Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Perla da Silva dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194010
Resumo: Tendo como ponto de partida as leis 10.639 e 11.645, esta pesquisa aborda a utilização da dança afro como uma possibilidade de educação Afrocentrada, através de performances que dialogam com o tema. Este estudo tem viés artístico e também político, pois problematiza, através das ações do Projeto Meninas Crespas, a importância do ensino da Cultura negra, como também a marginalização da mesma. Tem então por objetivo descrever e analisar a metodologia desenvolvida no Projeto Meninas Crespas, no bairro Restinga. O projeto estrutura-se a partir de uma tríade norteadora: sagrado, ancestralidade e atualidade negra. Tem com fundamento dos processos pedagógicos da Educação Afrocentrica três importantes referências: Malefi Asante, Renato Nogueira e Stuart Hall. Como base para pensar a dança, seguiremos as contribuições de Mercedes Baptista e Clyde Morgane.
id UFRGS-2_d06751e3343a18b9a3220b9e9d83dd27
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194010
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Perla da Silva dosDantas, Monica Fagundes2019-05-08T02:35:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/194010001091326Tendo como ponto de partida as leis 10.639 e 11.645, esta pesquisa aborda a utilização da dança afro como uma possibilidade de educação Afrocentrada, através de performances que dialogam com o tema. Este estudo tem viés artístico e também político, pois problematiza, através das ações do Projeto Meninas Crespas, a importância do ensino da Cultura negra, como também a marginalização da mesma. Tem então por objetivo descrever e analisar a metodologia desenvolvida no Projeto Meninas Crespas, no bairro Restinga. O projeto estrutura-se a partir de uma tríade norteadora: sagrado, ancestralidade e atualidade negra. Tem com fundamento dos processos pedagógicos da Educação Afrocentrica três importantes referências: Malefi Asante, Renato Nogueira e Stuart Hall. Como base para pensar a dança, seguiremos as contribuições de Mercedes Baptista e Clyde Morgane.application/pdfporDança afro-brasileiraEducaçãoProjeto pedagógicoProjeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091326.pdf.txt001091326.pdf.txtExtracted Texttext/plain149602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194010/2/001091326.pdf.txt0c10061a14ee90e2f13da05cf49a3c30MD52ORIGINAL001091326.pdfTexto completoapplication/pdf4723224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194010/1/001091326.pdfd895f5ea25f47dc44f1a15dc4b9bd486MD5110183/1940102019-11-06 04:49:12.679005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194010Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-06T06:49:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
title Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
spellingShingle Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
Santos, Perla da Silva dos
Dança afro-brasileira
Educação
Projeto pedagógico
title_short Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
title_full Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
title_fullStr Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
title_full_unstemmed Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
title_sort Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
author Santos, Perla da Silva dos
author_facet Santos, Perla da Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Perla da Silva dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Monica Fagundes
contributor_str_mv Dantas, Monica Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança afro-brasileira
Educação
Projeto pedagógico
topic Dança afro-brasileira
Educação
Projeto pedagógico
description Tendo como ponto de partida as leis 10.639 e 11.645, esta pesquisa aborda a utilização da dança afro como uma possibilidade de educação Afrocentrada, através de performances que dialogam com o tema. Este estudo tem viés artístico e também político, pois problematiza, através das ações do Projeto Meninas Crespas, a importância do ensino da Cultura negra, como também a marginalização da mesma. Tem então por objetivo descrever e analisar a metodologia desenvolvida no Projeto Meninas Crespas, no bairro Restinga. O projeto estrutura-se a partir de uma tríade norteadora: sagrado, ancestralidade e atualidade negra. Tem com fundamento dos processos pedagógicos da Educação Afrocentrica três importantes referências: Malefi Asante, Renato Nogueira e Stuart Hall. Como base para pensar a dança, seguiremos as contribuições de Mercedes Baptista e Clyde Morgane.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194010
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091326
url http://hdl.handle.net/10183/194010
identifier_str_mv 001091326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194010/2/001091326.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194010/1/001091326.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c10061a14ee90e2f13da05cf49a3c30
d895f5ea25f47dc44f1a15dc4b9bd486
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573640769536