Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25586 |
Resumo: | Inspirado pela crescente profissionalização do futebol no Brasil, o presente trabalho é um estudo de caso do projeto de marketing Exército Gremista – realizado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense –, visando analisar como o torcedor entende e se envolve com as estratégias de fidelização propostas pelo clube. Por um lado, a monografia busca encontrar ferramentas para identificar a forma pela qual o torcedor se percebe na relação de consumo que estabelece com seu time; por outro, o trabalho pretende detectar os elementos de motivação que culminam na adesão às ações de marketing da instituição esportiva. Para a realização desta pesquisa, primeiramente apresentou-se o referencial teórico sobre os temas: o torcedor, sob a luz da sociologia; o marketing esportivo e os instrumentos utilizados por este; e um breve histórico e contextualização do time em foco. Posteriormente, realizou-se um levantamento de dados sobre o universo da torcida tricolor e do Exército Gremista. Na etapa empírica, dois procedimentos foram adotados: entrevistas com especialistas da área e responsáveis pelo marketing esportivo do clube, além de um grupo focal com oito participantes, todos torcedores, que avaliaram o projeto em questão. |
id |
UFRGS-2_d1046ca9ec6c7e506018a9731bed4c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25586 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stefani, Andreza DominguesRodrigues, André IribureMoritz, Adriano Budo2010-09-09T04:19:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/25586000754163Inspirado pela crescente profissionalização do futebol no Brasil, o presente trabalho é um estudo de caso do projeto de marketing Exército Gremista – realizado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense –, visando analisar como o torcedor entende e se envolve com as estratégias de fidelização propostas pelo clube. Por um lado, a monografia busca encontrar ferramentas para identificar a forma pela qual o torcedor se percebe na relação de consumo que estabelece com seu time; por outro, o trabalho pretende detectar os elementos de motivação que culminam na adesão às ações de marketing da instituição esportiva. Para a realização desta pesquisa, primeiramente apresentou-se o referencial teórico sobre os temas: o torcedor, sob a luz da sociologia; o marketing esportivo e os instrumentos utilizados por este; e um breve histórico e contextualização do time em foco. Posteriormente, realizou-se um levantamento de dados sobre o universo da torcida tricolor e do Exército Gremista. Na etapa empírica, dois procedimentos foram adotados: entrevistas com especialistas da área e responsáveis pelo marketing esportivo do clube, além de um grupo focal com oito participantes, todos torcedores, que avaliaram o projeto em questão.application/pdfporMarketing esportivoConsumidorEu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754163.pdf000754163.pdfTexto completoapplication/pdf1235232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/1/000754163.pdf22c23ef813744bd7b25d03b09fd9cb8dMD51TEXT000754163.pdf.txt000754163.pdf.txtExtracted Texttext/plain162502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/2/000754163.pdf.txtb8188248336b00bd2215c40b3c7e7d65MD52THUMBNAIL000754163.pdf.jpg000754163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/3/000754163.pdf.jpg78f7f31fbc778da5edbf8389a8c10ef1MD5310183/255862018-10-18 07:35:31.178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista |
title |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista |
spellingShingle |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista Stefani, Andreza Domingues Marketing esportivo Consumidor |
title_short |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista |
title_full |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista |
title_fullStr |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista |
title_full_unstemmed |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista |
title_sort |
Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista |
author |
Stefani, Andreza Domingues |
author_facet |
Stefani, Andreza Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefani, Andreza Domingues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Moritz, Adriano Budo |
contributor_str_mv |
Rodrigues, André Iribure Moritz, Adriano Budo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Consumidor |
topic |
Marketing esportivo Consumidor |
description |
Inspirado pela crescente profissionalização do futebol no Brasil, o presente trabalho é um estudo de caso do projeto de marketing Exército Gremista – realizado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense –, visando analisar como o torcedor entende e se envolve com as estratégias de fidelização propostas pelo clube. Por um lado, a monografia busca encontrar ferramentas para identificar a forma pela qual o torcedor se percebe na relação de consumo que estabelece com seu time; por outro, o trabalho pretende detectar os elementos de motivação que culminam na adesão às ações de marketing da instituição esportiva. Para a realização desta pesquisa, primeiramente apresentou-se o referencial teórico sobre os temas: o torcedor, sob a luz da sociologia; o marketing esportivo e os instrumentos utilizados por este; e um breve histórico e contextualização do time em foco. Posteriormente, realizou-se um levantamento de dados sobre o universo da torcida tricolor e do Exército Gremista. Na etapa empírica, dois procedimentos foram adotados: entrevistas com especialistas da área e responsáveis pelo marketing esportivo do clube, além de um grupo focal com oito participantes, todos torcedores, que avaliaram o projeto em questão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-09T04:19:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25586 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000754163 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25586 |
identifier_str_mv |
000754163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/1/000754163.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/2/000754163.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/3/000754163.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22c23ef813744bd7b25d03b09fd9cb8d b8188248336b00bd2215c40b3c7e7d65 78f7f31fbc778da5edbf8389a8c10ef1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447046452150272 |