Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266594 |
Resumo: | Neste texto partimos da reflexão sobre os discursos higienistas atualmente utilizados no contexto social para legitimar a presença da Educação Física na escola em função de um cenário pandêmico. Por conseguinte, evidenciamos que tal discurso é incoerente com o que se espera da formação escolar, principalmente se observarmos os ataques sofridos pela Educação Física na escola e o fato de que esses discursos demonstram o retrocesso da área, marcado pela noção de Educação Física apenas como momento de fazer atividade física. Defendemos uma Educação Física escolar crítica, como possibilidade viável de reconectar a Educação Física, como área de conhecimento, à escola – objetivo deste ensaio. |
id |
UFRGS-2_d515db69b274daab97743911b3ac7baf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266594 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coelho, Márcio CardosoNunes, Luciana de OliveiraRocha, Leandro OliveiraAraújo, Samuel Nascimento deBossle, Fabiano2023-11-04T03:33:46Z20221415-4676http://hdl.handle.net/10183/266594001173267Neste texto partimos da reflexão sobre os discursos higienistas atualmente utilizados no contexto social para legitimar a presença da Educação Física na escola em função de um cenário pandêmico. Por conseguinte, evidenciamos que tal discurso é incoerente com o que se espera da formação escolar, principalmente se observarmos os ataques sofridos pela Educação Física na escola e o fato de que esses discursos demonstram o retrocesso da área, marcado pela noção de Educação Física apenas como momento de fazer atividade física. Defendemos uma Educação Física escolar crítica, como possibilidade viável de reconectar a Educação Física, como área de conhecimento, à escola – objetivo deste ensaio.The discussion in this article starts from the reflection on the hygienist discourses which are currently used in the social context and it mains to legitimize the presence of Physical Education at school in a pandemic scenario. We evidence that such discourse is inconsistent in relation to what is expected by school education, especially if we observe the the attacks suffered by Physical Education at school and the fact that these discourses demonstrate a step backwards, marked by the notion which consider Physical Education as time to practice a physical activity. The aim of this essay is defending critical school Physical Education as a viable possibility to reconnect this area of knowledge to the school.Este estudio forma parte de la reflexión de los discursos higienistas actualmente utilizados en el contexto social para legitimar la presencia de la Educación Física en la escuela ante un escenario de pandemia. Por lo tanto, evidenciamos que tal discurso es incoherente con lo que esperamos de la formación escolar sobre todo si se observan los ataques sufridos por la Educación Físicaen la escuela y demostramos que estos discursos la regresión del área, marcada por la noción de Educación Física como tiempo para hacer actividad física. Defendemos la Educación Física escolar crítica como una posibilidad viable para reconectar la Educación Física, como área de conocimiento, a la escuela – objetivo de este ensayo.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e72512 (2022) p. 1-16Educação física escolarPandemia de COVID-19 (2020-)Educação críticaPandemicSchool physical educationCritical educationEducación física escolarPandemiaEducación críticaReconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmicoReconnecting physical education to school : a post pandemic challengeReconectar la educación física a la escuela : un reto post pandemiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173267.pdf.txt001173267.pdf.txtExtracted Texttext/plain35702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/2/001173267.pdf.txt01143aae8e005cbd1b12f0752f317f49MD52ORIGINAL001173267.pdfTexto completoapplication/pdf258806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/1/001173267.pdfa516d21d1bb1f36e4fc074a9c7029306MD5110183/2665942023-11-05 04:24:08.394842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-05T06:24:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reconnecting physical education to school : a post pandemic challenge |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Reconectar la educación física a la escuela : un reto post pandemia |
title |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico |
spellingShingle |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico Coelho, Márcio Cardoso Educação física escolar Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação crítica Pandemic School physical education Critical education Educación física escolar Pandemia Educación crítica |
title_short |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico |
title_full |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico |
title_fullStr |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico |
title_full_unstemmed |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico |
title_sort |
Reconectar a educação física à escola : um desafio pós-pandêmico |
author |
Coelho, Márcio Cardoso |
author_facet |
Coelho, Márcio Cardoso Nunes, Luciana de Oliveira Rocha, Leandro Oliveira Araújo, Samuel Nascimento de Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Luciana de Oliveira Rocha, Leandro Oliveira Araújo, Samuel Nascimento de Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Márcio Cardoso Nunes, Luciana de Oliveira Rocha, Leandro Oliveira Araújo, Samuel Nascimento de Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação crítica |
topic |
Educação física escolar Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação crítica Pandemic School physical education Critical education Educación física escolar Pandemia Educación crítica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pandemic School physical education Critical education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física escolar Pandemia Educación crítica |
description |
Neste texto partimos da reflexão sobre os discursos higienistas atualmente utilizados no contexto social para legitimar a presença da Educação Física na escola em função de um cenário pandêmico. Por conseguinte, evidenciamos que tal discurso é incoerente com o que se espera da formação escolar, principalmente se observarmos os ataques sofridos pela Educação Física na escola e o fato de que esses discursos demonstram o retrocesso da área, marcado pela noção de Educação Física apenas como momento de fazer atividade física. Defendemos uma Educação Física escolar crítica, como possibilidade viável de reconectar a Educação Física, como área de conhecimento, à escola – objetivo deste ensaio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-04T03:33:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266594 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173267 |
identifier_str_mv |
1415-4676 001173267 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e72512 (2022) p. 1-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/2/001173267.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266594/1/001173267.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01143aae8e005cbd1b12f0752f317f49 a516d21d1bb1f36e4fc074a9c7029306 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225102540406784 |