O curso de licenciatura em Educação Física na UFRGS : a voz discente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18860 |
Resumo: | O tema desta pesquisa é o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EFI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) compreendido na perspectiva dos/as estudantes. Ao estudar as teorias curriculares e me confrontar com as diversas concepções de currículo, passei a perceber que os/as estudantes são formados por um determinado currículo, que foi concebido a partir de certa concepção teórica. É possível pensar que a formação, e consequentemente o currículo, transforma os/as estudantes de tal maneira que as perspectivas docentes desses/as estudantes podem ser diferentes das suas expectativas iniciais. A partir deste contexto, os objetivos do estudo foram: compreender as concepções de currículo dos/as estudantes de Licenciatura em Educação Física da UFRGS; compreender quais eram as expectativas iniciais destes/as estudantes ao ingressarem na Universidade; e, compreender suas futuras perspectivas docentes. Dessa forma, o problema de conhecimento foi: Quais as concepções de currículo, as expectativas iniciais e as futuras perspectivas docentes dos/as estudantes de licenciatura em Educação Física da UFRGS? O desenho do estudo foi do tipo qualitativo, com caráter descritivo e explicativo. O trabalho de campo teve duração de seis meses e as informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas com dois estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS; de questionários solicitados a cinco estudantes do mesmo curso; de observações das aulas do estágio de docência desses/as estudantes e de eventos realizados no campus da EsEF/UFRGS que tiveram como foco a discussão do currículo de Educação Física; de registros em diário de campo; e de análise de documentos. A partir das leituras e interpretações das entrevistas realizadas, identifiquei 103 unidades de significados relevantes, que foram agrupadas em três categorias de análise. A literatura pesquisada e a análise das informações sugerem que os/as estudantes enfrentam dificuldades de articulação entre os diferentes conteúdos curriculares tratados ao longo da graduação e as necessidades concretas surgidas no âmbito da prática docente. O que pode ser compreendido, em grande parte, pela forma fragmentada que o curso organiza o conhecimento e pela maneira desarticulada que as disciplinas se apresentam. Os/as estudantes perspectivam uma concepção integradora do currículo, realçando a relação dialética existente entre a teoria e a prática, que deve estar presente em todos os momentos da formação. |
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