O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253765 |
Resumo: | Branding é a área de conhecimento da comunicação responsável pelo processo de criação, gestão e manutenção de marcas. Design de experiência é o campo do design responsável por desenvolver interfaces homem-máquina que atendam as necessidades dos usuários. Estas duas áreas se relacionam estreitamente quando do momento de desenvolvimento de produtos digitais. Este trabalho se ocupa de entender esta relação a partir da análise do aplicativo da empresa QuintoAndar, reestruturado após a renovação da marca no ano de 2021. Para tal, após uma contextualização do conceito de cibercultura, foram realizadas delimitações destes dois campos, a partir de pesquisa bibliográfica, primeiro do design de interface, segundo, do branding. Realizada a contextualização e delimitação dos conceitos, um estudo de caso do aplicativo do QuintoAndar sob a ótica destas duas áreas foi feita, estabelecendo, assim, o papel do Branding no Design de Interface. Se faz necessário que estas duas áreas sejam relacionadas para que, neste atual cenário, tenhamos aplicações bem calcadas nos objetivos de branding da empresa. Neste trabalho, inferiu-se a adequada transposição dos aspectos subjetivos da nova marca do QuintoAndar para os elementos da nova interface do seu aplicativo, convergindo para atingir os objetivos de branding da empresa. |
id |
UFRGS-2_d30580b78ca324e56336ad64cb4eabc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253765 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Yago DiasPrimo, Alessandra Teixeira2023-01-17T05:04:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/253765001157228Branding é a área de conhecimento da comunicação responsável pelo processo de criação, gestão e manutenção de marcas. Design de experiência é o campo do design responsável por desenvolver interfaces homem-máquina que atendam as necessidades dos usuários. Estas duas áreas se relacionam estreitamente quando do momento de desenvolvimento de produtos digitais. Este trabalho se ocupa de entender esta relação a partir da análise do aplicativo da empresa QuintoAndar, reestruturado após a renovação da marca no ano de 2021. Para tal, após uma contextualização do conceito de cibercultura, foram realizadas delimitações destes dois campos, a partir de pesquisa bibliográfica, primeiro do design de interface, segundo, do branding. Realizada a contextualização e delimitação dos conceitos, um estudo de caso do aplicativo do QuintoAndar sob a ótica destas duas áreas foi feita, estabelecendo, assim, o papel do Branding no Design de Interface. Se faz necessário que estas duas áreas sejam relacionadas para que, neste atual cenário, tenhamos aplicações bem calcadas nos objetivos de branding da empresa. Neste trabalho, inferiu-se a adequada transposição dos aspectos subjetivos da nova marca do QuintoAndar para os elementos da nova interface do seu aplicativo, convergindo para atingir os objetivos de branding da empresa.Branding is the communication knowledge area responsible for the process of creating, managing and maintaining brands. Experience Design is the field of design responsible for developing human-machine interfaces that meet the needs of users. These two areas are closely related when developing digital products. This work seeks to understand this relationship from the analysis of QuintoAndar's application, which was restructured after the brand's renewal in 2021. To this end, after contextualizing the concept of cyberculture, delimitations of these two fields were carried out, based on bibliographic research, first on interface design, second on branding. After contextualizing and delimiting the concepts, a case study of the QuintoAndar application from the perspective of these two areas was made, thus establishing the role of Branding in Interface Design. It is necessary that these two areas are related so that, in this current scenario, we have applications well grounded in the company's branding objectives. In this work, it was inferred the adequate transposition of the subjective aspects of QuintoAndar's new brand to the elements of the new interface of its application, converging to achieve the company's branding objectives.application/pdfporGestão de marcasIdentidade visualUsabilidadeBrandingInterface designAppMarcaO papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157228.pdf.txt001157228.pdf.txtExtracted Texttext/plain112765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253765/2/001157228.pdf.txtb67fa9435f90d56025951df4d74f537cMD52ORIGINAL001157228.pdfTexto completoapplication/pdf16119772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253765/1/001157228.pdfb286331752a3a07849d117e3f4f1b879MD5110183/2537652023-01-18 06:02:08.643678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253765Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-01-18T08:02:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 |
title |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 |
spellingShingle |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 Silveira, Yago Dias Gestão de marcas Identidade visual Usabilidade Branding Interface design App Marca |
title_short |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 |
title_full |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 |
title_fullStr |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 |
title_full_unstemmed |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 |
title_sort |
O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022 |
author |
Silveira, Yago Dias |
author_facet |
Silveira, Yago Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Yago Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marcas Identidade visual Usabilidade |
topic |
Gestão de marcas Identidade visual Usabilidade Branding Interface design App Marca |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Branding Interface design App Marca |
description |
Branding é a área de conhecimento da comunicação responsável pelo processo de criação, gestão e manutenção de marcas. Design de experiência é o campo do design responsável por desenvolver interfaces homem-máquina que atendam as necessidades dos usuários. Estas duas áreas se relacionam estreitamente quando do momento de desenvolvimento de produtos digitais. Este trabalho se ocupa de entender esta relação a partir da análise do aplicativo da empresa QuintoAndar, reestruturado após a renovação da marca no ano de 2021. Para tal, após uma contextualização do conceito de cibercultura, foram realizadas delimitações destes dois campos, a partir de pesquisa bibliográfica, primeiro do design de interface, segundo, do branding. Realizada a contextualização e delimitação dos conceitos, um estudo de caso do aplicativo do QuintoAndar sob a ótica destas duas áreas foi feita, estabelecendo, assim, o papel do Branding no Design de Interface. Se faz necessário que estas duas áreas sejam relacionadas para que, neste atual cenário, tenhamos aplicações bem calcadas nos objetivos de branding da empresa. Neste trabalho, inferiu-se a adequada transposição dos aspectos subjetivos da nova marca do QuintoAndar para os elementos da nova interface do seu aplicativo, convergindo para atingir os objetivos de branding da empresa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-17T05:04:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253765 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001157228 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253765 |
identifier_str_mv |
001157228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253765/2/001157228.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253765/1/001157228.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b67fa9435f90d56025951df4d74f537c b286331752a3a07849d117e3f4f1b879 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724733488103424 |