Leitura a dois: uma forma de aproximar os idosos e aumentar o place attachment
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216698 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi testar o novo modelo de livro Leitura Distribuída com idosos. O experimento avaliou como a leitura em dupla pode aumentar a sensação de place attachment, promovendo a interação e a proximidade entre eles. Este trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório qualitativo. Foram observados quatro tipos de duplas de idosos: duas duplas de moradoras de ILPI, um casal, uma dupla de amigos e uma dupla de desconhecidos. Os resultados mostraram que a sensação de place attachment relacionada com os laços de amizade pôde ser experimentada a cada sessão dessa leitura. Após o primeiro encontro, os participantes tendem a ficar mais à vontade e veem nesta atividade uma nova forma de passar o tempo com o outro. Todavia, é uma prática que para funcionar de forma prazerosa demanda afinidade entre as pessoas que compõe a dupla e o interesse em comum pela narrativa escolhida. Palavras-chave: design, leitura em voz alta, lazer, idosos. |
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Sehn, Thaís Cristina MartinoPereira, Gabriela FonsecaRuecker, StanAymone, Jose Luis Farinatti2020-12-18T04:13:48Z20202526-7310http://hdl.handle.net/10183/216698001119354O objetivo deste estudo foi testar o novo modelo de livro Leitura Distribuída com idosos. O experimento avaliou como a leitura em dupla pode aumentar a sensação de place attachment, promovendo a interação e a proximidade entre eles. Este trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório qualitativo. Foram observados quatro tipos de duplas de idosos: duas duplas de moradoras de ILPI, um casal, uma dupla de amigos e uma dupla de desconhecidos. Os resultados mostraram que a sensação de place attachment relacionada com os laços de amizade pôde ser experimentada a cada sessão dessa leitura. Após o primeiro encontro, os participantes tendem a ficar mais à vontade e veem nesta atividade uma nova forma de passar o tempo com o outro. Todavia, é uma prática que para funcionar de forma prazerosa demanda afinidade entre as pessoas que compõe a dupla e o interesse em comum pela narrativa escolhida. Palavras-chave: design, leitura em voz alta, lazer, idosos.The objective of this study was to test a new model of Distributed Reading with older adults. The experiment explored how reading together could support place attachment, promoting interaction and closeness. The research design is a exploratory qualitative study. Four kinds of couples participated in this study: two couples living in a longterm care facility, a married couple, a couple of friends and a couple of strangers. The findings showed that place attachment dimension of friend bonding can be built more at The objective of this study was to test a new model of Distributed Reading with older adults. The experiment explored how reading together could support place attachment, promoting interaction and closeness. The research design is a exploratory qualitative study. Four kinds of couples participated in this study: two couples living in a longterm care facility, a married couple, a couple of friends and a couple of strangers. The findings showed that place attachment dimension of friend bonding can be built more at each session. After the first session, participants tend to be more comfortable with each other and look at the activity as a way to spend time with someone else. However, in order to work in a pleasant way, this activity demands rapport between the couple and a common interest in the book narrative.application/pdfporPixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 4, n.14(2020), p. 32-50DesignLeitura em voz altaIdososLazerDesignReading out loudLeisureOlder adultsLeitura a dois: uma forma de aproximar os idosos e aumentar o place attachmentReading together: a way to bring older adults closely and increase place attachmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119354.pdf.txt001119354.pdf.txtExtracted Texttext/plain50132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216698/2/001119354.pdf.txt76c48dd3940b39421974cabde5c76f36MD52ORIGINAL001119354.pdfTexto completoapplication/pdf618294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216698/1/001119354.pdfa7833cabe1aa107d01de1030b0b9d29bMD5110183/2166982020-12-19 05:19:38.843153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-19T07:19:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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