Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114671 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de Porto Alegre. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) e Petitat (2011). De um total de 240 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Sobre o ensino e a atuação, analisaram-se concepções do ser músico na igreja, as diferenças entre o profissional remunerado e o voluntário; o ser professor e/ou formador. Foram pontuadas questões referentes à divulgação e à captação de alunos, ao local das aulas, às escolhas didáticas. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música. |
id |
URGS_c7f4016148765b707c755043830b8bc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114671 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lorenzetti, Michelle Arype GirardiSouza, Jusamara Vieira de2015-03-31T01:59:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/114671000955152Este estudo tem como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de Porto Alegre. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) e Petitat (2011). De um total de 240 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Sobre o ensino e a atuação, analisaram-se concepções do ser músico na igreja, as diferenças entre o profissional remunerado e o voluntário; o ser professor e/ou formador. Foram pontuadas questões referentes à divulgação e à captação de alunos, ao local das aulas, às escolhas didáticas. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música.The purpose of this study was objective to investigate the educational-musical relations present in the Catholic church of Porto Alegre. The leading question was how the musical formation of people who work in this context occurred and how the musical teaching was executed. To accomplish this research, I opted for a qualitative approach, conducting a case study. The authors Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) and Petitat (2011) were included in the framework. From a total of 240 people who worked with music in the Church, twelve were selected because they worked as teachers and/or music trainers. Several processes about musical learning were identified, which do not occur isolated and fixed, but in a dynamic and interconnected way, also in relation with other formative instances. It was possible to describe: the process of learning, which occurred in practice (to learn while doing); learning in group; self learning; learning in courses, rechearsals and church festivals. About the teaching and performance, it was possible to analyze conceptions of being a Church musician, the differences between the paid professional and the volunteer; and about being a teacher and/or trainer, highlighting questions related to disclosure and recruitment of pupils, class locations, and selection of didactic activities. This research contributes to the reflection about how these processes of musical education occur in the Catholic Church, thus increasing how to see learning and teaching music.application/pdfporEducação musical : SociologiaAprendizagem musicalMusica liturgicaIgreja católicaMusic in the churchMusical learningMusic teachingCatholic churchSociology of musical educationAprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955152.pdf000955152.pdfTexto completoapplication/pdf12265286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/1/000955152.pdfb74211bd9013baf9031ecb00639b37dcMD51TEXT000955152.pdf.txt000955152.pdf.txtExtracted Texttext/plain325718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/2/000955152.pdf.txt832aab6e5bb073887a62a52e73a145c6MD52THUMBNAIL000955152.pdf.jpg000955152.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/3/000955152.pdf.jpg001527fd377cd47709a3705a543fb2d4MD5310183/1146712018-10-19 10:03:59.294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS |
title |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS Lorenzetti, Michelle Arype Girardi Educação musical : Sociologia Aprendizagem musical Musica liturgica Igreja católica Music in the church Musical learning Music teaching Catholic church Sociology of musical education |
title_short |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS |
title_full |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS |
title_sort |
Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS |
author |
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi |
author_facet |
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
contributor_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical : Sociologia Aprendizagem musical Musica liturgica Igreja católica |
topic |
Educação musical : Sociologia Aprendizagem musical Musica liturgica Igreja católica Music in the church Musical learning Music teaching Catholic church Sociology of musical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music in the church Musical learning Music teaching Catholic church Sociology of musical education |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de Porto Alegre. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) e Petitat (2011). De um total de 240 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Sobre o ensino e a atuação, analisaram-se concepções do ser músico na igreja, as diferenças entre o profissional remunerado e o voluntário; o ser professor e/ou formador. Foram pontuadas questões referentes à divulgação e à captação de alunos, ao local das aulas, às escolhas didáticas. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-31T01:59:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114671 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955152 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114671 |
identifier_str_mv |
000955152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/1/000955152.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/2/000955152.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/3/000955152.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b74211bd9013baf9031ecb00639b37dc 832aab6e5bb073887a62a52e73a145c6 001527fd377cd47709a3705a543fb2d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085314550562816 |