Notas para uma genealogia do curriculum escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257413 |
Resumo: | Este texto aborda a análise do campo do curriculo propondo algumas notas que mostram a emergência de sentidos sobre o mesmo que tiveram lugar ao longo da história da escolarização. As notas começam discutindo a posição essencialista subjacente às tentativas de estabelecer uma origem para o currículo, e destacam a emergência de novos sentidos, o retomo a sentidos ateriores e a adoção de sentidos antes ligados a outros conceitos. Como conseqüência dessa análise, a autora sugere que assistimos, em plena década de 90, ao surgimento de um novo processo de emergência de sentidos: a reconversão do curricu/um de um sistema centrado no ensino para um sistema centrado na avaliação. Nos curriculos nacionais, a avaliação estabelecida pelo poder central para todos os sujeitos escolarizadoa converte-se no verdadeiro curriculum. |
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Terigi, FlaviaFraga, Jandira OliveiraCorazza, Sandra Mara2023-04-25T03:36:08Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/257413000175925Este texto aborda a análise do campo do curriculo propondo algumas notas que mostram a emergência de sentidos sobre o mesmo que tiveram lugar ao longo da história da escolarização. As notas começam discutindo a posição essencialista subjacente às tentativas de estabelecer uma origem para o currículo, e destacam a emergência de novos sentidos, o retomo a sentidos ateriores e a adoção de sentidos antes ligados a outros conceitos. Como conseqüência dessa análise, a autora sugere que assistimos, em plena década de 90, ao surgimento de um novo processo de emergência de sentidos: a reconversão do curricu/um de um sistema centrado no ensino para um sistema centrado na avaliação. Nos curriculos nacionais, a avaliação estabelecida pelo poder central para todos os sujeitos escolarizadoa converte-se no verdadeiro curriculum.This paper analyses the field of curriculum by proposing some notes that swow the emerging of senses that has taken place around it ali along the history of schooling: The notes start discussing the essentialism that underlines the attempts of establishing an origin for curriculum, and they remark the emerging of new senses, the retum to previous senses, and the adoption of senses that have been previously awarded to other concepts. As an outcome of this analysis, the author suggests that we now assist, in the 90's, to a new process of sense emergin: the reconversation of curriculum from a teacher-centered to testing-centered system. In the national curricula, testing fixed by central govemment for ali people in school tums out to be real curriculum.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 159-186História da educaçãoCurriculumHistory of educationGenealogyNotas para uma genealogia do curriculum escolarNotes for a genealogy of school curriculum info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000175925.pdf.txt000175925.pdf.txtExtracted Texttext/plain82648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257413/2/000175925.pdf.txt678deeae22ae76d826a6e9acacebe0f3MD52ORIGINAL000175925.pdfTexto completoapplication/pdf406992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257413/1/000175925.pdfbbddaaf1508e2efeffebd9fd70226320MD5110183/2574132023-04-27 03:30:54.658604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:30:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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