Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275031 |
Resumo: | Esta investigação objetivou verificar se o desenvolvimento do nível de estruturação espaço-temporal influencia na aquisição da manchete. A amostra constou de alunos do sexo masculino, entre 10 e 12 anos, sem experiência no aprendizado da manchete. Após a aplicação de um pré-teste de estruturação espaço-temporal, formou-se, através de emparelhamento e sorteio, um grupo experimental e um de controle. Ao grupo experimental foi aplicado um tratamento de estruturação espaço-temporal, realizado após um pós-teste desta habilidade em ambos os grupos. A seguir, aos dois grupos, efetuou-se o tratamento referente à aquisição da manchete. Logo após, aplicou-se o teste de escores de perfomance da manchete. Os dados submetidos ao teste "T" de STUDENT, foram significativos (p < 0,003) a favor do grupo experimental no tratamento de estruturação espaço-temporal. Entretanto, embora superiores, não houve significância (p < 0,05) favorável a este grupo nos dados obtidos após a aquisição da manchete. Conclui-se que a estruturação espaço-temporal, mesmo necessária, não tem predominância sobre as demais habilidades motoras e que a combinação destas é que determinará o sucesso na aquisição da manchete. Em funçao disto, uma Educação Psicomotora representa a base para a iniciação desportiva. |
id |
UFRGS-2_d4f40dcd7b218621624bec0675ab584c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275031 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Jose Cicero2024-04-24T06:16:47Z19880102-8308http://hdl.handle.net/10183/275031000053350Esta investigação objetivou verificar se o desenvolvimento do nível de estruturação espaço-temporal influencia na aquisição da manchete. A amostra constou de alunos do sexo masculino, entre 10 e 12 anos, sem experiência no aprendizado da manchete. Após a aplicação de um pré-teste de estruturação espaço-temporal, formou-se, através de emparelhamento e sorteio, um grupo experimental e um de controle. Ao grupo experimental foi aplicado um tratamento de estruturação espaço-temporal, realizado após um pós-teste desta habilidade em ambos os grupos. A seguir, aos dois grupos, efetuou-se o tratamento referente à aquisição da manchete. Logo após, aplicou-se o teste de escores de perfomance da manchete. Os dados submetidos ao teste "T" de STUDENT, foram significativos (p < 0,003) a favor do grupo experimental no tratamento de estruturação espaço-temporal. Entretanto, embora superiores, não houve significância (p < 0,05) favorável a este grupo nos dados obtidos após a aquisição da manchete. Conclui-se que a estruturação espaço-temporal, mesmo necessária, não tem predominância sobre as demais habilidades motoras e que a combinação destas é que determinará o sucesso na aquisição da manchete. Em funçao disto, uma Educação Psicomotora representa a base para a iniciação desportiva.This investigation has aimed to verify if the development of the space-time estructure level influences in the acquisition of bump pass. The sample consisted on male students from 10 to 12 years old, with no experience in the learning of the bump pass. After the application of a pre-test of space-time structure, the experimental and the control groups were formed by means of leveling off and drawing lots. A treatment of space-time structure was applied to the experimental group, and then a post-test of this skill was accomplished in both groups. After that it was achieved the treatment concerning the acquisition of the bump pass to both groups and then the test scores of bump pass perfomance was applied. The data submitted to "T" test of STUDENT were significant (p < 0,003) in favor the experimental group in the treatment of space-time structure. Nevertheless, altough superior, there wasn't significance p < 0,05 favorable to the experimental group in the data attained after the acquisition of the bump pass. One can conclude that the space-time structure, even necessary, isn't dominant over the other motor abilities and that the combination of these is what will determine the sucess in the acquisition of the bump pass. For this reason, a psychomotor education represents a basic for the sport iniciation.application/pdfporKinesis. Santa Maria. Vol. 4, n. 2 (jul./dez.1988), p. 267-289VoleibolEnsino e aprendizagemControle do movimentoAprendizagem motoraInfluência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibolInfluence of space-time structure in the aquisition of a motor skill in volleyball info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000053350.pdf.txt000053350.pdf.txtExtracted Texttext/plain43843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/2/000053350.pdf.txtd2bcadbcaea4d977a366d26321042f9cMD52ORIGINAL000053350.pdfTexto completoapplication/pdf427096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/1/000053350.pdf5fd4c9f8008b07668448bacad3e0f65aMD5110183/2750312024-04-25 05:50:48.039669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-25T08:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Influence of space-time structure in the aquisition of a motor skill in volleyball |
title |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol |
spellingShingle |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol Moraes, Jose Cicero Voleibol Ensino e aprendizagem Controle do movimento Aprendizagem motora |
title_short |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol |
title_full |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol |
title_fullStr |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol |
title_full_unstemmed |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol |
title_sort |
Influência da estruturação espaço-temporal na aquisição de uma destreza motora do volibol |
author |
Moraes, Jose Cicero |
author_facet |
Moraes, Jose Cicero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Jose Cicero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voleibol Ensino e aprendizagem Controle do movimento Aprendizagem motora |
topic |
Voleibol Ensino e aprendizagem Controle do movimento Aprendizagem motora |
description |
Esta investigação objetivou verificar se o desenvolvimento do nível de estruturação espaço-temporal influencia na aquisição da manchete. A amostra constou de alunos do sexo masculino, entre 10 e 12 anos, sem experiência no aprendizado da manchete. Após a aplicação de um pré-teste de estruturação espaço-temporal, formou-se, através de emparelhamento e sorteio, um grupo experimental e um de controle. Ao grupo experimental foi aplicado um tratamento de estruturação espaço-temporal, realizado após um pós-teste desta habilidade em ambos os grupos. A seguir, aos dois grupos, efetuou-se o tratamento referente à aquisição da manchete. Logo após, aplicou-se o teste de escores de perfomance da manchete. Os dados submetidos ao teste "T" de STUDENT, foram significativos (p < 0,003) a favor do grupo experimental no tratamento de estruturação espaço-temporal. Entretanto, embora superiores, não houve significância (p < 0,05) favorável a este grupo nos dados obtidos após a aquisição da manchete. Conclui-se que a estruturação espaço-temporal, mesmo necessária, não tem predominância sobre as demais habilidades motoras e que a combinação destas é que determinará o sucesso na aquisição da manchete. Em funçao disto, uma Educação Psicomotora representa a base para a iniciação desportiva. |
publishDate |
1988 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1988 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-24T06:16:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/275031 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-8308 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000053350 |
identifier_str_mv |
0102-8308 000053350 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/275031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Kinesis. Santa Maria. Vol. 4, n. 2 (jul./dez.1988), p. 267-289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/2/000053350.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275031/1/000053350.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2bcadbcaea4d977a366d26321042f9c 5fd4c9f8008b07668448bacad3e0f65a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225116899606528 |