A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Pedro Victor de Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232252
Resumo: Este trabalho tem como base a dificuldade, tanto de professores como de estudantes, para o ensino e aprendizagem de Estatística e o desenvolvimento do Pensamento Estatístico, principalmente na área de visualização de dados. A partir dessa fundamentação, tem-se como objetivo a apresentação de uma Proposta Didática de Visualização de Dados para auxiliar os professores nas abordagens do conteúdo de visualização de dados de modo que incentive o desenvolvimento do Pensamento e Raciocínio Estatístico nos estudantes, em diferentes níveis de ensino. Para tanto, foram apresentados os conceitos teóricos do Pensamento e Raciocínio Estatístico, e o que compõe um gráfico a partir da Gramática dos Gráficos, e estruturado um Guia composto por três pilares para uma abordagem dinâmica para interpretação de gráficos, buscando o desenvolvimento das habilidades necessárias para formar cidadãos com Pensamento Crítico em Estatística. Ainda, na atividade proposta, há incentivo ao uso da Modelagem Matemática e as ideias de transnumeração, para sua aplicação. O Guia aqui apresentado traz exemplos de gráficos no contexto da pandemia da Covid-19, entretanto os professores que aderirem a estratégia proposta, poderão utilizar diferentes temáticas, oportunizando atividades interdisciplinares para seus estudantes. A partir da ideia destas orientações, espera-se que este trabalho tenha contribuição para a divulgação da Estatística e para a área da Educação Estatística.
id UFRGS-2_d1ca567486c797a916b4672c95829d10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232252
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Felipe, Pedro Victor de MedeirosNunes, Luciana Neves2021-11-26T04:47:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/232252001134077Este trabalho tem como base a dificuldade, tanto de professores como de estudantes, para o ensino e aprendizagem de Estatística e o desenvolvimento do Pensamento Estatístico, principalmente na área de visualização de dados. A partir dessa fundamentação, tem-se como objetivo a apresentação de uma Proposta Didática de Visualização de Dados para auxiliar os professores nas abordagens do conteúdo de visualização de dados de modo que incentive o desenvolvimento do Pensamento e Raciocínio Estatístico nos estudantes, em diferentes níveis de ensino. Para tanto, foram apresentados os conceitos teóricos do Pensamento e Raciocínio Estatístico, e o que compõe um gráfico a partir da Gramática dos Gráficos, e estruturado um Guia composto por três pilares para uma abordagem dinâmica para interpretação de gráficos, buscando o desenvolvimento das habilidades necessárias para formar cidadãos com Pensamento Crítico em Estatística. Ainda, na atividade proposta, há incentivo ao uso da Modelagem Matemática e as ideias de transnumeração, para sua aplicação. O Guia aqui apresentado traz exemplos de gráficos no contexto da pandemia da Covid-19, entretanto os professores que aderirem a estratégia proposta, poderão utilizar diferentes temáticas, oportunizando atividades interdisciplinares para seus estudantes. A partir da ideia destas orientações, espera-se que este trabalho tenha contribuição para a divulgação da Estatística e para a área da Educação Estatística.This work is based on the difficulty, both of teachers and students, for teaching and learning Statistics and the development of Statistical Thinking, mainly in the data visualization field. For this reason, the objective is to introduce a Didatic Proposal in Data Visualization Practices to assist teachers in approaching the data visualization content in a way that encourages the development of Statistical Thinking and Reasoning in students, of different levels of education. For that, the theoretical concepts of Thought and Statistical Reasoning were described, and what a graph is made of, from the Grammar of Graphs point of view, and a Guide composed of three pillars for a dynamic approach to the interpretation of graphs, seeking the development of the necessary skills to form citizens with Critical Thinking in Statistics. Still, in the proposed activity, there is incentive to the use of Mathematical Modeling and the ideas of transnumeration, for its application. The Guide presented here brings examples of graphs in the context of the Covid-19 pandemic, however, teachers who adhere to the proposed strategy can use different themes, providing interdisciplinary activities for their students. Based on the idea of these guidelines, it is expected that this work will contribute to the dissemination of Statistics and to the area of Statistical Education.application/pdfporEducação EstatísticaVisualização de dadosPensamento estatísticoStatistical educationStatistical thinkingStatistical reasoningData visualizationA Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134077.pdf.txt001134077.pdf.txtExtracted Texttext/plain61920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232252/2/001134077.pdf.txt8d4542832ed4530a5af92a559ae26211MD52ORIGINAL001134077.pdfTexto completoapplication/pdf853013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232252/1/001134077.pdf2a0e6b7ca74ea872981a097097f08255MD5110183/2322522021-12-06 05:43:35.595854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232252Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
title A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
Felipe, Pedro Victor de Medeiros
Educação Estatística
Visualização de dados
Pensamento estatístico
Statistical education
Statistical thinking
Statistical reasoning
Data visualization
title_short A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
title_full A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
title_sort A Educação Estatística através da visualização de dados de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul
author Felipe, Pedro Victor de Medeiros
author_facet Felipe, Pedro Victor de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Pedro Victor de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Visualização de dados
Pensamento estatístico
topic Educação Estatística
Visualização de dados
Pensamento estatístico
Statistical education
Statistical thinking
Statistical reasoning
Data visualization
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical education
Statistical thinking
Statistical reasoning
Data visualization
description Este trabalho tem como base a dificuldade, tanto de professores como de estudantes, para o ensino e aprendizagem de Estatística e o desenvolvimento do Pensamento Estatístico, principalmente na área de visualização de dados. A partir dessa fundamentação, tem-se como objetivo a apresentação de uma Proposta Didática de Visualização de Dados para auxiliar os professores nas abordagens do conteúdo de visualização de dados de modo que incentive o desenvolvimento do Pensamento e Raciocínio Estatístico nos estudantes, em diferentes níveis de ensino. Para tanto, foram apresentados os conceitos teóricos do Pensamento e Raciocínio Estatístico, e o que compõe um gráfico a partir da Gramática dos Gráficos, e estruturado um Guia composto por três pilares para uma abordagem dinâmica para interpretação de gráficos, buscando o desenvolvimento das habilidades necessárias para formar cidadãos com Pensamento Crítico em Estatística. Ainda, na atividade proposta, há incentivo ao uso da Modelagem Matemática e as ideias de transnumeração, para sua aplicação. O Guia aqui apresentado traz exemplos de gráficos no contexto da pandemia da Covid-19, entretanto os professores que aderirem a estratégia proposta, poderão utilizar diferentes temáticas, oportunizando atividades interdisciplinares para seus estudantes. A partir da ideia destas orientações, espera-se que este trabalho tenha contribuição para a divulgação da Estatística e para a área da Educação Estatística.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-26T04:47:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232252
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134077
url http://hdl.handle.net/10183/232252
identifier_str_mv 001134077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232252/2/001134077.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232252/1/001134077.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d4542832ed4530a5af92a559ae26211
2a0e6b7ca74ea872981a097097f08255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447284629897216