ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maraschin, Cleci
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rocha, Marisa Lopes da, Kastrup, Virginia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165002
Resumo: O presente artigo discute o uso da pesquisa-intervenção como um método qualitativo que tem por objetido explorar como a produção de conhecimento pode ser afetada e transformada pela intervenção. Em particular, descreve e analisa quatro níveis de retroalimentação reflexiva em uma experiência de intervenção utilizando oficinas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em um serviço de saúde mental para crianças e jovens de Porto Alegre/Brasil. Argumenta que a pesquisa-intervenção pode oferecer uma importante experiência reflexiva que questiona as concepções da equipe de pesquisa, as noções dos participantes e o senso-comum institucional e todos esses fatores podem deslocar as direções da pesquisa. A metodologia também permite a exploração de novas capacidades e emoções, não somente para crianças e jovens, mas para todos os envolvidos no processo.
id UFRGS-2_d0d3148ae537b3517ea0cd93eb0abfd0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maraschin, CleciRocha, Marisa Lopes daKastrup, Virginia2017-08-09T02:37:12Z20152238-152Xhttp://hdl.handle.net/10183/165002001026912O presente artigo discute o uso da pesquisa-intervenção como um método qualitativo que tem por objetido explorar como a produção de conhecimento pode ser afetada e transformada pela intervenção. Em particular, descreve e analisa quatro níveis de retroalimentação reflexiva em uma experiência de intervenção utilizando oficinas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em um serviço de saúde mental para crianças e jovens de Porto Alegre/Brasil. Argumenta que a pesquisa-intervenção pode oferecer uma importante experiência reflexiva que questiona as concepções da equipe de pesquisa, as noções dos participantes e o senso-comum institucional e todos esses fatores podem deslocar as direções da pesquisa. A metodologia também permite a exploração de novas capacidades e emoções, não somente para crianças e jovens, mas para todos os envolvidos no processo.This article discusses the use of intervention-research as a qualitative method that aims to explore how knowledge production can be affected and transformed by an intervention. We describe and examine four levels of reflexive feedback within an intervention experience us-ing information and communication technology (ICT) workshops in a mental health clinic for children and adolescents in Porto Alegre/Brazil. It is argued that an intervention can generate a rich reflexive experience which can challenge the research group’s misconceptions, the participants’ reflexive notions, institutional common sense and the research directions. It can be said that the methodology also enables the exploration of new capacities and emotions not only by children and teenagers, but by everyone involved.Este artículo trata acerca del uso de la investigación-intervención como un método cualitativo que tiene como objetivo explorar cómo la producción de conocimiento puede ser afectada y transformada por la intervención. En particular, se describen y examinan cuatro niveles de retroalimentación reflexiva en una experiencia de intervención utilizando talleres de tecno-logías de información y comunicación (TIC) en un servicio de salud mental para niños y jóvenes de Porto Alegre/Brasil. Se argumenta que la investigación-intervención puede ofrecer una importante experiencia reflexiva que cuestiona las propias concepciones del equipo de investigación, las nociones de los participantes, el sentido común institucional y (todo esto) puede hacer cambiar las direcciones de la investigación. Se puede decir que la metodología también permite la exploración de nuevas capacidades y emociones, no sólo para los niños o los jóvenes, sino para todos los involucrados en el proceso.application/pdfporRevista Polis e Psique. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (2015), p. 94-118.Saúde mentalPesquisa-intervençãoOficina criativaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Intervention-ResearchQualitative Research MethodsICT WorkshopsMental CarePesquisa-IntervenciónMetodología Cualitativa de InvestigaciónTalleres con TICSalud MentalICT intervention-research in a mental health clinic in BrazilPesquisa-intervenção com TIC em um serviço de saúde mental no Brasil Pesquisa-intervención com TIC en un servicio de salud mental en Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001026912.pdf001026912.pdfTexto completoapplication/pdf666403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165002/1/001026912.pdf41839bb1593cfa364809c7b9796b6867MD51TEXT001026912.pdf.txt001026912.pdf.txtExtracted Texttext/plain63408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165002/2/001026912.pdf.txt5cfa946900eb53b873399edf52f59d30MD52THUMBNAIL001026912.pdf.jpg001026912.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165002/3/001026912.pdf.jpg76f5d17b05d4f6a8e0dac1bdb02c1d6bMD5310183/1650022018-10-22 08:02:02.718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:02:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa-intervenção com TIC em um serviço de saúde mental no Brasil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Pesquisa-intervención com TIC en un servicio de salud mental en Brasil
title ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
spellingShingle ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
Maraschin, Cleci
Saúde mental
Pesquisa-intervenção
Oficina criativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Intervention-Research
Qualitative Research Methods
ICT Workshops
Mental Care
Pesquisa-Intervención
Metodología Cualitativa de Investigación
Talleres con TIC
Salud Mental
title_short ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
title_full ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
title_fullStr ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
title_full_unstemmed ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
title_sort ICT intervention-research in a mental health clinic in Brazil
author Maraschin, Cleci
author_facet Maraschin, Cleci
Rocha, Marisa Lopes da
Kastrup, Virginia
author_role author
author2 Rocha, Marisa Lopes da
Kastrup, Virginia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maraschin, Cleci
Rocha, Marisa Lopes da
Kastrup, Virginia
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Pesquisa-intervenção
Oficina criativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Saúde mental
Pesquisa-intervenção
Oficina criativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Intervention-Research
Qualitative Research Methods
ICT Workshops
Mental Care
Pesquisa-Intervención
Metodología Cualitativa de Investigación
Talleres con TIC
Salud Mental
dc.subject.eng.fl_str_mv Intervention-Research
Qualitative Research Methods
ICT Workshops
Mental Care
dc.subject.spa.fl_str_mv Pesquisa-Intervención
Metodología Cualitativa de Investigación
Talleres con TIC
Salud Mental
description O presente artigo discute o uso da pesquisa-intervenção como um método qualitativo que tem por objetido explorar como a produção de conhecimento pode ser afetada e transformada pela intervenção. Em particular, descreve e analisa quatro níveis de retroalimentação reflexiva em uma experiência de intervenção utilizando oficinas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em um serviço de saúde mental para crianças e jovens de Porto Alegre/Brasil. Argumenta que a pesquisa-intervenção pode oferecer uma importante experiência reflexiva que questiona as concepções da equipe de pesquisa, as noções dos participantes e o senso-comum institucional e todos esses fatores podem deslocar as direções da pesquisa. A metodologia também permite a exploração de novas capacidades e emoções, não somente para crianças e jovens, mas para todos os envolvidos no processo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-09T02:37:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165002
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-152X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001026912
identifier_str_mv 2238-152X
001026912
url http://hdl.handle.net/10183/165002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Polis e Psique. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (2015), p. 94-118.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165002/1/001026912.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165002/2/001026912.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165002/3/001026912.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41839bb1593cfa364809c7b9796b6867
5cfa946900eb53b873399edf52f59d30
76f5d17b05d4f6a8e0dac1bdb02c1d6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447640536514560