O uso de dispositivos móveis como recurso pedagógico em uma escola municipal de Novo Hamburgo/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201737 |
Resumo: | O presente trabalho compõe-se de um estudo de caso sobre o uso de dispositivos móveis como recurso pedagógico em uma escola municipal de Novo Hamburgo – RS. Observou-se que havia a proibição do uso de celulares, smartphones e demais dispositivos móveis na escola. Contudo, os estudantes solicitavam a autorização para seu uso no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho foi investigar se havia resistência por parte do grupo de docentes no uso de dispositivos móveis no ambiente escolar e, se houvesse, quais suas motivações. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa e a ferramenta de coleta de dados foi questionário online. Posteriormente, se objetivou identificar se havia docentes abertos à inserção dos dispositivos móveis no ambiente escolar; e descobrir o que pensavam os docentes sobre o uso dos dispositivos móveis no processo ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram analisados e evidenciaram que os professores são abertos à inserção dos dispositivos móveis nas práticas pedagógicas, porém uma parcela significativa demonstrou insegurança sobre como fazê-lo. Os professores também apontaram questões desafiadoras, desde aspectos de infraestrutura a questões sociais do ambiente escolar. Contudo, também observaram os benefícios que estas tecnologias apresentam, ampliando o acesso às informações, à pesquisa, à interatividade e à construção de comunidades de aprendizado. Assim, entende-se que para que dispositivos móveis sejam utilizados, se faz necessário que a escola modifique sua proposta de ensinoaprendizagem, procurando inserir-se nesta sociedade em rede. |
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Trevisan, PriscilaSgobbi, Fabiana Santiago2019-11-14T03:54:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/201737001106526O presente trabalho compõe-se de um estudo de caso sobre o uso de dispositivos móveis como recurso pedagógico em uma escola municipal de Novo Hamburgo – RS. Observou-se que havia a proibição do uso de celulares, smartphones e demais dispositivos móveis na escola. Contudo, os estudantes solicitavam a autorização para seu uso no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho foi investigar se havia resistência por parte do grupo de docentes no uso de dispositivos móveis no ambiente escolar e, se houvesse, quais suas motivações. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa e a ferramenta de coleta de dados foi questionário online. Posteriormente, se objetivou identificar se havia docentes abertos à inserção dos dispositivos móveis no ambiente escolar; e descobrir o que pensavam os docentes sobre o uso dos dispositivos móveis no processo ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram analisados e evidenciaram que os professores são abertos à inserção dos dispositivos móveis nas práticas pedagógicas, porém uma parcela significativa demonstrou insegurança sobre como fazê-lo. Os professores também apontaram questões desafiadoras, desde aspectos de infraestrutura a questões sociais do ambiente escolar. Contudo, também observaram os benefícios que estas tecnologias apresentam, ampliando o acesso às informações, à pesquisa, à interatividade e à construção de comunidades de aprendizado. Assim, entende-se que para que dispositivos móveis sejam utilizados, se faz necessário que a escola modifique sua proposta de ensinoaprendizagem, procurando inserir-se nesta sociedade em rede.The present paper is composed of a case study on the use of mobile devices as a pedagogical resource in a municipal school in Novo Hamburgo, RS. It was noted that there was a ban on the use of mobile phones, smartphones and other mobile devices in school. However, the students requested authorization for their use in the school environment. The objective of this study was to investigate if there was resistance on the part of the teachers in the use of mobile devices in the school environment and, if there were, what their motivations were. The methodology used was quantitative and qualitative and the data collect tool was an online questionnaire. Later, it was aimed to identify if there were teachers open to the insertion of mobile devices in the school environment; and find out what teachers thought about the use of mobile devices in the teaching-learning process. The results obtained were analyzed and showed that teachers are open to the insertion of mobile devices in pedagogical practices, but a significant portion showed insecurity on how to do it. Teachers also pointed to challenging issues ranging from infrastructure aspects to social issues in the school environment. However, they also observed the benefits of these technologies, increasing access to information, research, interactivity and building learning communities. Thus, it is understood that for mobile devices to be used, it is necessary for the school to modify its teaching-learning proposal, seeking to insert itself in this networked society.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Dispositivos móveisEducationInformation and Communication TechnologiesMobile devicesO uso de dispositivos móveis como recurso pedagógico em uma escola municipal de Novo Hamburgo/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106526.pdf.txt001106526.pdf.txtExtracted Texttext/plain91949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201737/2/001106526.pdf.txtedc5dfb5bd978d5b16e4b289db38d055MD52ORIGINAL001106526.pdfTexto completoapplication/pdf1137824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201737/1/001106526.pdf9e8596b7feb4579622f0934cd4d08dd8MD5110183/2017372019-11-15 04:51:34.90338oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201737Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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