processo de construção do trabalho foi utilizado o método de pesquisa científica baseado nas bibliografias existentes, procurando analisar a opinião de diversos pesquisadores do assunto e dentro disso determinar se as TICs são parceiras do cotidiano escolar e acadêmico, mesmo com todos os desafios encontrados. Os resultados mostram a relevância dos recursos didáticos, as TICs em particular, como um diferencial no ensino, pois facilitam a troca de experiências e ampliam a conexão e a relação entre professores e alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_ceda0cf855381ffe3d2e41e76f8dfce6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261896
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caetano, Flávia RodriguesOliveira, Daniela2023-07-10T10:27:08Z2023http://hdl.handle.net/10183/261896001172673Este trabalho discute a importância do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, utilizando como norteador alguns objetivos, como o entendimento de como as TICs evoluíram com passar do tempo e são aplicadas no processo de aprendizagem; como tornaram-se aliadas dos docentes em sala de aula e quais foram os principais benefícios, desafios e problemas encontrados durante a pesquisa. Durante o processo de construção do trabalho foi utilizado o método de pesquisa científica baseado nas bibliografias existentes, procurando analisar a opinião de diversos pesquisadores do assunto e dentro disso determinar se as TICs são parceiras do cotidiano escolar e acadêmico, mesmo com todos os desafios encontrados. Os resultados mostram a relevância dos recursos didáticos, as TICs em particular, como um diferencial no ensino, pois facilitam a troca de experiências e ampliam a conexão e a relação entre professores e alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.This article discusses how important is Information and Communication Technology (ICT) during the Learning process, using as guideline some objectives, as how the the ICTs have evolved during the year and being applied during the Learning process; how those have turned teachers’ allies in the classes rooms and what were the main benefits, challenges and problems during the paper research. During the paper development process was used cientific based bibliography research methodology, seeking the authors and researchers opinions enabling a position to determine whether, even though with all the challenges, the ICTs are really a partner in daily basis academics and scholar routines. The results return how relevant are the didatic resources for the ICTs mainly as learning differential, because those work as facilitator for experience sharing and extend the connections and relationship among teachers and students, making the learning process easier.application/pdfporCiências sociais : EnsinoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)SociedadeEducationInformation and Communication Technology (ICT)SocietyO uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172673.pdf.txt001172673.pdf.txtExtracted Texttext/plain108057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/2/001172673.pdf.txt7be2698ec0e2175c39b4a39af0392e21MD52ORIGINAL001172673.pdfTexto completoapplication/pdf449898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/1/001172673.pdfa002ceabd08c2f6e9147bfb472881735MD5110183/2618962023-07-10 10:44:02.012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
title O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
Caetano, Flávia Rodrigues
Ciências sociais : Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Sociedade
Education
Information and Communication Technology (ICT)
Society
title_short O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
title_full O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
title_sort O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
author Caetano, Flávia Rodrigues
author_facet Caetano, Flávia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Flávia Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Daniela
contributor_str_mv Oliveira, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Sociedade
topic Ciências sociais : Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Sociedade
Education
Information and Communication Technology (ICT)
Society
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Information and Communication Technology (ICT)
Society
description Este trabalho discute a importância do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, utilizando como norteador alguns objetivos, como o entendimento de como as TICs evoluíram com passar do tempo e são aplicadas no processo de aprendizagem; como tornaram-se aliadas dos docentes em sala de aula e quais foram os principais benefícios, desafios e problemas encontrados durante a pesquisa. Durante o processo de construção do trabalho foi utilizado o método de pesquisa científica baseado nas bibliografias existentes, procurando analisar a opinião de diversos pesquisadores do assunto e dentro disso determinar se as TICs são parceiras do cotidiano escolar e acadêmico, mesmo com todos os desafios encontrados. Os resultados mostram a relevância dos recursos didáticos, as TICs em particular, como um diferencial no ensino, pois facilitam a troca de experiências e ampliam a conexão e a relação entre professores e alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:27:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172673
url http://hdl.handle.net/10183/261896
identifier_str_mv 001172673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/2/001172673.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/1/001172673.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7be2698ec0e2175c39b4a39af0392e21
a002ceabd08c2f6e9147bfb472881735
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663771119616