Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Jose Cicero
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275031
Resumo: Esta investigação objetivou verificar se o desenvolvimento do nível de estruturação espaço-temporal influencia na aquisição da manchete. A amostra constou de alunos do sexo masculino, entre 10 e 12 anos, sem experiência no aprendizado da manchete. Após a aplicação de um pré-teste de estruturação espaço-temporal, formou-se, através de emparelhamento e sorteio, um grupo experimental e um de controle. Ao grupo experimental foi aplicado um tratamento de estruturação espaço-temporal, realizado após um pós-teste desta habilidade em ambos os grupos. A seguir, aos dois grupos, efetuou-se o tratamento referente à aquisição da manchete. Logo após, aplicou-se o teste de escores de perfomance da manchete. Os dados submetidos ao teste "T" de STUDENT, foram significativos (p < 0,003) a favor do grupo experimental no tratamento de estruturação espaço-temporal. Entretanto, embora superiores, não houve significância (p < 0,05) favorável a este grupo nos dados obtidos após a aquisição da manchete. Conclui-se que a estruturação espaço-temporal, mesmo necessária, não tem predominância sobre as demais habilidades motoras e que a combinação destas é que determinará o sucesso na aquisição da manchete. Em funçao disto, uma Educação Psicomotora representa a base para a iniciação desportiva.
id UFRGS-2_d4f40dcd7b218621624bec0675ab584c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275031
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Jose Cicero2024-04-24T06:16:47Z19880102-8308http://hdl.handle.net/10183/275031000053350Esta investigação objetivou verificar se o desenvolvimento do nível de estruturação espaço-temporal influencia na aquisição da manchete. A amostra constou de alunos do sexo masculino, entre 10 e 12 anos, sem experiência no aprendizado da manchete. Após a aplicação de um pré-teste de estruturação espaço-temporal, formou-se, através de emparelhamento e sorteio, um grupo experimental e um de controle. Ao grupo experimental foi aplicado um tratamento de estruturação espaço-temporal, realizado após um pós-teste desta habilidade em ambos os grupos. A seguir, aos dois grupos, efetuou-se o tratamento referente à aquisição da manchete. Logo após, aplicou-se o teste de escores de perfomance da manchete. Os dados submetidos ao teste "T" de STUDENT, foram significativos (p < 0,003) a favor do grupo experimental no tratamento de estruturação espaço-temporal. Entretanto, embora superiores, não houve significância (p < 0,05) favorável a este grupo nos dados obtidos após a aquisição da manchete. Conclui-se que a estruturação espaço-temporal, mesmo necessária, não tem predominância sobre as demais habilidades motoras e que a combinação destas é que determinará o sucesso na aquisição da manchete. Em funçao disto, uma Educação Psicomotora representa a base para a iniciação desportiva.This investigation has aimed to verify if the development of the space-time estructure level influences in the acquisition of bump pass. The sample consisted on male students from 10 to 12 years old, with no experience in the learning of the bump pass. After the application of a pre-test of space-time structure, the experimental and the control groups were formed by means of leveling off and drawing lots. A treatment of space-time structure was applied to the experimental group, and then a post-test of this skill was accomplished in both groups. After that it was achieved the treatment concerning the acquisition of the bump pass to both groups and then the test scores of bump pass perfomance was applied. The data submitted to "T" test of STUDENT were significant (p < 0,003) in favor the experimental group in the treatment of space-time structure. Nevertheless, altough superior, there wasn't significance p < 0,05 favorable to the experimental group in the data attained after the acquisition of the bump pass. One can conclude that the space-time structure, even necessary, isn't dominant over the other motor abilities and that the combination of these is what will determine the sucess in the acquisition of the bump pass. For this reason, a psychomotor education represents a basic for the sport iniciation.application/pdfporKinesis. Santa Maria. Vol. 4, n. 2 (jul./dez.1988), p. 267-289VoleibolEnsino e aprendizagemControle do movimentoAprendizagem motoraInfluência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibolInfluence of space-time structure in the aquisition of a motor skill in volleyball info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000053350.pdf.txt000053350.pdf.txtExtracted Texttext/plain43843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/2/000053350.pdf.txtd2bcadbcaea4d977a366d26321042f9cMD52ORIGINAL000053350.pdfTexto completoapplication/pdf427096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/1/000053350.pdf5fd4c9f8008b07668448bacad3e0f65aMD5110183/2750312024-04-25 05:50:48.039669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-25T08:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Influence of space-time structure in the aquisition of a motor skill in volleyball
title Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
spellingShingle Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
Moraes, Jose Cicero
Voleibol
Ensino e aprendizagem
Controle do movimento
Aprendizagem motora
title_short Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
title_full Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
title_fullStr Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
title_full_unstemmed Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
title_sort Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
author Moraes, Jose Cicero
author_facet Moraes, Jose Cicero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Jose Cicero
dc.subject.por.fl_str_mv Voleibol
Ensino e aprendizagem
Controle do movimento
Aprendizagem motora
topic Voleibol
Ensino e aprendizagem
Controle do movimento
Aprendizagem motora
description Esta investigação objetivou verificar se o desenvolvimento do nível de estruturação espaço-temporal influencia na aquisição da manchete. A amostra constou de alunos do sexo masculino, entre 10 e 12 anos, sem experiência no aprendizado da manchete. Após a aplicação de um pré-teste de estruturação espaço-temporal, formou-se, através de emparelhamento e sorteio, um grupo experimental e um de controle. Ao grupo experimental foi aplicado um tratamento de estruturação espaço-temporal, realizado após um pós-teste desta habilidade em ambos os grupos. A seguir, aos dois grupos, efetuou-se o tratamento referente à aquisição da manchete. Logo após, aplicou-se o teste de escores de perfomance da manchete. Os dados submetidos ao teste "T" de STUDENT, foram significativos (p < 0,003) a favor do grupo experimental no tratamento de estruturação espaço-temporal. Entretanto, embora superiores, não houve significância (p < 0,05) favorável a este grupo nos dados obtidos após a aquisição da manchete. Conclui-se que a estruturação espaço-temporal, mesmo necessária, não tem predominância sobre as demais habilidades motoras e que a combinação destas é que determinará o sucesso na aquisição da manchete. Em funçao disto, uma Educação Psicomotora representa a base para a iniciação desportiva.
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-24T06:16:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275031
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-8308
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000053350
identifier_str_mv 0102-8308
000053350
url http://hdl.handle.net/10183/275031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Kinesis. Santa Maria. Vol. 4, n. 2 (jul./dez.1988), p. 267-289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/2/000053350.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/1/000053350.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2bcadbcaea4d977a366d26321042f9c
5fd4c9f8008b07668448bacad3e0f65a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225116899606528