O papel do branding no design de interface: análise do design de interface do aplicativo QuintoAndar após o rebranding de 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Yago Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253765
Resumo: Branding é a área de conhecimento da comunicação responsável pelo processo de criação, gestão e manutenção de marcas. Design de experiência é o campo do design responsável por desenvolver interfaces homem-máquina que atendam as necessidades dos usuários. Estas duas áreas se relacionam estreitamente quando do momento de desenvolvimento de produtos digitais. Este trabalho se ocupa de entender esta relação a partir da análise do aplicativo da empresa QuintoAndar, reestruturado após a renovação da marca no ano de 2021. Para tal, após uma contextualização do conceito de cibercultura, foram realizadas delimitações destes dois campos, a partir de pesquisa bibliográfica, primeiro do design de interface, segundo, do branding. Realizada a contextualização e delimitação dos conceitos, um estudo de caso do aplicativo do QuintoAndar sob a ótica destas duas áreas foi feita, estabelecendo, assim, o papel do Branding no Design de Interface. Se faz necessário que estas duas áreas sejam relacionadas para que, neste atual cenário, tenhamos aplicações bem calcadas nos objetivos de branding da empresa. Neste trabalho, inferiu-se a adequada transposição dos aspectos subjetivos da nova marca do QuintoAndar para os elementos da nova interface do seu aplicativo, convergindo para atingir os objetivos de branding da empresa.
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