Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194010 |
Resumo: | Tendo como ponto de partida as leis 10.639 e 11.645, esta pesquisa aborda a utilização da dança afro como uma possibilidade de educação Afrocentrada, através de performances que dialogam com o tema. Este estudo tem viés artístico e também político, pois problematiza, através das ações do Projeto Meninas Crespas, a importância do ensino da Cultura negra, como também a marginalização da mesma. Tem então por objetivo descrever e analisar a metodologia desenvolvida no Projeto Meninas Crespas, no bairro Restinga. O projeto estrutura-se a partir de uma tríade norteadora: sagrado, ancestralidade e atualidade negra. Tem com fundamento dos processos pedagógicos da Educação Afrocentrica três importantes referências: Malefi Asante, Renato Nogueira e Stuart Hall. Como base para pensar a dança, seguiremos as contribuições de Mercedes Baptista e Clyde Morgane. |
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