Potencialidades de uma prática envolvendo a interpretação e análise de dados e gráficos estatísticos com o uso de materiais didáticos do GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsato, Júlia Bürgel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270504
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar potencialidades de uma prática envolvendo o uso das Tecnologias Digitais, especialmente de materiais didáticos disponíveis no software GeoGebra, no que diz respeito à interpretação e análise de dados e de gráficos estatísticos. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em duas turmas de sexto ano de um colégio particular de Porto Alegre, RS. Os dados produzidos consistiram nas respostas escritas pelos estudantes, nos dados coletados pelos estudantes, nos vídeos das apresentações dos estudantes gravados pela docente e nas anotações em diário de campo realizadas pela pesquisadora. A partir da análise, foi possível apontar potencialidades da proposta, como a de que os estudantes, ao explorarem o primeiro material didático selecionado, perceberam que quando eles faziam alterações e interações, o gráfico de setores mudava automaticamente, observando também a mudança nas porcentagens. Além disso, esse material didático proporcionou que os estudantes testassem e construíssem hipóteses para responder às questões. Outra potencialidade da prática foi o fato que os estudantes, com o segundo material didático, puderam observar o comportamento de dois tipos de gráficos simultaneamente: o gráfico de colunas e o gráfico de setores. Como aprendizados, são destacados pontos relacionados a intervenções da professora. Uma limitação a destacar é relacionada ao segundo material didático, que apresenta apenas 5 categorias para a classificação dos dados, o que pode limitar a coleta dos dados e comprometer a veracidade da coleta. Diante disso, são apresentadas possibilidades para práticas futuras, tais como ampliar mais o debate acerca dos dados e dos tipos de gráficos. Conclui-se que, apesar dos desafios encontrados durante a prática, o uso de materiais didáticos do GeoGebra pode contribuir para a interpretação e análise de dados e gráficos estatísticos.
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A partir da análise, foi possível apontar potencialidades da proposta, como a de que os estudantes, ao explorarem o primeiro material didático selecionado, perceberam que quando eles faziam alterações e interações, o gráfico de setores mudava automaticamente, observando também a mudança nas porcentagens. Além disso, esse material didático proporcionou que os estudantes testassem e construíssem hipóteses para responder às questões. Outra potencialidade da prática foi o fato que os estudantes, com o segundo material didático, puderam observar o comportamento de dois tipos de gráficos simultaneamente: o gráfico de colunas e o gráfico de setores. Como aprendizados, são destacados pontos relacionados a intervenções da professora. Uma limitação a destacar é relacionada ao segundo material didático, que apresenta apenas 5 categorias para a classificação dos dados, o que pode limitar a coleta dos dados e comprometer a veracidade da coleta. Diante disso, são apresentadas possibilidades para práticas futuras, tais como ampliar mais o debate acerca dos dados e dos tipos de gráficos. Conclui-se que, apesar dos desafios encontrados durante a prática, o uso de materiais didáticos do GeoGebra pode contribuir para a interpretação e análise de dados e gráficos estatísticos.This research aims to identify the potentialities of a practice developed in the 6th grade of Elementary School involving the use of Digital Technologies, especially didactic materials available in the software GeoGebra, concerning the interpretation and analysis of data and statistical graphs. The research is qualitative and was carried out in two 6th-grade classes of a private school in Porto Alegre, RS, Brazil. The produced data consisted of the answers written by the students, the data collected by the students, videos of student presentations recorded by the teacher and field notes made by the researcher. Through the analysis, it was possible to point out potentialities of the proposal, such as students realizing, while exploring the first selected didact material, that when they made changes and interactions, the pie chart changed automatically, also observing the percentage changes. Additionally, this didact material allowed students to test and formulate hypotheses to answer the questions. Another potentiality of the practice was that, with the second didact material, students could observe the behavior of two types of graphs simultaneously: column chart and pie chart. Furthermore, it's important to highlight the autonomy in the second stage of the practice, where students could gather data based on their areas of interest, becoming protagonists in their learning process. As learnings, points are highlighted regarding teacher interventions. A limitation to highlight is related to the second didact material, which presents only 5 categories for data classification, which can limit data collection and compromise the veracity of the collection. That said, possibilities for future practices are presented, such as expanding discussions about data and graph types. In conclusion, despite the challenges encountered during the practice, the use of GeoGebra didact materials can contribute to the interpretation and analysis of data and statistical graphs.application/pdfporTecnologias digitaisMaterial didáticoGraficos estatisticosStatistical graphsInterpretation and analysisDigital technologiesData collectionDidact materialsStatistic educationPotencialidades de uma prática envolvendo a interpretação e análise de dados e gráficos estatísticos com o uso de materiais didáticos do GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189504.pdf.txt001189504.pdf.txtExtracted Texttext/plain233621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270504/2/001189504.pdf.txt6eb630a70e49e12de9774872a54c543eMD52ORIGINAL001189504.pdfTexto completoapplication/pdf13608399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270504/1/001189504.pdfa6655424dcccb99962db8221f41b415dMD5110183/2705042023-12-24 04:26:03.49208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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