Notas para uma genealogia do curriculum escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terigi, Flavia
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Fraga, Jandira Oliveira, Corazza, Sandra Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257413
Resumo: Este texto aborda a análise do campo do curriculo propondo algumas notas que mostram a emergência de sentidos sobre o mesmo que tiveram lugar ao longo da história da escolarização. As notas começam discutindo a posição essencialista subjacente às tentativas de estabelecer uma origem para o currículo, e destacam a emergência de novos sentidos, o retomo a sentidos ateriores e a adoção de sentidos antes ligados a outros conceitos. Como conseqüência dessa análise, a autora sugere que assistimos, em plena década de 90, ao surgimento de um novo processo de emergência de sentidos: a reconversão do curricu/um de um sistema centrado no ensino para um sistema centrado na avaliação. Nos curriculos nacionais, a avaliação estabelecida pelo poder central para todos os sujeitos escolarizadoa converte-se no verdadeiro curriculum.
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