Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Márcio Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Luciana de Oliveira, Rocha, Leandro Oliveira, Araújo, Samuel Nascimento de, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266594
Resumo: Neste texto partimos da reflexão sobre os discursos higienistas atualmente utilizados no contexto social para legitimar a presença da Educação Física na escola em função de um cenário pandêmico. Por conseguinte, evidenciamos que tal discurso é incoerente com o que se espera da formação escolar, principalmente se observarmos os ataques sofridos pela Educação Física na escola e o fato de que esses discursos demonstram o retrocesso da área, marcado pela noção de Educação Física apenas como momento de fazer atividade física. Defendemos uma Educação Física escolar crítica, como possibilidade viável de reconectar a Educação Física, como área de conhecimento, à escola – objetivo deste ensaio.
id UFRGS-2_d515db69b274daab97743911b3ac7baf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266594
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coelho, Márcio CardosoNunes, Luciana de OliveiraRocha, Leandro OliveiraAraújo, Samuel Nascimento deBossle, Fabiano2023-11-04T03:33:46Z20221415-4676http://hdl.handle.net/10183/266594001173267Neste texto partimos da reflexão sobre os discursos higienistas atualmente utilizados no contexto social para legitimar a presença da Educação Física na escola em função de um cenário pandêmico. Por conseguinte, evidenciamos que tal discurso é incoerente com o que se espera da formação escolar, principalmente se observarmos os ataques sofridos pela Educação Física na escola e o fato de que esses discursos demonstram o retrocesso da área, marcado pela noção de Educação Física apenas como momento de fazer atividade física. Defendemos uma Educação Física escolar crítica, como possibilidade viável de reconectar a Educação Física, como área de conhecimento, à escola – objetivo deste ensaio.The discussion in this article starts from the reflection on the hygienist discourses which are currently used in the social context and it mains to legitimize the presence of Physical Education at school in a pandemic scenario. We evidence that such discourse is inconsistent in relation to what is expected by school education, especially if we observe the the attacks suffered by Physical Education at school and the fact that these discourses demonstrate a step backwards, marked by the notion which consider Physical Education as time to practice a physical activity. The aim of this essay is defending critical school Physical Education as a viable possibility to reconnect this area of knowledge to the school.Este estudio forma parte de la reflexión de los discursos higienistas actualmente utilizados en el contexto social para legitimar la presencia de la Educación Física en la escuela ante un escenario de pandemia. Por lo tanto, evidenciamos que tal discurso es incoherente con lo que esperamos de la formación escolar sobre todo si se observan los ataques sufridos por la Educación Físicaen la escuela y demostramos que estos discursos la regresión del área, marcada por la noción de Educación Física como tiempo para hacer actividad física. Defendemos la Educación Física escolar crítica como una posibilidad viable para reconectar la Educación Física, como área de conocimiento, a la escuela – objetivo de este ensayo.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e72512 (2022) p. 1-16Educação física escolarPandemia de COVID-19 (2020-)Educação críticaPandemicSchool physical educationCritical educationEducación física escolarPandemiaEducación críticaReconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmicoReconnecting physical education to school : a post pandemic challengeReconectar la educación física a la escuela : un reto post pandemiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173267.pdf.txt001173267.pdf.txtExtracted Texttext/plain35702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/2/001173267.pdf.txt01143aae8e005cbd1b12f0752f317f49MD52ORIGINAL001173267.pdfTexto completoapplication/pdf258806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/1/001173267.pdfa516d21d1bb1f36e4fc074a9c7029306MD5110183/2665942023-11-05 04:24:08.394842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-05T06:24:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reconnecting physical education to school : a post pandemic challenge
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Reconectar la educación física a la escuela : un reto post pandemia
title Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
spellingShingle Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
Coelho, Márcio Cardoso
Educação física escolar
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação crítica
Pandemic
School physical education
Critical education
Educación física escolar
Pandemia
Educación crítica
title_short Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
title_full Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
title_fullStr Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
title_full_unstemmed Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
title_sort Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
author Coelho, Márcio Cardoso
author_facet Coelho, Márcio Cardoso
Nunes, Luciana de Oliveira
Rocha, Leandro Oliveira
Araújo, Samuel Nascimento de
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Nunes, Luciana de Oliveira
Rocha, Leandro Oliveira
Araújo, Samuel Nascimento de
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Márcio Cardoso
Nunes, Luciana de Oliveira
Rocha, Leandro Oliveira
Araújo, Samuel Nascimento de
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação crítica
topic Educação física escolar
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação crítica
Pandemic
School physical education
Critical education
Educación física escolar
Pandemia
Educación crítica
dc.subject.eng.fl_str_mv Pandemic
School physical education
Critical education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física escolar
Pandemia
Educación crítica
description Neste texto partimos da reflexão sobre os discursos higienistas atualmente utilizados no contexto social para legitimar a presença da Educação Física na escola em função de um cenário pandêmico. Por conseguinte, evidenciamos que tal discurso é incoerente com o que se espera da formação escolar, principalmente se observarmos os ataques sofridos pela Educação Física na escola e o fato de que esses discursos demonstram o retrocesso da área, marcado pela noção de Educação Física apenas como momento de fazer atividade física. Defendemos uma Educação Física escolar crítica, como possibilidade viável de reconectar a Educação Física, como área de conhecimento, à escola – objetivo deste ensaio.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-04T03:33:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266594
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173267
identifier_str_mv 1415-4676
001173267
url http://hdl.handle.net/10183/266594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e72512 (2022) p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/2/001173267.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/1/001173267.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01143aae8e005cbd1b12f0752f317f49
a516d21d1bb1f36e4fc074a9c7029306
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225102540406784