A escola como meio de inclusão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparin, Eunice Dalla Vecchia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39568
Resumo: A questão de investigação desse trabalho são as dificuldades e as possibilidades encontradas em minha prática durante o processo de inclusão digital dos alunos da classe de alfabetização em uma escola pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre. Durante esse processo, que teve como recurso o computador e os jogos computadorizados, foram observadas as habilidades da criança em relação ao equipamento e a interação com os jogos computacionais, e analisadas as inferências dessas ações em relação à construção da leitura e da escrita, às atitudes dos alunos em relação à tomada de decisão e a aprendizagem de conceitos em sala de aula.
id UFRGS-2_d455c6c3f371e6ec8762127d903cb322
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39568
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gasparin, Eunice Dalla VecchiaCollares, Darli2012-04-25T01:24:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/39568000823644A questão de investigação desse trabalho são as dificuldades e as possibilidades encontradas em minha prática durante o processo de inclusão digital dos alunos da classe de alfabetização em uma escola pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre. Durante esse processo, que teve como recurso o computador e os jogos computadorizados, foram observadas as habilidades da criança em relação ao equipamento e a interação com os jogos computacionais, e analisadas as inferências dessas ações em relação à construção da leitura e da escrita, às atitudes dos alunos em relação à tomada de decisão e a aprendizagem de conceitos em sala de aula.application/pdfporEscolaInclusão digitaljogos pedagogicosEducaçãoA escola como meio de inclusão digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823644.pdf000823644.pdfTexto completoapplication/pdf214323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39568/1/000823644.pdf8ec04f6397657b424fb2bc823d7d36a8MD51TEXT000823644.pdf.txt000823644.pdf.txtExtracted Texttext/plain62616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39568/2/000823644.pdf.txt3225997669eeef47e89987248ffff94fMD52THUMBNAIL000823644.pdf.jpg000823644.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39568/3/000823644.pdf.jpg43f0c4dcf90768f7a04782da3607723fMD5310183/395682018-10-11 08:44:58.406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39568Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-11T11:44:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola como meio de inclusão digital
title A escola como meio de inclusão digital
spellingShingle A escola como meio de inclusão digital
Gasparin, Eunice Dalla Vecchia
Escola
Inclusão digital
jogos pedagogicos
Educação
title_short A escola como meio de inclusão digital
title_full A escola como meio de inclusão digital
title_fullStr A escola como meio de inclusão digital
title_full_unstemmed A escola como meio de inclusão digital
title_sort A escola como meio de inclusão digital
author Gasparin, Eunice Dalla Vecchia
author_facet Gasparin, Eunice Dalla Vecchia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparin, Eunice Dalla Vecchia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Inclusão digital
jogos pedagogicos
Educação
topic Escola
Inclusão digital
jogos pedagogicos
Educação
description A questão de investigação desse trabalho são as dificuldades e as possibilidades encontradas em minha prática durante o processo de inclusão digital dos alunos da classe de alfabetização em uma escola pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre. Durante esse processo, que teve como recurso o computador e os jogos computadorizados, foram observadas as habilidades da criança em relação ao equipamento e a interação com os jogos computacionais, e analisadas as inferências dessas ações em relação à construção da leitura e da escrita, às atitudes dos alunos em relação à tomada de decisão e a aprendizagem de conceitos em sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39568
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823644
url http://hdl.handle.net/10183/39568
identifier_str_mv 000823644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39568/1/000823644.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39568/2/000823644.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39568/3/000823644.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ec04f6397657b424fb2bc823d7d36a8
3225997669eeef47e89987248ffff94f
43f0c4dcf90768f7a04782da3607723f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724526225522688