Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefani, Andreza Domingues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25586
Resumo: Inspirado pela crescente profissionalização do futebol no Brasil, o presente trabalho é um estudo de caso do projeto de marketing Exército Gremista – realizado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense –, visando analisar como o torcedor entende e se envolve com as estratégias de fidelização propostas pelo clube. Por um lado, a monografia busca encontrar ferramentas para identificar a forma pela qual o torcedor se percebe na relação de consumo que estabelece com seu time; por outro, o trabalho pretende detectar os elementos de motivação que culminam na adesão às ações de marketing da instituição esportiva. Para a realização desta pesquisa, primeiramente apresentou-se o referencial teórico sobre os temas: o torcedor, sob a luz da sociologia; o marketing esportivo e os instrumentos utilizados por este; e um breve histórico e contextualização do time em foco. Posteriormente, realizou-se um levantamento de dados sobre o universo da torcida tricolor e do Exército Gremista. Na etapa empírica, dois procedimentos foram adotados: entrevistas com especialistas da área e responsáveis pelo marketing esportivo do clube, além de um grupo focal com oito participantes, todos torcedores, que avaliaram o projeto em questão.
id UFRGS-2_d1046ca9ec6c7e506018a9731bed4c3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25586
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stefani, Andreza DominguesRodrigues, André IribureMoritz, Adriano Budo2010-09-09T04:19:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/25586000754163Inspirado pela crescente profissionalização do futebol no Brasil, o presente trabalho é um estudo de caso do projeto de marketing Exército Gremista – realizado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense –, visando analisar como o torcedor entende e se envolve com as estratégias de fidelização propostas pelo clube. Por um lado, a monografia busca encontrar ferramentas para identificar a forma pela qual o torcedor se percebe na relação de consumo que estabelece com seu time; por outro, o trabalho pretende detectar os elementos de motivação que culminam na adesão às ações de marketing da instituição esportiva. Para a realização desta pesquisa, primeiramente apresentou-se o referencial teórico sobre os temas: o torcedor, sob a luz da sociologia; o marketing esportivo e os instrumentos utilizados por este; e um breve histórico e contextualização do time em foco. Posteriormente, realizou-se um levantamento de dados sobre o universo da torcida tricolor e do Exército Gremista. Na etapa empírica, dois procedimentos foram adotados: entrevistas com especialistas da área e responsáveis pelo marketing esportivo do clube, além de um grupo focal com oito participantes, todos torcedores, que avaliaram o projeto em questão.application/pdfporMarketing esportivoConsumidorEu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754163.pdf000754163.pdfTexto completoapplication/pdf1235232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/1/000754163.pdf22c23ef813744bd7b25d03b09fd9cb8dMD51TEXT000754163.pdf.txt000754163.pdf.txtExtracted Texttext/plain162502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/2/000754163.pdf.txtb8188248336b00bd2215c40b3c7e7d65MD52THUMBNAIL000754163.pdf.jpg000754163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/3/000754163.pdf.jpg78f7f31fbc778da5edbf8389a8c10ef1MD5310183/255862018-10-18 07:35:31.178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
title Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
spellingShingle Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
Stefani, Andreza Domingues
Marketing esportivo
Consumidor
title_short Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
title_full Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
title_fullStr Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
title_full_unstemmed Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
title_sort Eu te sigo a toda parte : a transformação do torcedor em cliente : o caso do Exército Gremista
author Stefani, Andreza Domingues
author_facet Stefani, Andreza Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefani, Andreza Domingues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moritz, Adriano Budo
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
Moritz, Adriano Budo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Consumidor
topic Marketing esportivo
Consumidor
description Inspirado pela crescente profissionalização do futebol no Brasil, o presente trabalho é um estudo de caso do projeto de marketing Exército Gremista – realizado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense –, visando analisar como o torcedor entende e se envolve com as estratégias de fidelização propostas pelo clube. Por um lado, a monografia busca encontrar ferramentas para identificar a forma pela qual o torcedor se percebe na relação de consumo que estabelece com seu time; por outro, o trabalho pretende detectar os elementos de motivação que culminam na adesão às ações de marketing da instituição esportiva. Para a realização desta pesquisa, primeiramente apresentou-se o referencial teórico sobre os temas: o torcedor, sob a luz da sociologia; o marketing esportivo e os instrumentos utilizados por este; e um breve histórico e contextualização do time em foco. Posteriormente, realizou-se um levantamento de dados sobre o universo da torcida tricolor e do Exército Gremista. Na etapa empírica, dois procedimentos foram adotados: entrevistas com especialistas da área e responsáveis pelo marketing esportivo do clube, além de um grupo focal com oito participantes, todos torcedores, que avaliaram o projeto em questão.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-09T04:19:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25586
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754163
url http://hdl.handle.net/10183/25586
identifier_str_mv 000754163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/1/000754163.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/2/000754163.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25586/3/000754163.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 22c23ef813744bd7b25d03b09fd9cb8d
b8188248336b00bd2215c40b3c7e7d65
78f7f31fbc778da5edbf8389a8c10ef1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447046452150272