A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Indianara Bueno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71945
Resumo: A qualidade no ensino é uma das questões importantes para a sociedade nos dias atuais, intrinsecamente na relação entre família (comunidade) e escola no processo de aprendizagem das crianças. Esta abordagem se faz de grande relevância, já que a história da escola, enquanto instituição, assim como a família, se distanciou uma da outra ao longo de sua evolução. Apesar do surgimento de filósofos pensadores como Weber, Piaget, Vigotsky, entre muitos outros, que revolucionaram a área didático-pedagógica nos últimos séculos, a escola caminha para um grande desafio, que é dominar as tecnologias que as crianças já dominam, e de buscarem junto o conhecimento, utilizando estes recursos tecnológicos. O conhecimento de si mesmo na construção de uma auto-estima, assim como a socialização entre os alunos, é base da reflexão com o mundo externo, com a sociedade que envolve a criança fora e dentro da família; assim como as relações na troca de experiências, sentimentos e valores que dão uma continuidade ao conhecimento humano, ao mesmo tempo em que as relações família x escola se tornam mais interligadas e sem obstáculos para o aprendizado.
id UFRGS-2_d214f4efee0b5f44ada220d86ebb7022
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71945
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Indianara BuenoZitkoski, Jaime Jose2013-05-25T01:46:28Z2010http://hdl.handle.net/10183/71945000880632A qualidade no ensino é uma das questões importantes para a sociedade nos dias atuais, intrinsecamente na relação entre família (comunidade) e escola no processo de aprendizagem das crianças. Esta abordagem se faz de grande relevância, já que a história da escola, enquanto instituição, assim como a família, se distanciou uma da outra ao longo de sua evolução. Apesar do surgimento de filósofos pensadores como Weber, Piaget, Vigotsky, entre muitos outros, que revolucionaram a área didático-pedagógica nos últimos séculos, a escola caminha para um grande desafio, que é dominar as tecnologias que as crianças já dominam, e de buscarem junto o conhecimento, utilizando estes recursos tecnológicos. O conhecimento de si mesmo na construção de uma auto-estima, assim como a socialização entre os alunos, é base da reflexão com o mundo externo, com a sociedade que envolve a criança fora e dentro da família; assim como as relações na troca de experiências, sentimentos e valores que dão uma continuidade ao conhecimento humano, ao mesmo tempo em que as relações família x escola se tornam mais interligadas e sem obstáculos para o aprendizado.Quality in education is an important issue for society today, inherently in the relationship between family (community) school and the learning process of children. This approach family moved away from each other along their evolution. Despite the emergence of philosophers thinkers like Weber, Piaget, Vigotsky, among many others, that revolutionized the didactic-pedagogical area in recent centuries, the school is heading towards a major challenge, which is to master the technologies that children have already mastered, and seek with the knowledge, using these technological resources. The selfknowledge in building self-esteem, and socialization among the students, is the basis of discussions with the external world, society, involving the child inside and outside the family, as well as the relations in exchange for experiences, feelings and values that give continuity to human knowledge, while the x family relations become more intertwined school without obstacles to learning.application/pdfporRelação escola-famíliaCriançaPartnershipFamilySchoolA relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880632.pdf000880632.pdfTexto completoapplication/pdf1299402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/1/000880632.pdff5a4450a61eb1cd30c032087c9d02a3dMD51TEXT000880632.pdf.txt000880632.pdf.txtExtracted Texttext/plain44500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/2/000880632.pdf.txt0bbb08cf1a7fc68466bc5531f8836a83MD52THUMBNAIL000880632.pdf.jpg000880632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/3/000880632.pdf.jpg24b08948c8bb4f8009c45eb61b0b0758MD5310183/719452018-10-17 08:03:02.251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:03:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
title A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
spellingShingle A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
Barbosa, Indianara Bueno
Relação escola-família
Criança
Partnership
Family
School
title_short A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
title_full A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
title_fullStr A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
title_full_unstemmed A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
title_sort A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
author Barbosa, Indianara Bueno
author_facet Barbosa, Indianara Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Indianara Bueno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Criança
topic Relação escola-família
Criança
Partnership
Family
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Partnership
Family
School
description A qualidade no ensino é uma das questões importantes para a sociedade nos dias atuais, intrinsecamente na relação entre família (comunidade) e escola no processo de aprendizagem das crianças. Esta abordagem se faz de grande relevância, já que a história da escola, enquanto instituição, assim como a família, se distanciou uma da outra ao longo de sua evolução. Apesar do surgimento de filósofos pensadores como Weber, Piaget, Vigotsky, entre muitos outros, que revolucionaram a área didático-pedagógica nos últimos séculos, a escola caminha para um grande desafio, que é dominar as tecnologias que as crianças já dominam, e de buscarem junto o conhecimento, utilizando estes recursos tecnológicos. O conhecimento de si mesmo na construção de uma auto-estima, assim como a socialização entre os alunos, é base da reflexão com o mundo externo, com a sociedade que envolve a criança fora e dentro da família; assim como as relações na troca de experiências, sentimentos e valores que dão uma continuidade ao conhecimento humano, ao mesmo tempo em que as relações família x escola se tornam mais interligadas e sem obstáculos para o aprendizado.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-25T01:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71945
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880632
url http://hdl.handle.net/10183/71945
identifier_str_mv 000880632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/1/000880632.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/2/000880632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/3/000880632.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5a4450a61eb1cd30c032087c9d02a3d
0bbb08cf1a7fc68466bc5531f8836a83
24b08948c8bb4f8009c45eb61b0b0758
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107614539776