Forjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeira
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205328 |
Resumo: | Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico. |
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Conceição, Thiago PirajiraIcle, GilbertoAlcântara, Celina Nunes de2020-02-01T04:14:55Z20191519-6569http://hdl.handle.net/10183/205328001108809Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico.This text presents a research made with members of a carnival block in the city of Porto Alegre, Brazil. It was carried out to verify identity elements of black participants as performers in the carnival group. The text describes the performance and theatrical elements of the block from the viewpoint of Performance Studies. The resilience capacity of carnival play in relation to hegemonic knowledge is problematised. Finally, the text seeks to show how the members perform themselves in the operation of creating or forging modes of existence that oppose systemic racism.application/pdfporRevista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 19, n. 9 (jul./dez. 2019), p. 188-207Relações étnicas e raciaisCarnavalEducationEthnic-Racial RelationsCarnivalPerformancePedagogical ForgesForjas pedagógicas no bloco da laje : resistência, performance e brincadeirainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108809.pdf.txt001108809.pdf.txtExtracted Texttext/plain49793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205328/2/001108809.pdf.txt0b248bb98b8efe2b1afd131a4e13baa2MD52ORIGINAL001108809.pdfTexto completoapplication/pdf1041150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205328/1/001108809.pdf436a19a57853c2e7a27eeda0a90a5f04MD5110183/2053282020-02-02 05:15:12.915028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205328Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-02T07:15:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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