Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32648 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a utilização de atividades experimentais no ensino de Química para os alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho aborda o conceito de atividades experimentais para esses alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação a estas aulas na disciplina de Química. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados antes e depois da realização da atividade experimental (oficina temática), a fim de avaliar a contribuição do método para o aprendizado do conceito de ácidos e bases. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam deste tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta. |
id |
UFRGS-2_d567b57a6f8794b2634b429bb23c7d9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32648 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Mariana da SilvaSalgado, Tania Denise Miskinis2011-10-07T01:17:00Z2011http://hdl.handle.net/10183/32648000784640O presente trabalho analisa a utilização de atividades experimentais no ensino de Química para os alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho aborda o conceito de atividades experimentais para esses alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação a estas aulas na disciplina de Química. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados antes e depois da realização da atividade experimental (oficina temática), a fim de avaliar a contribuição do método para o aprendizado do conceito de ácidos e bases. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam deste tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta.application/pdfporEnsino de quimicaExperimentos : Ensino : QuímicaEducação de jovens e adultosExperimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784640.pdf.txt000784640.pdf.txtExtracted Texttext/plain38485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32648/2/000784640.pdf.txtd8be136b811a92b7b6c471929031f779MD52ORIGINAL000784640.pdf000784640.pdfTexto completoapplication/pdf228968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32648/1/000784640.pdfff194cdd1ed20a71be8b4057a17a7bd1MD51THUMBNAIL000784640.pdf.jpg000784640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32648/3/000784640.pdf.jpg40cca85bb976f9c0920ebc3ba21162faMD5310183/326482018-10-11 08:42:15.359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32648Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos |
title |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos Assis, Mariana da Silva Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Educação de jovens e adultos |
title_short |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos |
title_full |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Experimentação como estratégia didática para o ensino de química na educação de jovens e adultos |
author |
Assis, Mariana da Silva |
author_facet |
Assis, Mariana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Mariana da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Educação de jovens e adultos |
topic |
Ensino de quimica Experimentos : Ensino : Química Educação de jovens e adultos |
description |
O presente trabalho analisa a utilização de atividades experimentais no ensino de Química para os alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho aborda o conceito de atividades experimentais para esses alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação a estas aulas na disciplina de Química. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados antes e depois da realização da atividade experimental (oficina temática), a fim de avaliar a contribuição do método para o aprendizado do conceito de ácidos e bases. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam deste tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-07T01:17:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32648 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784640 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32648 |
identifier_str_mv |
000784640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32648/2/000784640.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32648/1/000784640.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32648/3/000784640.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8be136b811a92b7b6c471929031f779 ff194cdd1ed20a71be8b4057a17a7bd1 40cca85bb976f9c0920ebc3ba21162fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063871094784 |