Verificação da adequação da estratégia de posicionamento da Thyssenkrupp Elevadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saute, Alan Lutzky
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39234
Resumo: O presente trabalho visa a analisar a atual proposta de posicionamento da ThyssenKrupp elevadores para o mercado da construção civil, setor com maior representatividade em suas vendas. Primeiramente, buscou-se entender a dinâmica de funcionamento dos mercados envolvidos, através da apresentação e comparação seus principais players e demonstrando a atual situação e as perspectivas para o futuro. A revisão bibliográfica procurou esclarecer e expor alguns conceitos essenciais de marketing estratégico, como segmentação e posicionamento, e analisar o como ocorrem as relações entre empresas no mercado industrial. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi a aplicação de entrevistas em profundidade semi-estruturadas a alguns representantes do público-alvo da ThyssenKrupp. Tais pesquisas tinham por objetivo conhecer e desvendar os atributos e características mais valorizadas por eles em uma fornecedora de elevadores, perceber como eles enxergam o atual posicionamento das principais concorrentes e o que eles atualmente demandam e sentem falta. Partiu-se do pressuposto, pois, de que todas as ações de marketing devem ser guiadas pelos desejos e necessidades dos consumidores. Ao final da análise dos dados, concluiu-se que os entrevistados não reconhecem os diferenciais expostos na proposta de posicionamento apresentada pela ThyssenKrupp, visto que eles consideram as três principais concorrentes deste mercado como equivalentes. Entre os atributos mais valorizados, que constituem determinantes de compra, estão o preço, a qualidade, a eficiência dos serviços prestados e as inovações. A ThyssenKrupp deve, pois, repensar sua estratégia de preços, além de focar seus esforços em oferecer serviços que realmente “facilitem a vida” de seus clientes.
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