A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71945 |
Resumo: | A qualidade no ensino é uma das questões importantes para a sociedade nos dias atuais, intrinsecamente na relação entre família (comunidade) e escola no processo de aprendizagem das crianças. Esta abordagem se faz de grande relevância, já que a história da escola, enquanto instituição, assim como a família, se distanciou uma da outra ao longo de sua evolução. Apesar do surgimento de filósofos pensadores como Weber, Piaget, Vigotsky, entre muitos outros, que revolucionaram a área didático-pedagógica nos últimos séculos, a escola caminha para um grande desafio, que é dominar as tecnologias que as crianças já dominam, e de buscarem junto o conhecimento, utilizando estes recursos tecnológicos. O conhecimento de si mesmo na construção de uma auto-estima, assim como a socialização entre os alunos, é base da reflexão com o mundo externo, com a sociedade que envolve a criança fora e dentro da família; assim como as relações na troca de experiências, sentimentos e valores que dão uma continuidade ao conhecimento humano, ao mesmo tempo em que as relações família x escola se tornam mais interligadas e sem obstáculos para o aprendizado. |
id |
UFRGS-2_d214f4efee0b5f44ada220d86ebb7022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71945 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Indianara BuenoZitkoski, Jaime Jose2013-05-25T01:46:28Z2010http://hdl.handle.net/10183/71945000880632A qualidade no ensino é uma das questões importantes para a sociedade nos dias atuais, intrinsecamente na relação entre família (comunidade) e escola no processo de aprendizagem das crianças. Esta abordagem se faz de grande relevância, já que a história da escola, enquanto instituição, assim como a família, se distanciou uma da outra ao longo de sua evolução. Apesar do surgimento de filósofos pensadores como Weber, Piaget, Vigotsky, entre muitos outros, que revolucionaram a área didático-pedagógica nos últimos séculos, a escola caminha para um grande desafio, que é dominar as tecnologias que as crianças já dominam, e de buscarem junto o conhecimento, utilizando estes recursos tecnológicos. O conhecimento de si mesmo na construção de uma auto-estima, assim como a socialização entre os alunos, é base da reflexão com o mundo externo, com a sociedade que envolve a criança fora e dentro da família; assim como as relações na troca de experiências, sentimentos e valores que dão uma continuidade ao conhecimento humano, ao mesmo tempo em que as relações família x escola se tornam mais interligadas e sem obstáculos para o aprendizado.Quality in education is an important issue for society today, inherently in the relationship between family (community) school and the learning process of children. This approach family moved away from each other along their evolution. Despite the emergence of philosophers thinkers like Weber, Piaget, Vigotsky, among many others, that revolutionized the didactic-pedagogical area in recent centuries, the school is heading towards a major challenge, which is to master the technologies that children have already mastered, and seek with the knowledge, using these technological resources. The selfknowledge in building self-esteem, and socialization among the students, is the basis of discussions with the external world, society, involving the child inside and outside the family, as well as the relations in exchange for experiences, feelings and values that give continuity to human knowledge, while the x family relations become more intertwined school without obstacles to learning.application/pdfporRelação escola-famíliaCriançaPartnershipFamilySchoolA relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880632.pdf000880632.pdfTexto completoapplication/pdf1299402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/1/000880632.pdff5a4450a61eb1cd30c032087c9d02a3dMD51TEXT000880632.pdf.txt000880632.pdf.txtExtracted Texttext/plain44500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/2/000880632.pdf.txt0bbb08cf1a7fc68466bc5531f8836a83MD52THUMBNAIL000880632.pdf.jpg000880632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/3/000880632.pdf.jpg24b08948c8bb4f8009c45eb61b0b0758MD5310183/719452018-10-17 08:03:02.251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:03:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança |
title |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança |
spellingShingle |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança Barbosa, Indianara Bueno Relação escola-família Criança Partnership Family School |
title_short |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança |
title_full |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança |
title_fullStr |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança |
title_full_unstemmed |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança |
title_sort |
A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança |
author |
Barbosa, Indianara Bueno |
author_facet |
Barbosa, Indianara Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Indianara Bueno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Criança |
topic |
Relação escola-família Criança Partnership Family School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Partnership Family School |
description |
A qualidade no ensino é uma das questões importantes para a sociedade nos dias atuais, intrinsecamente na relação entre família (comunidade) e escola no processo de aprendizagem das crianças. Esta abordagem se faz de grande relevância, já que a história da escola, enquanto instituição, assim como a família, se distanciou uma da outra ao longo de sua evolução. Apesar do surgimento de filósofos pensadores como Weber, Piaget, Vigotsky, entre muitos outros, que revolucionaram a área didático-pedagógica nos últimos séculos, a escola caminha para um grande desafio, que é dominar as tecnologias que as crianças já dominam, e de buscarem junto o conhecimento, utilizando estes recursos tecnológicos. O conhecimento de si mesmo na construção de uma auto-estima, assim como a socialização entre os alunos, é base da reflexão com o mundo externo, com a sociedade que envolve a criança fora e dentro da família; assim como as relações na troca de experiências, sentimentos e valores que dão uma continuidade ao conhecimento humano, ao mesmo tempo em que as relações família x escola se tornam mais interligadas e sem obstáculos para o aprendizado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-25T01:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71945 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71945 |
identifier_str_mv |
000880632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/1/000880632.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/2/000880632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71945/3/000880632.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5a4450a61eb1cd30c032087c9d02a3d 0bbb08cf1a7fc68466bc5531f8836a83 24b08948c8bb4f8009c45eb61b0b0758 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107614539776 |