Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iana Gomes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170621
Resumo: Este texto tem como objetivo defender a incorporação do conceito de justiça social – utilizado a partir das contribuições de Gewirtz e Young – nas análises educacionais. Ao longo do texto, tem-se como objetivo demonstrar a importância de operar com este conceito tendo em vista, principalmente, os processos de mercadificação pelo qual vem passando a educação em um nível global e a educação brasileira em particular. Para tanto, são analisados, à luz de tal conceito, dois exemplos de políticas curriculares para a Educação Fundamental. Um dos exemplos analisados relaciona-se com políticas baseadas em pressupostos de mercado e com a tentativa de padronizar o currículo das anos iniciais no Estado do Rio Grande do Sul através da adoção de sistemas de ensino. O outro exemplo examinado concretizou-se na cidade de Porto Alegre e contrapõe-se aos processos de mercadificação. A partir destas análises, demonstra-se a importância do uso do conceito de justiça social para trazer à cena as injustiças estruturais no âmbito educacional e que se relacionam às políticas de mercado, bem como uma alternativa viável a essas políticas.
id UFRGS-2_cf4f1ac6576f508f21ecd194272a5907
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170621
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Iana Gomes deGandin, Luis Armando2017-11-28T02:29:23Z20171809-4031http://hdl.handle.net/10183/170621001052594Este texto tem como objetivo defender a incorporação do conceito de justiça social – utilizado a partir das contribuições de Gewirtz e Young – nas análises educacionais. Ao longo do texto, tem-se como objetivo demonstrar a importância de operar com este conceito tendo em vista, principalmente, os processos de mercadificação pelo qual vem passando a educação em um nível global e a educação brasileira em particular. Para tanto, são analisados, à luz de tal conceito, dois exemplos de políticas curriculares para a Educação Fundamental. Um dos exemplos analisados relaciona-se com políticas baseadas em pressupostos de mercado e com a tentativa de padronizar o currículo das anos iniciais no Estado do Rio Grande do Sul através da adoção de sistemas de ensino. O outro exemplo examinado concretizou-se na cidade de Porto Alegre e contrapõe-se aos processos de mercadificação. A partir destas análises, demonstra-se a importância do uso do conceito de justiça social para trazer à cena as injustiças estruturais no âmbito educacional e que se relacionam às políticas de mercado, bem como uma alternativa viável a essas políticas.This paper defends the use of social justice - from the contributions of Gewirtz and Young – as a concept in educational analysis. The goal is to demonstrate the importance of operating with this concept, particularly in the context of market-based policies in education currently in place both globally and in Brazil. With this goal, two examples of curricular policies for Elementary Education are analyzed in light of this concept. One of the examined examples are policies based on market assumptions, aiming at standardizing the curriculum of the first grades of elementary education in the State of Rio Grande do Sul through the adoption of scripted educational systems. The other example is the case of the Citizen School in the city of Porto Alegre which provides a contrast to the processes of marketization in education. Using these examples, we demonstrate the importance of using the concept of social justice to highlight the structural injustices in the educational sphere, injustices which are enhanced by the introduction of market-based policies in education, and to provide viable alternatives to these policies.Este texto tiene como objetivo defender la incorporación del concepto de justicia social - utilizado a partir de las contribuciones de Gewirtz y Young - en los análisis educativos. A lo largo del texto, se tiene como objetivo demostrar la importancia de operar con este concepto en vista, principalmente, de los procesos de mercadificação por el cual viene pasando la educación en un nivel global y la educación brasileña en particular. Para ello, son analizados, a la luz de este concepto dos ejemplos de políticas curriculares para la Educación Fundamental. Uno de los ejemplos analizados se relaciona con políticas basadas en supuestos de mercado y, con el intento de estandarizar el currículo de las series iniciales en el Estado de Rio Grande do Sul por intermedio de la adopción de sistemas de enseñanza. El otro ejemplo examinado se concretó en la ciudad de Porto Alegre y se contrapone a los procesos de mercadificação. A partir de estos análisis, se demuestra la importancia del uso del concepto de justicia social para traer a la escena las injusticias estructurales, en el ámbito educativo y que se relacionan con las políticas de mercado, así como una alternativa viable a esas políticas.application/pdfporPráxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2017), p. 929-941Justiça socialEnsino fundamentalDireito à educaçãoSocial justiceMarket-based educationElementary educationJusticia socialMercadificação de la educaciónEducación fundamentalJustiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticosSocial justice in education : underpinnings and practical consequencesJusticia social en la educación : presupuestos y desdoblamientos prácticosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052594.pdf001052594.pdfTexto completoapplication/pdf441903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170621/1/001052594.pdf3f5ce5c6df6f3fdec5b7718ad4eeaa40MD51TEXT001052594.pdf.txt001052594.pdf.txtExtracted Texttext/plain50510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170621/2/001052594.pdf.txtf94f31ef2e18d83fc1ebf6755a98abeeMD5210183/1706212018-04-14 03:42:10.056266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-04-14T06:42:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social justice in education : underpinnings and practical consequences
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Justicia social en la educación : presupuestos y desdoblamientos prácticos
title Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
spellingShingle Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
Lima, Iana Gomes de
Justiça social
Ensino fundamental
Direito à educação
Social justice
Market-based education
Elementary education
Justicia social
Mercadificação de la educación
Educación fundamental
title_short Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
title_full Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
title_fullStr Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
title_full_unstemmed Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
title_sort Justiça social na educação : pressupostos e desdobramentos práticos
author Lima, Iana Gomes de
author_facet Lima, Iana Gomes de
Gandin, Luis Armando
author_role author
author2 Gandin, Luis Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Iana Gomes de
Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Justiça social
Ensino fundamental
Direito à educação
topic Justiça social
Ensino fundamental
Direito à educação
Social justice
Market-based education
Elementary education
Justicia social
Mercadificação de la educación
Educación fundamental
dc.subject.eng.fl_str_mv Social justice
Market-based education
Elementary education
dc.subject.spa.fl_str_mv Justicia social
Mercadificação de la educación
Educación fundamental
description Este texto tem como objetivo defender a incorporação do conceito de justiça social – utilizado a partir das contribuições de Gewirtz e Young – nas análises educacionais. Ao longo do texto, tem-se como objetivo demonstrar a importância de operar com este conceito tendo em vista, principalmente, os processos de mercadificação pelo qual vem passando a educação em um nível global e a educação brasileira em particular. Para tanto, são analisados, à luz de tal conceito, dois exemplos de políticas curriculares para a Educação Fundamental. Um dos exemplos analisados relaciona-se com políticas baseadas em pressupostos de mercado e com a tentativa de padronizar o currículo das anos iniciais no Estado do Rio Grande do Sul através da adoção de sistemas de ensino. O outro exemplo examinado concretizou-se na cidade de Porto Alegre e contrapõe-se aos processos de mercadificação. A partir destas análises, demonstra-se a importância do uso do conceito de justiça social para trazer à cena as injustiças estruturais no âmbito educacional e que se relacionam às políticas de mercado, bem como uma alternativa viável a essas políticas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-28T02:29:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170621
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-4031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001052594
identifier_str_mv 1809-4031
001052594
url http://hdl.handle.net/10183/170621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2017), p. 929-941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170621/1/001052594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170621/2/001052594.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f5ce5c6df6f3fdec5b7718ad4eeaa40
f94f31ef2e18d83fc1ebf6755a98abee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932936384512