Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mette, Rodrigo Miliszewski
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231281
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de analisar a aprendizagem de equações e inequações do 1º grau a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvidas com o software GrafEq. A pesquisa foi desenvolvida durante o Ensino Remoto Emergencial, em uma escola da rede privada da cidade de Barra do Ribeiro. Foi elaborada uma sequência de atividades com o intuito de proporcionar aos alunos a aprendizagem das transformações, a saber, tratamento e conversão, relacionadas com o registro algébrico, discursivo e geométrico. A sequência de atividades foi desenvolvida em quatro encontros e apresenta objetivos específicos de aprendizagem. Nestes encontros foi solicitado que os alunos explorassem as construções de figuras geométricas e representações algébricas e gráficas no GrafEq, sendo aumentadas de forma progressiva as dificuldades nas atividades. Os dados coletados foram analisados sob a luz dos estudos de Duval a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Foi possível observar, analisando as produções e os diálogos com os alunos, a importância de aprender o conteúdo dos objetos matemáticos a partir da mobilização de registros algébrico, geométrico e discursivo para resolver as atividades propostas. Cada um destes registros tem uma característica específica e fundamental na resolução de equações, na identificação dos elementos de uma figura e na linguagem e símbolos utilizados na comunicação. Conclui-se que houve evolução dos alunos na aprendizagem de equações e inequações, em destaque à conversão do registro gráfico para o algébrico, sendo o software GrafEq fundamental, pois possibilitou a visualização de representações gráficas e algébricas simultaneamente em uma mesma tela.
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