O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212574 |
Resumo: | Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo exacerbado de produtos de moda, tanto de itens novos quanto de segunda mão. Nesse cenário, os brechós surgem como uma alternativa orientada ao prolongamento da vida de produtos em condições de uso e como potencial influenciador de mudanças de comportamento. Este artigo traz uma pesquisa desenvolvida por meio de questionários aplicados com proprietários e frequentadores de lojas de brechós, com o objetivo de identificar a motivação e a percepção de compra e venda, abordando teorias como o Design para o Comportamento Sustentável e o consumo de vestuário de segunda mão. Os resultados apontam para um modelo de negócio com enorme potencial como orientador de comportamentos voltados à sustentabilidade. |
id |
UFRGS-2_d3f6d73ed527c09b2285855bc7a17318 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212574 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Neumann, DanielaCarvalho, Nathalia AlborghettiPiffero, Victória de MenezesPizzato, Gabriela Zubaran de AzevedoJacques, Jocelise Jacques de2020-08-04T03:38:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/212574001116553Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo exacerbado de produtos de moda, tanto de itens novos quanto de segunda mão. Nesse cenário, os brechós surgem como uma alternativa orientada ao prolongamento da vida de produtos em condições de uso e como potencial influenciador de mudanças de comportamento. Este artigo traz uma pesquisa desenvolvida por meio de questionários aplicados com proprietários e frequentadores de lojas de brechós, com o objetivo de identificar a motivação e a percepção de compra e venda, abordando teorias como o Design para o Comportamento Sustentável e o consumo de vestuário de segunda mão. Os resultados apontam para um modelo de negócio com enorme potencial como orientador de comportamentos voltados à sustentabilidade.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 226-243SustentabilidadeDesignComportamento sustentávelO brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116553.pdf.txt001116553.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/2/001116553.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116553.pdfCapítulo 12application/pdf3005083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/1/001116553.pdfaa3f298638660239bd9a013eea7f87b0MD5110183/2125742020-08-05 03:38:59.409958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-05T06:38:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis |
title |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis |
spellingShingle |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis Neumann, Daniela Sustentabilidade Design Comportamento sustentável |
title_short |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis |
title_full |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis |
title_fullStr |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis |
title_full_unstemmed |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis |
title_sort |
O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis |
author |
Neumann, Daniela |
author_facet |
Neumann, Daniela Carvalho, Nathalia Alborghetti Piffero, Victória de Menezes Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo Jacques, Jocelise Jacques de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Nathalia Alborghetti Piffero, Victória de Menezes Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo Jacques, Jocelise Jacques de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neumann, Daniela Carvalho, Nathalia Alborghetti Piffero, Victória de Menezes Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo Jacques, Jocelise Jacques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Design Comportamento sustentável |
topic |
Sustentabilidade Design Comportamento sustentável |
description |
Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo exacerbado de produtos de moda, tanto de itens novos quanto de segunda mão. Nesse cenário, os brechós surgem como uma alternativa orientada ao prolongamento da vida de produtos em condições de uso e como potencial influenciador de mudanças de comportamento. Este artigo traz uma pesquisa desenvolvida por meio de questionários aplicados com proprietários e frequentadores de lojas de brechós, com o objetivo de identificar a motivação e a percepção de compra e venda, abordando teorias como o Design para o Comportamento Sustentável e o consumo de vestuário de segunda mão. Os resultados apontam para um modelo de negócio com enorme potencial como orientador de comportamentos voltados à sustentabilidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-04T03:38:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212574 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116553 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212574 |
identifier_str_mv |
001116553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 226-243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/2/001116553.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/1/001116553.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e aa3f298638660239bd9a013eea7f87b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447718312542208 |