O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neumann, Daniela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Nathalia Alborghetti, Piffero, Victória de Menezes, Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo, Jacques, Jocelise Jacques de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212574
Resumo: Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo exacerbado de produtos de moda, tanto de itens novos quanto de segunda mão. Nesse cenário, os brechós surgem como uma alternativa orientada ao prolongamento da vida de produtos em condições de uso e como potencial influenciador de mudanças de comportamento. Este artigo traz uma pesquisa desenvolvida por meio de questionários aplicados com proprietários e frequentadores de lojas de brechós, com o objetivo de identificar a motivação e a percepção de compra e venda, abordando teorias como o Design para o Comportamento Sustentável e o consumo de vestuário de segunda mão. Os resultados apontam para um modelo de negócio com enorme potencial como orientador de comportamentos voltados à sustentabilidade.
id UFRGS-2_d3f6d73ed527c09b2285855bc7a17318
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212574
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neumann, DanielaCarvalho, Nathalia AlborghettiPiffero, Victória de MenezesPizzato, Gabriela Zubaran de AzevedoJacques, Jocelise Jacques de2020-08-04T03:38:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/212574001116553Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo exacerbado de produtos de moda, tanto de itens novos quanto de segunda mão. Nesse cenário, os brechós surgem como uma alternativa orientada ao prolongamento da vida de produtos em condições de uso e como potencial influenciador de mudanças de comportamento. Este artigo traz uma pesquisa desenvolvida por meio de questionários aplicados com proprietários e frequentadores de lojas de brechós, com o objetivo de identificar a motivação e a percepção de compra e venda, abordando teorias como o Design para o Comportamento Sustentável e o consumo de vestuário de segunda mão. Os resultados apontam para um modelo de negócio com enorme potencial como orientador de comportamentos voltados à sustentabilidade.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 226-243SustentabilidadeDesignComportamento sustentávelO brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116553.pdf.txt001116553.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/2/001116553.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116553.pdfCapítulo 12application/pdf3005083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/1/001116553.pdfaa3f298638660239bd9a013eea7f87b0MD5110183/2125742020-08-05 03:38:59.409958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-05T06:38:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
title O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
spellingShingle O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
Neumann, Daniela
Sustentabilidade
Design
Comportamento sustentável
title_short O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
title_full O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
title_fullStr O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
title_full_unstemmed O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
title_sort O brechó como estratégia para o estímulo de comportamentos sustentáveis
author Neumann, Daniela
author_facet Neumann, Daniela
Carvalho, Nathalia Alborghetti
Piffero, Victória de Menezes
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
Jacques, Jocelise Jacques de
author_role author
author2 Carvalho, Nathalia Alborghetti
Piffero, Victória de Menezes
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
Jacques, Jocelise Jacques de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neumann, Daniela
Carvalho, Nathalia Alborghetti
Piffero, Victória de Menezes
Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo
Jacques, Jocelise Jacques de
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Design
Comportamento sustentável
topic Sustentabilidade
Design
Comportamento sustentável
description Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo exacerbado de produtos de moda, tanto de itens novos quanto de segunda mão. Nesse cenário, os brechós surgem como uma alternativa orientada ao prolongamento da vida de produtos em condições de uso e como potencial influenciador de mudanças de comportamento. Este artigo traz uma pesquisa desenvolvida por meio de questionários aplicados com proprietários e frequentadores de lojas de brechós, com o objetivo de identificar a motivação e a percepção de compra e venda, abordando teorias como o Design para o Comportamento Sustentável e o consumo de vestuário de segunda mão. Os resultados apontam para um modelo de negócio com enorme potencial como orientador de comportamentos voltados à sustentabilidade.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T03:38:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116553
url http://hdl.handle.net/10183/212574
identifier_str_mv 001116553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 226-243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/2/001116553.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212574/1/001116553.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
aa3f298638660239bd9a013eea7f87b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447718312542208