Comunidades virtuais de marca como estratégia de marketing digital: a Antisobrinho no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Luiza Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253645
Resumo: A presente monografia consiste no estudo das comunidades virtuais (LÉVY, 1999; RHEINGOLD, 1996; RECUERO, 2009; ARMSTRONG; HAGEL, 1996), em específico as comunidades virtuais de marca (BAGOZZI; DHOLAKIA, 2002; ALMEIDA et al., 2012; LEÃO, 2012; COVA; PACE, 2006) como estratégia de marketing de digital (KOTLER; ARMSTRONG, 2003; TORRES, 2009; GABRIEL, 2010; CRUZ, SILVA, 2014; KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2021) atrelada ao marketing de relacionamento (CRESCITELLI, 2003; ALTAF et al., 2019). Tem como objeto a marca Antisobrinho por meio do seu perfil no Instagram a partir das suas publicações no ano de 2022. Assim, tendo como objetivo geral analisar como a Antisobrinho se construiu a partir da idealização conceitual de comunidade virtual de marca através dos conteúdos no seu perfil no Instagram. Para essa finalidade, fez-se uso da metodologia da pesquisa empírica mediada por computador através da triangulação de técnicas (JOHNSON, 2010) com os métodos de observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados alcançados indicam a utilização de características das comunidades virtuais como estratégia a partir da aproximação da marca com os seguidores com o compartilhamento de objetivos em comum. Logo, sob o intento de auxiliar a criação de um sentimento de pertencimento com os públicos. Junto fez uso do oferecimento de vantagens aos seguidores do perfil com o intento de estimular o compartilhamento de experiências entre os seguidores. Porém, os resultados também evidenciam a ausência das características relativas à permanência temporal, que é a responsável pela memória coletiva do grupo e das oportunidades para o protagonismo dos públicos.
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