Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kellermann, Carolina Zancan
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174472
Resumo: Estudos sobre satisfação do usuário tem o importante papel de auxiliar no processo de gestão, levando em consideração expectativas e percepção que os usuários têm dos serviços recebidos. Desse modo, este trabalho tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas de Porto Alegre - RS. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, em forma de projeto piloto no qual foi utilizado para coleta de dados um questionário estruturado, com perguntas fechadas, por meio de contato telefônico. Foram incluídos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, bem como usuários atendidos no Centro de Especialidade da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Como resultados, foi possível observar que mesmo relatando dificuldade de acesso, os usuários estão satisfeitos com as consultas de maneira geral. O projeto foi aprovado pela COMPESQ e está de acordo com as Resoluções 466/ 2012 e 510/2016.
id UFRGS-2_d625b067d9b97c7037a34aa41f56c6e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174472
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kellermann, Carolina ZancanMartins, Aline Blaya2018-04-10T02:30:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/174472001063011Estudos sobre satisfação do usuário tem o importante papel de auxiliar no processo de gestão, levando em consideração expectativas e percepção que os usuários têm dos serviços recebidos. Desse modo, este trabalho tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas de Porto Alegre - RS. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, em forma de projeto piloto no qual foi utilizado para coleta de dados um questionário estruturado, com perguntas fechadas, por meio de contato telefônico. Foram incluídos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, bem como usuários atendidos no Centro de Especialidade da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Como resultados, foi possível observar que mesmo relatando dificuldade de acesso, os usuários estão satisfeitos com as consultas de maneira geral. O projeto foi aprovado pela COMPESQ e está de acordo com as Resoluções 466/ 2012 e 510/2016.Studies on user satisfaction have the important role of assisting in the management process, taking into account opinion and perception of the users received from the services received. Thus, this study aims to evaluate the satisfaction of primary care users referred to Odontological Specialties Centers of Porto Alegre - RS. This is a descriptive study, with a quantitative approach, in the form of a pilot project with no qualities used for data collection and structured questionnaire, with closed questions, through telephone contact. The Centers of Dental Specialties (CEOs) of the city were included, as well as clients served of the School of Dentistry of UFRGS. The results, the diversity of access, users are satisfied as queries in general. The project was approved by COMPESQ and is in accordance with Resolutions 466/2012 and 510/2016.application/pdfporSatisfação do usuárioSistema Único de SaúdeUser satisfactionDentistryDentistry schoolsUnified Health SystemAvaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo pilotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoResidência em Saúde Bucalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063011.pdf001063011.pdfTexto completoapplication/pdf423553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/1/001063011.pdfc981aad8ac85d55a1f73e5d793fe46bcMD51TEXT001063011.pdf.txt001063011.pdf.txtExtracted Texttext/plain39153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/2/001063011.pdf.txtb23dc106a2a22dd613140528d6b4220cMD52THUMBNAIL001063011.pdf.jpg001063011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/3/001063011.pdf.jpg69ebf5650ce9f9b183304587b1ce5f4fMD5310183/1744722019-04-03 04:14:01.293251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-03T07:14:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
title Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
spellingShingle Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
Kellermann, Carolina Zancan
Satisfação do usuário
Sistema Único de Saúde
User satisfaction
Dentistry
Dentistry schools
Unified Health System
title_short Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
title_full Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
title_fullStr Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
title_sort Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
author Kellermann, Carolina Zancan
author_facet Kellermann, Carolina Zancan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kellermann, Carolina Zancan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Aline Blaya
contributor_str_mv Martins, Aline Blaya
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do usuário
Sistema Único de Saúde
topic Satisfação do usuário
Sistema Único de Saúde
User satisfaction
Dentistry
Dentistry schools
Unified Health System
dc.subject.eng.fl_str_mv User satisfaction
Dentistry
Dentistry schools
Unified Health System
description Estudos sobre satisfação do usuário tem o importante papel de auxiliar no processo de gestão, levando em consideração expectativas e percepção que os usuários têm dos serviços recebidos. Desse modo, este trabalho tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas de Porto Alegre - RS. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, em forma de projeto piloto no qual foi utilizado para coleta de dados um questionário estruturado, com perguntas fechadas, por meio de contato telefônico. Foram incluídos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, bem como usuários atendidos no Centro de Especialidade da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Como resultados, foi possível observar que mesmo relatando dificuldade de acesso, os usuários estão satisfeitos com as consultas de maneira geral. O projeto foi aprovado pela COMPESQ e está de acordo com as Resoluções 466/ 2012 e 510/2016.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-10T02:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174472
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063011
url http://hdl.handle.net/10183/174472
identifier_str_mv 001063011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/1/001063011.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/2/001063011.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/3/001063011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c981aad8ac85d55a1f73e5d793fe46bc
b23dc106a2a22dd613140528d6b4220c
69ebf5650ce9f9b183304587b1ce5f4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545937391616