A atualidade da pesquisa de língua de sinais e sua prospecção : como as línguas de sinais podem contribuir ao estudo da aquisição da linguagem
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271482 |
Resumo: | Muitas pesquisas linguísticas mostram que as línguas de sinais são línguas completamente gramaticalizadas e não um sistema de comunicação pantomímico. Este artigo revisa os resultados dos estudos sobre a aquisição da linguagem e investiga como os estudos sobre as línguas de sinais contribuem para explicar a capacidade humana para a linguagem e os limites do aprendizado da língua. Primeiro, a capacidade humana para a criação da linguagem foi discutida por meio da revisão das pesquisas sobre surdos com e sem consistência de input linguístico. Em segundo lugar, este artigo discute se a aquisição tardia da linguagem afeta a habilidade de produzir e compreender um número de estruturas sintáticas e morfológicas, por meio da avaliação das habilidades em língua de sinais de surdos de vários contextos linguísticos. Os resultados mostram que o resultado da produção de língua de sinais é sensível à exposição ao aprendizado da língua como também ao período de aquisição da linguagem. Finalmente, o processo de aquisição da língua de sinais em crianças surdas foi comparado com a aquisição da língua oral por crianças ouvintes. A modalidade da língua desempenha um papel menor em como a criança adquire a língua porque o curso do desenvolvimento da linguagem é muito similar nas duas modalidades. O acima nos ensina sobre a natureza da língua humana e a cognição. |
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Takei, WataruFonseca, Sandro Rodrigues daFerreira, Artur GomesRosa, Jasmin Barcellos daSilva, Milena SoaresSilva, Victor Antunes daPereira, Ernei Ribeiro2024-02-06T04:30:24Z20231678-8931http://hdl.handle.net/10183/271482001195685Muitas pesquisas linguísticas mostram que as línguas de sinais são línguas completamente gramaticalizadas e não um sistema de comunicação pantomímico. Este artigo revisa os resultados dos estudos sobre a aquisição da linguagem e investiga como os estudos sobre as línguas de sinais contribuem para explicar a capacidade humana para a linguagem e os limites do aprendizado da língua. Primeiro, a capacidade humana para a criação da linguagem foi discutida por meio da revisão das pesquisas sobre surdos com e sem consistência de input linguístico. Em segundo lugar, este artigo discute se a aquisição tardia da linguagem afeta a habilidade de produzir e compreender um número de estruturas sintáticas e morfológicas, por meio da avaliação das habilidades em língua de sinais de surdos de vários contextos linguísticos. Os resultados mostram que o resultado da produção de língua de sinais é sensível à exposição ao aprendizado da língua como também ao período de aquisição da linguagem. Finalmente, o processo de aquisição da língua de sinais em crianças surdas foi comparado com a aquisição da língua oral por crianças ouvintes. A modalidade da língua desempenha um papel menor em como a criança adquire a língua porque o curso do desenvolvimento da linguagem é muito similar nas duas modalidades. O acima nos ensina sobre a natureza da língua humana e a cognição.application/pdfporRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20 (2023), p. 1-26Língua de sinaisLinguagem e línguasAquisição de línguaA atualidade da pesquisa de língua de sinais e sua prospecção : como as línguas de sinais podem contribuir ao estudo da aquisição da linguageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195685.pdf.txt001195685.pdf.txtExtracted Texttext/plain62703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271482/2/001195685.pdf.txtc7b0c6284be005795ab84904e87b8775MD52ORIGINAL001195685.pdfTexto completoapplication/pdf539267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271482/1/001195685.pdfe18ef6085579b21af3f835a626ddc078MD5110183/2714822024-02-07 05:59:22.556673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T07:59:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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