Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151534 |
Resumo: | O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina. |
id |
UFRGS-2_cff133b96bf271c297d032f0b303ad4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151534 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hipolito, EglaéMartins, Ivam Martins de2017-02-11T02:25:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/151534001009594O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina.application/pdfporAlunoProfessorDisciplinaIndisciplinaPesquisa-açãoDisciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009594.pdf001009594.pdfTexto completoapplication/pdf630368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/1/001009594.pdf68b2cde06af951e0ce9cd60c51e7a651MD51TEXT001009594.pdf.txt001009594.pdf.txtExtracted Texttext/plain89425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/2/001009594.pdf.txtd45ca4cbc847f819e7d24b4a6497451dMD5210183/1515342017-02-12 02:21:59.572624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... |
title |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... |
spellingShingle |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... Hipolito, Eglaé Aluno Professor Disciplina Indisciplina Pesquisa-ação |
title_short |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... |
title_full |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... |
title_fullStr |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... |
title_full_unstemmed |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... |
title_sort |
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... |
author |
Hipolito, Eglaé |
author_facet |
Hipolito, Eglaé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hipolito, Eglaé |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
contributor_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Professor Disciplina Indisciplina Pesquisa-ação |
topic |
Aluno Professor Disciplina Indisciplina Pesquisa-ação |
description |
O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151534 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009594 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151534 |
identifier_str_mv |
001009594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/1/001009594.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/2/001009594.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68b2cde06af951e0ce9cd60c51e7a651 d45ca4cbc847f819e7d24b4a6497451d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187474087936 |