A influência de uma intervenção motora inclusiva no equilíbrio de crianças portadoras e não portadoras de necessidades especias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana de Abreu Castanheiro da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151310
Resumo: O equilíbrio é fundamental para se manter uma postura adequada e realizar as múltiplas tarefas do dia-a-dia, ainda mais é de fundamental importância para a prática de diversas atividades esportiva. Muitas crianças com atrasos motores, principalmente portadores de necessidades especiais evidenciam dificuldades na manutenção do mesmo. Portanto, o objetivo desse estudo foi investigar a influência de uma intervenção motora inclusiva no equilíbrio em crianças portadoras (PNE) e não portadoras de necessidades especiais (n-PNE), bem como investigar se os padrões de mudança das crianças portadoras de necessidades especiais (PNE) são semelhantes ao das crianças não portadoras de necessidades especiais (n-PNE). Dois grupos de crianças foram formados aleatoriamente: interventivo e controle, as quais foram avaliadas pré e pós-intervenção por meio da subescala do equilíbrio do Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency. O grupo interventivo participou de uma intervenção (14 semanas/2 sessões semanais) que enfatizava, de maneira lúdica, o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. O grupo controle participou apenas das aulas de Educação Física em suas escolas de origem. A análise estatística, multivariada com medidas repetidas no fator tempo, mostrou que as crianças do grupo de intervenção, PNE e n-PNE, melhoraram significativamente nas habilidades de equilíbrio estático, dinâmico e recuperado, enquanto que as crianças do grupo controle, PNE e n-PNE, não demonstraram mudanças significativas do pré para o pós-intervenção. Ainda mais, observa-se que para as crianças PNE do grupo interventivo, as quais apresentavam maiores dificuldades no pré-teste, a influência da intervenção parece ter sido mais efetiva. Os resultados do presente estudo comprovam que o equilíbrio pode ser melhorado por meio da prática de habilidades motoras fundamentais como correr, saltar, chutar, galopar, arremessar, entre outras habilidades. Reforça ainda, a importância de se intervir o mais cedo possível quando atrasos no desenvolvimento motor são observados.
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