Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pillar, Analice Dutra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110362
Resumo: Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si.
id UFRGS-2_cf12e85500f943390f4fcbcf89c1a9ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110362
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pillar, Analice DutraPontes, Gilvânia Maurício Dias de2015-02-25T01:58:01Z20140101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/110362000951478Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si.This article, which addresses interfaces among aesthetics, art and writing, is derived from a research that seeks to show the relationship between aesthetic experiences and the teaching practice with artistic languages, narrated in memorials produced by childhood education teachers in the Specialization Course in Art Education and Physical Education in Childhood, developed by Paideia/UFRN. This is a qualitative research in which the methodology assumed, as principles and strategies of analysis, the discursive semiotics and some assumptions of the (auto)biographical research, related to narrative productions as formation experience. The corpus was composed by five formation memorials. In the analysis of the memorials, we tried to identify how the teachers’ aesthetic experiences were present in the discourses they wove about their practice. During the research, the process of reading the narratives of the teachers led to the enchainment of relations between writing, aesthetics and art as experience of creation of meaning and expressions of self.Este artículo, que trata de interfaces entre la estética, el arte y la escrita, es oriundo de una investigación que busca evidenciar relaciones entre experiencias estéticas y la práctica docente con lenguajes artísticos, narrados en memorias producidas por profesores de la educación de la infancia, en el Curso de Especialización en Educación Artística y Educación Física en la Infancia, desarrollado por el Paideia/UFRN. Se trata de una investigación cualitativa en que la metodología asumió, como principios y estrategias de análisis, la semiótica discursiva y algunos presupuestos de la investigación (auto)biográfica, referentes a la producción de narrativas como experiencia de formación. El corpus se compuso de cinco memorias de formación. En el análisis de las memorias, se procuró identificar cómo las experiencias estéticas de los profesores estaban presentes en los discursos que tejían sobre su práctica. Durante la investigación, el proceso de lectura de las narrativas de los profesores condujo a la composición de relaciones entre la escrita, la estética y el arte como experiencia de producción de sentidos y de expresión de sí.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 37, n.3 (set./dez. 2014), p. 412-422EstéticaEducação infantilEscritaWritingAesthetic experienceArt educationExperiencia estéticaArte educaciónMemoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiênciaMemorials of education : the mean of experience in writing or writing as experienceMemorias de formación : qué decir de la experiencia en la escrita o la escrita como experienciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951478.pdf000951478.pdfTexto completoapplication/pdf410687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/1/000951478.pdf95ada6652a29e118b5fb7e6d8b98f1caMD51TEXT000951478.pdf.txt000951478.pdf.txtExtracted Texttext/plain63933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/2/000951478.pdf.txt25fa9c2619f5eed84147f0c6bc5e7144MD52THUMBNAIL000951478.pdf.jpg000951478.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/3/000951478.pdf.jpgde2aebbc8588465f792bd5707d5fdabaMD5310183/1103622018-10-23 09:29:55.85oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:29:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Memorials of education : the mean of experience in writing or writing as experience
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Memorias de formación : qué decir de la experiencia en la escrita o la escrita como experiencia
title Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
spellingShingle Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
Pillar, Analice Dutra
Estética
Educação infantil
Escrita
Writing
Aesthetic experience
Art education
Experiencia estética
Arte educación
title_short Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
title_full Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
title_fullStr Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
title_full_unstemmed Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
title_sort Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
author Pillar, Analice Dutra
author_facet Pillar, Analice Dutra
Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
author_role author
author2 Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
Pontes, Gilvânia Maurício Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Educação infantil
Escrita
topic Estética
Educação infantil
Escrita
Writing
Aesthetic experience
Art education
Experiencia estética
Arte educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Writing
Aesthetic experience
Art education
dc.subject.spa.fl_str_mv Experiencia estética
Arte educación
description Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-25T01:58:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110362
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951478
identifier_str_mv 0101-465X
000951478
url http://hdl.handle.net/10183/110362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 37, n.3 (set./dez. 2014), p. 412-422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/1/000951478.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/2/000951478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/3/000951478.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95ada6652a29e118b5fb7e6d8b98f1ca
25fa9c2619f5eed84147f0c6bc5e7144
de2aebbc8588465f792bd5707d5fdaba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447577318916096