Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Thiago Pirajira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Icle, Gilberto, Alcântara, Celina Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205328
Resumo: Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico.
id UFRGS-2_d0f6867aef8c6aa2ee5bcdcb88690c5c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205328
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Conceição, Thiago PirajiraIcle, GilbertoAlcântara, Celina Nunes de2020-02-01T04:14:55Z20191519-6569http://hdl.handle.net/10183/205328001108809Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico.This text presents a research made with members of a carnival block in the city of Porto Alegre, Brazil. It was carried out to verify identity elements of black participants as performers in the carnival group. The text describes the performance and theatrical elements of the block from the viewpoint of Performance Studies. The resilience capacity of carnival play in relation to hegemonic knowledge is problematised. Finally, the text seeks to show how the members perform themselves in the operation of creating or forging modes of existence that oppose systemic racism.application/pdfporRevista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 19, n. 9 (jul./dez. 2019), p. 188-207Relações étnicas e raciaisCarnavalEducationEthnic-Racial RelationsCarnivalPerformancePedagogical ForgesForjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeirainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108809.pdf.txt001108809.pdf.txtExtracted Texttext/plain49793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205328/2/001108809.pdf.txt0b248bb98b8efe2b1afd131a4e13baa2MD52ORIGINAL001108809.pdfTexto completoapplication/pdf1041150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205328/1/001108809.pdf436a19a57853c2e7a27eeda0a90a5f04MD5110183/2053282020-02-02 05:15:12.915028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205328Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-02T07:15:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
title Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
spellingShingle Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
Conceição, Thiago Pirajira
Relações étnicas e raciais
Carnaval
Education
Ethnic-Racial Relations
Carnival
Performance
Pedagogical Forges
title_short Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
title_full Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
title_fullStr Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
title_full_unstemmed Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
title_sort Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
author Conceição, Thiago Pirajira
author_facet Conceição, Thiago Pirajira
Icle, Gilberto
Alcântara, Celina Nunes de
author_role author
author2 Icle, Gilberto
Alcântara, Celina Nunes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Thiago Pirajira
Icle, Gilberto
Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnicas e raciais
Carnaval
topic Relações étnicas e raciais
Carnaval
Education
Ethnic-Racial Relations
Carnival
Performance
Pedagogical Forges
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Ethnic-Racial Relations
Carnival
Performance
Pedagogical Forges
description Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-01T04:14:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205328
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-6569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108809
identifier_str_mv 1519-6569
001108809
url http://hdl.handle.net/10183/205328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 19, n. 9 (jul./dez. 2019), p. 188-207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205328/2/001108809.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205328/1/001108809.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b248bb98b8efe2b1afd131a4e13baa2
436a19a57853c2e7a27eeda0a90a5f04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224984993988608