Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134084 |
Resumo: | A utilização dos recursos tecnológicos pode ser um fator relevante no processo de ensino e aprendizagem, desde que utilizado de forma consciente por professores e estudantes. Dessa forma, nossa pesquisa foi composta por uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de mostrar como é possível a relação entre a arte e a matemática, visto que os mesmos sentem dificuldade em relacionar a matemática com outras áreas do conhecimento. A atividade que propomos consiste na construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com a possibilidade de utilização do software GrafEq, envolvendo os conteúdos matemáticos tais como equação da reta, inequações e intervalos numéricos. Os resultados foram analisados de acordo com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, sendo que esses foram significantes, pois a atividade proporcionou aos estudantes conhecimento sobre a arte brasileira, aprendizagem sobre conceitos matemáticos e suas representações geométricas de forma relacionada com obras de arte. |
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