Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114671
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de Porto Alegre. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) e Petitat (2011). De um total de 240 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Sobre o ensino e a atuação, analisaram-se concepções do ser músico na igreja, as diferenças entre o profissional remunerado e o voluntário; o ser professor e/ou formador. Foram pontuadas questões referentes à divulgação e à captação de alunos, ao local das aulas, às escolhas didáticas. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música.
id URGS_c7f4016148765b707c755043830b8bc3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114671
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lorenzetti, Michelle Arype GirardiSouza, Jusamara Vieira de2015-03-31T01:59:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/114671000955152Este estudo tem como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de Porto Alegre. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) e Petitat (2011). De um total de 240 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Sobre o ensino e a atuação, analisaram-se concepções do ser músico na igreja, as diferenças entre o profissional remunerado e o voluntário; o ser professor e/ou formador. Foram pontuadas questões referentes à divulgação e à captação de alunos, ao local das aulas, às escolhas didáticas. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música.The purpose of this study was objective to investigate the educational-musical relations present in the Catholic church of Porto Alegre. The leading question was how the musical formation of people who work in this context occurred and how the musical teaching was executed. To accomplish this research, I opted for a qualitative approach, conducting a case study. The authors Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) and Petitat (2011) were included in the framework. From a total of 240 people who worked with music in the Church, twelve were selected because they worked as teachers and/or music trainers. Several processes about musical learning were identified, which do not occur isolated and fixed, but in a dynamic and interconnected way, also in relation with other formative instances. It was possible to describe: the process of learning, which occurred in practice (to learn while doing); learning in group; self learning; learning in courses, rechearsals and church festivals. About the teaching and performance, it was possible to analyze conceptions of being a Church musician, the differences between the paid professional and the volunteer; and about being a teacher and/or trainer, highlighting questions related to disclosure and recruitment of pupils, class locations, and selection of didactic activities. This research contributes to the reflection about how these processes of musical education occur in the Catholic Church, thus increasing how to see learning and teaching music.application/pdfporEducação musical : SociologiaAprendizagem musicalMusica liturgicaIgreja católicaMusic in the churchMusical learningMusic teachingCatholic churchSociology of musical educationAprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955152.pdf000955152.pdfTexto completoapplication/pdf12265286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/1/000955152.pdfb74211bd9013baf9031ecb00639b37dcMD51TEXT000955152.pdf.txt000955152.pdf.txtExtracted Texttext/plain325718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/2/000955152.pdf.txt832aab6e5bb073887a62a52e73a145c6MD52THUMBNAIL000955152.pdf.jpg000955152.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/3/000955152.pdf.jpg001527fd377cd47709a3705a543fb2d4MD5310183/1146712018-10-19 10:03:59.294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
title Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
spellingShingle Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
Educação musical : Sociologia
Aprendizagem musical
Musica liturgica
Igreja católica
Music in the church
Musical learning
Music teaching
Catholic church
Sociology of musical education
title_short Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
title_full Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
title_fullStr Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
title_sort Aprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RS
author Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
author_facet Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical : Sociologia
Aprendizagem musical
Musica liturgica
Igreja católica
topic Educação musical : Sociologia
Aprendizagem musical
Musica liturgica
Igreja católica
Music in the church
Musical learning
Music teaching
Catholic church
Sociology of musical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Music in the church
Musical learning
Music teaching
Catholic church
Sociology of musical education
description Este estudo tem como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de Porto Alegre. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) e Petitat (2011). De um total de 240 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Sobre o ensino e a atuação, analisaram-se concepções do ser músico na igreja, as diferenças entre o profissional remunerado e o voluntário; o ser professor e/ou formador. Foram pontuadas questões referentes à divulgação e à captação de alunos, ao local das aulas, às escolhas didáticas. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-31T01:59:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114671
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955152
url http://hdl.handle.net/10183/114671
identifier_str_mv 000955152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/1/000955152.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/2/000955152.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114671/3/000955152.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b74211bd9013baf9031ecb00639b37dc
832aab6e5bb073887a62a52e73a145c6
001527fd377cd47709a3705a543fb2d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085314550562816