Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174472 |
Resumo: | Estudos sobre satisfação do usuário tem o importante papel de auxiliar no processo de gestão, levando em consideração expectativas e percepção que os usuários têm dos serviços recebidos. Desse modo, este trabalho tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas de Porto Alegre - RS. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, em forma de projeto piloto no qual foi utilizado para coleta de dados um questionário estruturado, com perguntas fechadas, por meio de contato telefônico. Foram incluídos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, bem como usuários atendidos no Centro de Especialidade da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Como resultados, foi possível observar que mesmo relatando dificuldade de acesso, os usuários estão satisfeitos com as consultas de maneira geral. O projeto foi aprovado pela COMPESQ e está de acordo com as Resoluções 466/ 2012 e 510/2016. |
id |
UFRGS-2_d625b067d9b97c7037a34aa41f56c6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174472 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kellermann, Carolina ZancanMartins, Aline Blaya2018-04-10T02:30:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/174472001063011Estudos sobre satisfação do usuário tem o importante papel de auxiliar no processo de gestão, levando em consideração expectativas e percepção que os usuários têm dos serviços recebidos. Desse modo, este trabalho tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas de Porto Alegre - RS. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, em forma de projeto piloto no qual foi utilizado para coleta de dados um questionário estruturado, com perguntas fechadas, por meio de contato telefônico. Foram incluídos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, bem como usuários atendidos no Centro de Especialidade da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Como resultados, foi possível observar que mesmo relatando dificuldade de acesso, os usuários estão satisfeitos com as consultas de maneira geral. O projeto foi aprovado pela COMPESQ e está de acordo com as Resoluções 466/ 2012 e 510/2016.Studies on user satisfaction have the important role of assisting in the management process, taking into account opinion and perception of the users received from the services received. Thus, this study aims to evaluate the satisfaction of primary care users referred to Odontological Specialties Centers of Porto Alegre - RS. This is a descriptive study, with a quantitative approach, in the form of a pilot project with no qualities used for data collection and structured questionnaire, with closed questions, through telephone contact. The Centers of Dental Specialties (CEOs) of the city were included, as well as clients served of the School of Dentistry of UFRGS. The results, the diversity of access, users are satisfied as queries in general. The project was approved by COMPESQ and is in accordance with Resolutions 466/2012 and 510/2016.application/pdfporSatisfação do usuárioSistema Único de SaúdeUser satisfactionDentistryDentistry schoolsUnified Health SystemAvaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo pilotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoResidência em Saúde Bucalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063011.pdf001063011.pdfTexto completoapplication/pdf423553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/1/001063011.pdfc981aad8ac85d55a1f73e5d793fe46bcMD51TEXT001063011.pdf.txt001063011.pdf.txtExtracted Texttext/plain39153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/2/001063011.pdf.txtb23dc106a2a22dd613140528d6b4220cMD52THUMBNAIL001063011.pdf.jpg001063011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/3/001063011.pdf.jpg69ebf5650ce9f9b183304587b1ce5f4fMD5310183/1744722019-04-03 04:14:01.293251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-03T07:14:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto |
title |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto Kellermann, Carolina Zancan Satisfação do usuário Sistema Único de Saúde User satisfaction Dentistry Dentistry schools Unified Health System |
title_short |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto |
title_full |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto |
title_sort |
Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas em Porto Alegre : estudo piloto |
author |
Kellermann, Carolina Zancan |
author_facet |
Kellermann, Carolina Zancan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kellermann, Carolina Zancan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Aline Blaya |
contributor_str_mv |
Martins, Aline Blaya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do usuário Sistema Único de Saúde |
topic |
Satisfação do usuário Sistema Único de Saúde User satisfaction Dentistry Dentistry schools Unified Health System |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
User satisfaction Dentistry Dentistry schools Unified Health System |
description |
Estudos sobre satisfação do usuário tem o importante papel de auxiliar no processo de gestão, levando em consideração expectativas e percepção que os usuários têm dos serviços recebidos. Desse modo, este trabalho tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da atenção básica encaminhados a Centros de Especialidades Odontológicas de Porto Alegre - RS. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, em forma de projeto piloto no qual foi utilizado para coleta de dados um questionário estruturado, com perguntas fechadas, por meio de contato telefônico. Foram incluídos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, bem como usuários atendidos no Centro de Especialidade da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Como resultados, foi possível observar que mesmo relatando dificuldade de acesso, os usuários estão satisfeitos com as consultas de maneira geral. O projeto foi aprovado pela COMPESQ e está de acordo com as Resoluções 466/ 2012 e 510/2016. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-10T02:30:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174472 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001063011 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174472 |
identifier_str_mv |
001063011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/1/001063011.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/2/001063011.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174472/3/001063011.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c981aad8ac85d55a1f73e5d793fe46bc b23dc106a2a22dd613140528d6b4220c 69ebf5650ce9f9b183304587b1ce5f4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211921637376 |