O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261896 |
Resumo: | Este trabalho discute a importância do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, utilizando como norteador alguns objetivos, como o entendimento de como as TICs evoluíram com passar do tempo e são aplicadas no processo de aprendizagem; como tornaram-se aliadas dos docentes em sala de aula e quais foram os principais benefícios, desafios e problemas encontrados durante a pesquisa. Durante o processo de construção do trabalho foi utilizado o método de pesquisa científica baseado nas bibliografias existentes, procurando analisar a opinião de diversos pesquisadores do assunto e dentro disso determinar se as TICs são parceiras do cotidiano escolar e acadêmico, mesmo com todos os desafios encontrados. Os resultados mostram a relevância dos recursos didáticos, as TICs em particular, como um diferencial no ensino, pois facilitam a troca de experiências e ampliam a conexão e a relação entre professores e alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_ceda0cf855381ffe3d2e41e76f8dfce6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261896 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caetano, Flávia RodriguesOliveira, Daniela2023-07-10T10:27:08Z2023http://hdl.handle.net/10183/261896001172673Este trabalho discute a importância do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, utilizando como norteador alguns objetivos, como o entendimento de como as TICs evoluíram com passar do tempo e são aplicadas no processo de aprendizagem; como tornaram-se aliadas dos docentes em sala de aula e quais foram os principais benefícios, desafios e problemas encontrados durante a pesquisa. Durante o processo de construção do trabalho foi utilizado o método de pesquisa científica baseado nas bibliografias existentes, procurando analisar a opinião de diversos pesquisadores do assunto e dentro disso determinar se as TICs são parceiras do cotidiano escolar e acadêmico, mesmo com todos os desafios encontrados. Os resultados mostram a relevância dos recursos didáticos, as TICs em particular, como um diferencial no ensino, pois facilitam a troca de experiências e ampliam a conexão e a relação entre professores e alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.This article discusses how important is Information and Communication Technology (ICT) during the Learning process, using as guideline some objectives, as how the the ICTs have evolved during the year and being applied during the Learning process; how those have turned teachers’ allies in the classes rooms and what were the main benefits, challenges and problems during the paper research. During the paper development process was used cientific based bibliography research methodology, seeking the authors and researchers opinions enabling a position to determine whether, even though with all the challenges, the ICTs are really a partner in daily basis academics and scholar routines. The results return how relevant are the didatic resources for the ICTs mainly as learning differential, because those work as facilitator for experience sharing and extend the connections and relationship among teachers and students, making the learning process easier.application/pdfporCiências sociais : EnsinoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)SociedadeEducationInformation and Communication Technology (ICT)SocietyO uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172673.pdf.txt001172673.pdf.txtExtracted Texttext/plain108057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/2/001172673.pdf.txt7be2698ec0e2175c39b4a39af0392e21MD52ORIGINAL001172673.pdfTexto completoapplication/pdf449898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/1/001172673.pdfa002ceabd08c2f6e9147bfb472881735MD5110183/2618962023-07-10 10:44:02.012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem |
title |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem Caetano, Flávia Rodrigues Ciências sociais : Ensino Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Sociedade Education Information and Communication Technology (ICT) Society |
title_short |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Caetano, Flávia Rodrigues |
author_facet |
Caetano, Flávia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Flávia Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Daniela |
contributor_str_mv |
Oliveira, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais : Ensino Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Sociedade |
topic |
Ciências sociais : Ensino Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Sociedade Education Information and Communication Technology (ICT) Society |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Information and Communication Technology (ICT) Society |
description |
Este trabalho discute a importância do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, utilizando como norteador alguns objetivos, como o entendimento de como as TICs evoluíram com passar do tempo e são aplicadas no processo de aprendizagem; como tornaram-se aliadas dos docentes em sala de aula e quais foram os principais benefícios, desafios e problemas encontrados durante a pesquisa. Durante o processo de construção do trabalho foi utilizado o método de pesquisa científica baseado nas bibliografias existentes, procurando analisar a opinião de diversos pesquisadores do assunto e dentro disso determinar se as TICs são parceiras do cotidiano escolar e acadêmico, mesmo com todos os desafios encontrados. Os resultados mostram a relevância dos recursos didáticos, as TICs em particular, como um diferencial no ensino, pois facilitam a troca de experiências e ampliam a conexão e a relação entre professores e alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:27:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261896 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172673 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261896 |
identifier_str_mv |
001172673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/2/001172673.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261896/1/001172673.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7be2698ec0e2175c39b4a39af0392e21 a002ceabd08c2f6e9147bfb472881735 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224663771119616 |