Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110362 |
Resumo: | Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si. |
id |
UFRGS-2_cf12e85500f943390f4fcbcf89c1a9ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110362 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pillar, Analice DutraPontes, Gilvânia Maurício Dias de2015-02-25T01:58:01Z20140101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/110362000951478Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si.This article, which addresses interfaces among aesthetics, art and writing, is derived from a research that seeks to show the relationship between aesthetic experiences and the teaching practice with artistic languages, narrated in memorials produced by childhood education teachers in the Specialization Course in Art Education and Physical Education in Childhood, developed by Paideia/UFRN. This is a qualitative research in which the methodology assumed, as principles and strategies of analysis, the discursive semiotics and some assumptions of the (auto)biographical research, related to narrative productions as formation experience. The corpus was composed by five formation memorials. In the analysis of the memorials, we tried to identify how the teachers’ aesthetic experiences were present in the discourses they wove about their practice. During the research, the process of reading the narratives of the teachers led to the enchainment of relations between writing, aesthetics and art as experience of creation of meaning and expressions of self.Este artículo, que trata de interfaces entre la estética, el arte y la escrita, es oriundo de una investigación que busca evidenciar relaciones entre experiencias estéticas y la práctica docente con lenguajes artísticos, narrados en memorias producidas por profesores de la educación de la infancia, en el Curso de Especialización en Educación Artística y Educación Física en la Infancia, desarrollado por el Paideia/UFRN. Se trata de una investigación cualitativa en que la metodología asumió, como principios y estrategias de análisis, la semiótica discursiva y algunos presupuestos de la investigación (auto)biográfica, referentes a la producción de narrativas como experiencia de formación. El corpus se compuso de cinco memorias de formación. En el análisis de las memorias, se procuró identificar cómo las experiencias estéticas de los profesores estaban presentes en los discursos que tejían sobre su práctica. Durante la investigación, el proceso de lectura de las narrativas de los profesores condujo a la composición de relaciones entre la escrita, la estética y el arte como experiencia de producción de sentidos y de expresión de sí.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 37, n.3 (set./dez. 2014), p. 412-422EstéticaEducação infantilEscritaWritingAesthetic experienceArt educationExperiencia estéticaArte educaciónMemoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiênciaMemorials of education : the mean of experience in writing or writing as experienceMemorias de formación : qué decir de la experiencia en la escrita o la escrita como experienciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951478.pdf000951478.pdfTexto completoapplication/pdf410687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/1/000951478.pdf95ada6652a29e118b5fb7e6d8b98f1caMD51TEXT000951478.pdf.txt000951478.pdf.txtExtracted Texttext/plain63933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/2/000951478.pdf.txt25fa9c2619f5eed84147f0c6bc5e7144MD52THUMBNAIL000951478.pdf.jpg000951478.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/3/000951478.pdf.jpgde2aebbc8588465f792bd5707d5fdabaMD5310183/1103622018-10-23 09:29:55.85oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:29:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Memorials of education : the mean of experience in writing or writing as experience |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Memorias de formación : qué decir de la experiencia en la escrita o la escrita como experiencia |
title |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência |
spellingShingle |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência Pillar, Analice Dutra Estética Educação infantil Escrita Writing Aesthetic experience Art education Experiencia estética Arte educación |
title_short |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência |
title_full |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência |
title_fullStr |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência |
title_full_unstemmed |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência |
title_sort |
Memoriais de formação : o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência |
author |
Pillar, Analice Dutra |
author_facet |
Pillar, Analice Dutra Pontes, Gilvânia Maurício Dias de |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Gilvânia Maurício Dias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra Pontes, Gilvânia Maurício Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Educação infantil Escrita |
topic |
Estética Educação infantil Escrita Writing Aesthetic experience Art education Experiencia estética Arte educación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Writing Aesthetic experience Art education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Experiencia estética Arte educación |
description |
Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-25T01:58:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110362 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-465X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951478 |
identifier_str_mv |
0101-465X 000951478 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 37, n.3 (set./dez. 2014), p. 412-422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/1/000951478.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/2/000951478.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110362/3/000951478.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95ada6652a29e118b5fb7e6d8b98f1ca 25fa9c2619f5eed84147f0c6bc5e7144 de2aebbc8588465f792bd5707d5fdaba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447577318916096 |