O uso de dispositivos móveis como recurso pedagógico em uma escola municipal de Novo Hamburgo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Priscila
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201737
Resumo: O presente trabalho compõe-se de um estudo de caso sobre o uso de dispositivos móveis como recurso pedagógico em uma escola municipal de Novo Hamburgo – RS. Observou-se que havia a proibição do uso de celulares, smartphones e demais dispositivos móveis na escola. Contudo, os estudantes solicitavam a autorização para seu uso no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho foi investigar se havia resistência por parte do grupo de docentes no uso de dispositivos móveis no ambiente escolar e, se houvesse, quais suas motivações. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa e a ferramenta de coleta de dados foi questionário online. Posteriormente, se objetivou identificar se havia docentes abertos à inserção dos dispositivos móveis no ambiente escolar; e descobrir o que pensavam os docentes sobre o uso dos dispositivos móveis no processo ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram analisados e evidenciaram que os professores são abertos à inserção dos dispositivos móveis nas práticas pedagógicas, porém uma parcela significativa demonstrou insegurança sobre como fazê-lo. Os professores também apontaram questões desafiadoras, desde aspectos de infraestrutura a questões sociais do ambiente escolar. Contudo, também observaram os benefícios que estas tecnologias apresentam, ampliando o acesso às informações, à pesquisa, à interatividade e à construção de comunidades de aprendizado. Assim, entende-se que para que dispositivos móveis sejam utilizados, se faz necessário que a escola modifique sua proposta de ensinoaprendizagem, procurando inserir-se nesta sociedade em rede.
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