Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Carolina Vernier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183224
Resumo: Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento do projeto de uma publicação multissensorial infantil voltada ao público dos 8 aos 11 anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência visual no ambiente da escola regular. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com o planejamento do projeto, suas definições, seus objetivos e a construção da fundamentação teórica. Por meio da revisão bibliográfica, entrevistas e análise de similares, procurou-se compreender melhor a deficiência visual e o que está relacionado à leitura da criança cega e com baixa visão, assim como os processos de mediação e formação de conceitos. Na segunda parte do trabalho, foram utilizadas ferramentas para identificação de padrões de comportamento e singularidades referentes a cada uma das condições que a deficiência visual engloba. A partir disso, foram definidos o escopo de projeto, as necessidades e os requisitos de usuários e os requisitos e as especificações de projeto. Também foram gerados o conteúdo da publicação e as alternativas para a estrutura formal e para o projeto gráfico, além do desenvolvimento dos elementos táteis e sonoros a serem integrados ao produto final. Para tanto, contou-se com a colaboração de pessoas com deficiência visual, consultores e especialistas durante as etapas de pesquisa, desenvolvimento e verificação do modelo final do produto.
id UFRGS-2_d09ba9be0db3165dfc4f77b222d55d14
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183224
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Carolina VernierCardoso, Eduardo2018-10-09T02:34:03Z2018http://hdl.handle.net/10183/183224001076433Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento do projeto de uma publicação multissensorial infantil voltada ao público dos 8 aos 11 anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência visual no ambiente da escola regular. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com o planejamento do projeto, suas definições, seus objetivos e a construção da fundamentação teórica. Por meio da revisão bibliográfica, entrevistas e análise de similares, procurou-se compreender melhor a deficiência visual e o que está relacionado à leitura da criança cega e com baixa visão, assim como os processos de mediação e formação de conceitos. Na segunda parte do trabalho, foram utilizadas ferramentas para identificação de padrões de comportamento e singularidades referentes a cada uma das condições que a deficiência visual engloba. A partir disso, foram definidos o escopo de projeto, as necessidades e os requisitos de usuários e os requisitos e as especificações de projeto. Também foram gerados o conteúdo da publicação e as alternativas para a estrutura formal e para o projeto gráfico, além do desenvolvimento dos elementos táteis e sonoros a serem integrados ao produto final. Para tanto, contou-se com a colaboração de pessoas com deficiência visual, consultores e especialistas durante as etapas de pesquisa, desenvolvimento e verificação do modelo final do produto.This paper consists on the research and development of a project of a children‟s multisensory publication for audiences between 8 and 11 years-old, aiming at the inclusion of children with visual impairments on regular school system environments. To this end, we start the first part of this work with the project‟s planning, its definitions, goals and the construction of a theoretical basis to accomplish its next stages. Through literature review, interviews and benchmarking analysis, we seek to better understand the particularities of visual impairment and matters related to blind and low vision children‟s reading, as well as mediation and concept formation processes. In the second part we utilized tools to identify behavioral patterns and singularities referring to each one of the conditions that visual impairment includes. From that, we were able to define the project scope, the needs and requirements of the end user and the project requirements and specifications. We also created the publications content and alternatives for the formal structure and for the graphic project, aside from developing tactile and sound elements to be integrated to the final product. For this purpose, it was possible to reckon upon collaborations of people with visual impairments, consultants and experts during the research stages, development and final product model verification.application/pdfporDesign gráficoDeficiência visualLivro infantilDesignPublicationMultisensoryInclusionChildrenVisual impairmentPublicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076433.pdfTexto completoapplication/pdf5065065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183224/1/001076433.pdf06746e58cb1f70168e6158c11ac47a87MD51TEXT001076433.pdf.txt001076433.pdf.txtExtracted Texttext/plain349952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183224/2/001076433.pdf.txtfdf664bff2cc3bd7b08e5aa87f4ce485MD52THUMBNAIL001076433.pdf.jpg001076433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183224/3/001076433.pdf.jpg5fe4b8481e629794db86558bc2b06598MD5310183/1832242018-10-10 02:35:58.409434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T05:35:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
title Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
spellingShingle Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
Nascimento, Carolina Vernier
Design gráfico
Deficiência visual
Livro infantil
Design
Publication
Multisensory
Inclusion
Children
Visual impairment
title_short Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
title_full Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
title_fullStr Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
title_full_unstemmed Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
title_sort Publicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visual
author Nascimento, Carolina Vernier
author_facet Nascimento, Carolina Vernier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Carolina Vernier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Eduardo
contributor_str_mv Cardoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Deficiência visual
Livro infantil
topic Design gráfico
Deficiência visual
Livro infantil
Design
Publication
Multisensory
Inclusion
Children
Visual impairment
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
Publication
Multisensory
Inclusion
Children
Visual impairment
description Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento do projeto de uma publicação multissensorial infantil voltada ao público dos 8 aos 11 anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência visual no ambiente da escola regular. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com o planejamento do projeto, suas definições, seus objetivos e a construção da fundamentação teórica. Por meio da revisão bibliográfica, entrevistas e análise de similares, procurou-se compreender melhor a deficiência visual e o que está relacionado à leitura da criança cega e com baixa visão, assim como os processos de mediação e formação de conceitos. Na segunda parte do trabalho, foram utilizadas ferramentas para identificação de padrões de comportamento e singularidades referentes a cada uma das condições que a deficiência visual engloba. A partir disso, foram definidos o escopo de projeto, as necessidades e os requisitos de usuários e os requisitos e as especificações de projeto. Também foram gerados o conteúdo da publicação e as alternativas para a estrutura formal e para o projeto gráfico, além do desenvolvimento dos elementos táteis e sonoros a serem integrados ao produto final. Para tanto, contou-se com a colaboração de pessoas com deficiência visual, consultores e especialistas durante as etapas de pesquisa, desenvolvimento e verificação do modelo final do produto.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-09T02:34:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183224
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076433
url http://hdl.handle.net/10183/183224
identifier_str_mv 001076433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183224/1/001076433.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183224/2/001076433.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183224/3/001076433.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06746e58cb1f70168e6158c11ac47a87
fdf664bff2cc3bd7b08e5aa87f4ce485
5fe4b8481e629794db86558bc2b06598
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224558973288448