Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231281 |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de analisar a aprendizagem de equações e inequações do 1º grau a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvidas com o software GrafEq. A pesquisa foi desenvolvida durante o Ensino Remoto Emergencial, em uma escola da rede privada da cidade de Barra do Ribeiro. Foi elaborada uma sequência de atividades com o intuito de proporcionar aos alunos a aprendizagem das transformações, a saber, tratamento e conversão, relacionadas com o registro algébrico, discursivo e geométrico. A sequência de atividades foi desenvolvida em quatro encontros e apresenta objetivos específicos de aprendizagem. Nestes encontros foi solicitado que os alunos explorassem as construções de figuras geométricas e representações algébricas e gráficas no GrafEq, sendo aumentadas de forma progressiva as dificuldades nas atividades. Os dados coletados foram analisados sob a luz dos estudos de Duval a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Foi possível observar, analisando as produções e os diálogos com os alunos, a importância de aprender o conteúdo dos objetos matemáticos a partir da mobilização de registros algébrico, geométrico e discursivo para resolver as atividades propostas. Cada um destes registros tem uma característica específica e fundamental na resolução de equações, na identificação dos elementos de uma figura e na linguagem e símbolos utilizados na comunicação. Conclui-se que houve evolução dos alunos na aprendizagem de equações e inequações, em destaque à conversão do registro gráfico para o algébrico, sendo o software GrafEq fundamental, pois possibilitou a visualização de representações gráficas e algébricas simultaneamente em uma mesma tela. |
id |
UFRGS-2_d0fdfae78b1533096b9ed61c261724af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231281 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mette, Rodrigo MiliszewskiFioreze, Leandra Anversa2021-10-27T04:25:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/231281001132276O presente trabalho teve o objetivo de analisar a aprendizagem de equações e inequações do 1º grau a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvidas com o software GrafEq. A pesquisa foi desenvolvida durante o Ensino Remoto Emergencial, em uma escola da rede privada da cidade de Barra do Ribeiro. Foi elaborada uma sequência de atividades com o intuito de proporcionar aos alunos a aprendizagem das transformações, a saber, tratamento e conversão, relacionadas com o registro algébrico, discursivo e geométrico. A sequência de atividades foi desenvolvida em quatro encontros e apresenta objetivos específicos de aprendizagem. Nestes encontros foi solicitado que os alunos explorassem as construções de figuras geométricas e representações algébricas e gráficas no GrafEq, sendo aumentadas de forma progressiva as dificuldades nas atividades. Os dados coletados foram analisados sob a luz dos estudos de Duval a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Foi possível observar, analisando as produções e os diálogos com os alunos, a importância de aprender o conteúdo dos objetos matemáticos a partir da mobilização de registros algébrico, geométrico e discursivo para resolver as atividades propostas. Cada um destes registros tem uma característica específica e fundamental na resolução de equações, na identificação dos elementos de uma figura e na linguagem e símbolos utilizados na comunicação. Conclui-se que houve evolução dos alunos na aprendizagem de equações e inequações, em destaque à conversão do registro gráfico para o algébrico, sendo o software GrafEq fundamental, pois possibilitou a visualização de representações gráficas e algébricas simultaneamente em uma mesma tela.The present work had the objective of analyzing the learning of equations and inequalities of the 1st degree from activities developed with students of a 9th year class of Elementary School developed with the GrafEq software. The research was developed during Emergency Remote Teaching, in a private school in the city of Barra do Ribeiro. A sequence of activities was elaborated in order to provide students with the learning of transformations, namely, treatment and conversion, related to the algebraic, discursive and geometric register. The sequence of activities was developed in four meetings and has specific learning objectives. In these meetings, students were asked to explore the constructions of geometric figures and algebraic and graphical representations in GrafEq, with the difficulties in the activities being progressively increased. The collected data were analyzed under the light of Duval's studies from the Theory of Records of Semiotic Representation. It was possible to observe, analyzing the productions and the dialogues with the students, the importance of learning the content of mathematical objects from the mobilization of algebraic, geometric and discursive records to solve the proposed activities. Each of these registers has a specific and fundamental characteristic in solving equations, identifying the elements of a figure and in the language and symbols used in communication.It is concluded that there was an evolution of the students in the learning of equations and inequalities, especially the conversion of the graphic register to the algebraic one, with the GrafEq software being fundamental, as it enabled the visualization of graphical and algebraic representations simultaneously on the same screen.application/pdfporRepresentação semióticaTecnologia digitalGrafEq (software)Equations and inequationsTheory of semiotic representation registersDigital technologyRepresentando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132276.pdf.txt001132276.pdf.txtExtracted Texttext/plain140973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231281/2/001132276.pdf.txt10d8f4bb369d4d5314fd4bcfb782d2d7MD52ORIGINAL001132276.pdfTexto completoapplication/pdf13136052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231281/1/001132276.pdfb08cd782043b4cbae1479426a274c783MD5110183/2312812021-11-20 05:49:34.350985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:49:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações |
title |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações |
spellingShingle |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações Mette, Rodrigo Miliszewski Representação semiótica Tecnologia digital GrafEq (software) Equations and inequations Theory of semiotic representation registers Digital technology |
title_short |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações |
title_full |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações |
title_fullStr |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações |
title_full_unstemmed |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações |
title_sort |
Representando prédios históricos com o software GrafEq : uma possibilidade de aprender equações e inequações |
author |
Mette, Rodrigo Miliszewski |
author_facet |
Mette, Rodrigo Miliszewski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mette, Rodrigo Miliszewski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação semiótica Tecnologia digital |
topic |
Representação semiótica Tecnologia digital GrafEq (software) Equations and inequations Theory of semiotic representation registers Digital technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
GrafEq (software) Equations and inequations Theory of semiotic representation registers Digital technology |
description |
O presente trabalho teve o objetivo de analisar a aprendizagem de equações e inequações do 1º grau a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvidas com o software GrafEq. A pesquisa foi desenvolvida durante o Ensino Remoto Emergencial, em uma escola da rede privada da cidade de Barra do Ribeiro. Foi elaborada uma sequência de atividades com o intuito de proporcionar aos alunos a aprendizagem das transformações, a saber, tratamento e conversão, relacionadas com o registro algébrico, discursivo e geométrico. A sequência de atividades foi desenvolvida em quatro encontros e apresenta objetivos específicos de aprendizagem. Nestes encontros foi solicitado que os alunos explorassem as construções de figuras geométricas e representações algébricas e gráficas no GrafEq, sendo aumentadas de forma progressiva as dificuldades nas atividades. Os dados coletados foram analisados sob a luz dos estudos de Duval a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Foi possível observar, analisando as produções e os diálogos com os alunos, a importância de aprender o conteúdo dos objetos matemáticos a partir da mobilização de registros algébrico, geométrico e discursivo para resolver as atividades propostas. Cada um destes registros tem uma característica específica e fundamental na resolução de equações, na identificação dos elementos de uma figura e na linguagem e símbolos utilizados na comunicação. Conclui-se que houve evolução dos alunos na aprendizagem de equações e inequações, em destaque à conversão do registro gráfico para o algébrico, sendo o software GrafEq fundamental, pois possibilitou a visualização de representações gráficas e algébricas simultaneamente em uma mesma tela. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-27T04:25:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231281 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132276 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231281 |
identifier_str_mv |
001132276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231281/2/001132276.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231281/1/001132276.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10d8f4bb369d4d5314fd4bcfb782d2d7 b08cd782043b4cbae1479426a274c783 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224614708248576 |