Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Neydson Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40874
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_5718e79c0e005244b4d520c5550cdbc3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40874
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino MédioLivros didáticosPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Botânica - estudo e ensinoEnsino médio - métodos de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.Considerando a importância atual do ensino da Botânica e as dificuldades encontradas tanto por professores quanto por estudantes no processo de ensino-aprendizagem deste tema, o livro didático torna-se um material de extrema relevância no contexto escolar. O presente trabalho analisou livros didáticos de Biologia, para o Ensino Médio, selecionados pelo Ministério da Educação para compor o Programa Nacional do Livro Didático 2018 e que estiveram disponíveis para a escolha das escolas públicas do país para o triênio 2018-2020. Foram analisados em relação ao seu conteúdo teórico, ilustrações, atividades propostas e recursos complementares. Atualmente, a abordagem apenas descritiva da Botânica, a utilização de termos desconhecidos pelos estudantes e o uso de imagens, nem sempre condizentes com a realidade, tornam o conteúdo menos atrativo. Neste aspecto, é necessário que o material utilizado ajude a tornar a Botânica mais atraente, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Para atingir tal objetivo, é importante que o docente não apenas conheça o material disponível, mas seja capaz de escolher o que melhor contribuirá para sua prática. Ao final do trabalho foi criada uma cartilha denominada Critérios para a análise do Livro Didático, a ser disponibilizada para as escolas e aos professores, em mídia digital, para auxiliar nessa importante tarefa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Considering the current importance of Botany’s teaching and difficulties that teachers and students face at the process, the textbook becomes an extremely relevant material in the learning process. The present work analyzed Biology textbooks for high school, selected by the Ministry of Education to compose the Programa Nacional do Livro Didático 2018 (2018 National Textbook Program) which were available for choice of public schools in the country for the 2018-2020 period. They were analyzed in relation to their theoretical content, illustrations, proposed activities and complementary resources. Currently, the descriptive approach of Botany, the use of terms unknown to students and the use of images, not always consistent with reality, make the content less attractive. In this respect, it is necessary that the material used helps to make Botany more attractive, both for those who teach and for those who learn. To achieve this goal, it is important that the teacher not only knows the material available, but is able to choose what will best contribute to their practice. At the end, a booklet called Critérios para a Análise do Livro Didático ( Criteria for Textbook Analysis) was created, to schools and teachers, in digital format, to assist in this important task.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalSilva, Lucia Helena Soares eSantana, Neydson Soares2021-05-11T02:55:22Z2021-05-11T02:55:22Z2021-05-102020-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Neydson Soares. Análise do livro didático: implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio.2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40874info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/40874Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
title Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
spellingShingle Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
Santana, Neydson Soares
Livros didáticos
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Botânica - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
title_short Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
title_full Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
title_fullStr Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
title_full_unstemmed Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
title_sort Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio
author Santana, Neydson Soares
author_facet Santana, Neydson Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lucia Helena Soares e
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Neydson Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Botânica - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
topic Livros didáticos
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Botânica - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
2021-05-11T02:55:22Z
2021-05-11T02:55:22Z
2021-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Neydson Soares. Análise do livro didático: implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio.2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40874
identifier_str_mv SANTANA, Neydson Soares. Análise do livro didático: implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio.2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508223383732224