Universidades corporativas : modismo ou inovação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19701 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou identificar e analisar algumas bases teóricoempíricas que sustentam o modelo de Universidade Corporativa (UC), descrever a imagem da UC na mídia especializada, bem como verificar se seus procedimentos estão alinhados com o conceito proposto por Meister (1999).Trata-se de uma pesquisa exploratória com base em exemplos ilustrativos acerca de como se caracterizam a implantação e o desenvolvimento da UC, bem como de um estudo de caso em uma empresa do setor financeiro. Os sujeitos são usuários e clientes internos ou externos das UC, e a coleta de dados deu-se através de fontes documentais, entrevistas semi-dirigidas e aplicação de questionários pessoalmente ou via Internet. A análise dos dados deu-se à luz da literatura pertinente e de tratamento estatístico parametrizado via software "Sphinxs". (Contianuação) Os resultados indicam que as UC, implantadas ou em fase de implantação no Brasil, caracterizam-se como unidades internas de educação que sistematizam o treinamento e promovem o desenvolvimento em moldes que não se distanciam, de todo, dos centros de T&D. Do modo como se apresentam , as UC encontram-se distantes, inclusive, da proposta teórica de Meister (1999), configurando-se mais como um modismo do que uma inovação. |
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