Professor mediador : gerando interesse no aprendizado de Botânica em estudantes do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78082 |
Resumo: | O ensino de Biologia pode ser desenvolvido e realizado de diversas maneiras, variando de acordo com os conteúdos escolares programados para cada etapa de ensino, os materiais didáticos e/ou instrucionais disponíveis na instituição de ensino, os recursos ou equipamentos à disposição dos professores e, até mesmo, as características pessoais de cada professor, cada turma e a maneira como interagem entre si. O presente trabalho tem como objetivo específico investigar quais metodologias de ensino têm sido utilizadas por professores de Biologia de seis escolas das redes pública e privada da Zona Sul de Porto Alegre, ao desenvolverem os conteúdos de Botânica em turmas de nível médio, identificar quais abordagens têm sido capazes de despertar um maior interesse nessa temática por parte dos alunos e, destas, quais têm evidenciado, na opinião dos professores, aprendizagens mais significativas nos estudantes. Além disso, perguntou-se aos professores qual a sua opinião acerca da utilização do Livro Didático para o desenvolvimento dos conteúdos de Botânica com alunos do Ensino Médio. A metodologia da pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário de perguntas abertas como a técnica da coleta de dados. Selecionaram-se três escolas públicas e três privadas, totalizando 13 questionários respondidos. A análise das respostas amparou-se nos princípios da técnica chamada análise de conteúdo, estabelecendo-se relações entre os dados obtidos e os referenciais teóricos escolhidos. Evidenciou-se que a maioria dos professores realiza aula prática como uma abordagem didática no ensino de Botânica, além de abordagens teóricas que priorizam os aspectos morfológicos, fisiológicos e taxonômicos. Aprendizagens significativas foram mencionadas prioritariamente para assuntos relacionados ao cotidiano, alimentação e saúde humana, bem como àquelas que enfatizam os aspectos evolutivos. Em relação ao uso do Livro Didático, a maioria dos professores considerou que ele traz abordagens restritas, sendo necessário recorrer a mais de uma fonte no planejamento de ensino, além da utilização de abordagens didáticas complementares. |
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Bopp, Thales RodrigoJunqueira, Heloisa2013-09-17T01:46:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/78082000897682O ensino de Biologia pode ser desenvolvido e realizado de diversas maneiras, variando de acordo com os conteúdos escolares programados para cada etapa de ensino, os materiais didáticos e/ou instrucionais disponíveis na instituição de ensino, os recursos ou equipamentos à disposição dos professores e, até mesmo, as características pessoais de cada professor, cada turma e a maneira como interagem entre si. O presente trabalho tem como objetivo específico investigar quais metodologias de ensino têm sido utilizadas por professores de Biologia de seis escolas das redes pública e privada da Zona Sul de Porto Alegre, ao desenvolverem os conteúdos de Botânica em turmas de nível médio, identificar quais abordagens têm sido capazes de despertar um maior interesse nessa temática por parte dos alunos e, destas, quais têm evidenciado, na opinião dos professores, aprendizagens mais significativas nos estudantes. Além disso, perguntou-se aos professores qual a sua opinião acerca da utilização do Livro Didático para o desenvolvimento dos conteúdos de Botânica com alunos do Ensino Médio. A metodologia da pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário de perguntas abertas como a técnica da coleta de dados. Selecionaram-se três escolas públicas e três privadas, totalizando 13 questionários respondidos. A análise das respostas amparou-se nos princípios da técnica chamada análise de conteúdo, estabelecendo-se relações entre os dados obtidos e os referenciais teóricos escolhidos. Evidenciou-se que a maioria dos professores realiza aula prática como uma abordagem didática no ensino de Botânica, além de abordagens teóricas que priorizam os aspectos morfológicos, fisiológicos e taxonômicos. Aprendizagens significativas foram mencionadas prioritariamente para assuntos relacionados ao cotidiano, alimentação e saúde humana, bem como àquelas que enfatizam os aspectos evolutivos. Em relação ao uso do Livro Didático, a maioria dos professores considerou que ele traz abordagens restritas, sendo necessário recorrer a mais de uma fonte no planejamento de ensino, além da utilização de abordagens didáticas complementares.application/pdfporEnsino médioDidáticaBotânicaProfessor mediador : gerando interesse no aprendizado de Botânica em estudantes do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897682.pdf000897682.pdfTexto completoapplication/pdf1007877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78082/1/000897682.pdf14fc384a830e6de391958b45756849eeMD51TEXT000897682.pdf.txt000897682.pdf.txtExtracted Texttext/plain121447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78082/2/000897682.pdf.txt3f61e3d3a51261ca5eab9b5088a1d282MD52THUMBNAIL000897682.pdf.jpg000897682.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78082/3/000897682.pdf.jpg025bd55eec2777ff7fe72b7d6e3bcdf9MD5310183/780822018-10-15 08:21:05.282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78082Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:21:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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