A docência em Educação Física em tela : usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formação
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273002 |
Resumo: | Este texto objetiva dialogar com as escolhas teórico-metodológicas de duas pesquisadoras ao longo da formação inicial em Educação Física e na pós-graduação stricto sensuna mesma área, realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, elas recorrem às narrativas de formação para propor reflexões sobre desafios e potencialidades acerca das opções eleitas durante os trabalhos realizados. Como fonte, foram mobilizados diários de campo, memoriais de formação e dissertações elaboradas no período das investigações. Comoimplicações dessas escolhas, encontram-se os seguintes aspectos: enquanto prática de formação utilizada em cursos de formação profissional, foi possível perceber lacunas, dificuldades e receios inscritos no momento de reflexão e escrita da própria história; já como prática de investigação, o método (auto)biográfico pode colaborar com a compreensão de trajetórias docentes, bem como com a produção de reflexões sobre como as/os docentes têm chegado e permanecido na profissão. |
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Plotegher, Ândrea TraginoRodrigues, Aline BrittoWittizorecki, Elisandro Schultz2024-03-07T05:02:05Z20232175-8042http://hdl.handle.net/10183/273002001172945Este texto objetiva dialogar com as escolhas teórico-metodológicas de duas pesquisadoras ao longo da formação inicial em Educação Física e na pós-graduação stricto sensuna mesma área, realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, elas recorrem às narrativas de formação para propor reflexões sobre desafios e potencialidades acerca das opções eleitas durante os trabalhos realizados. Como fonte, foram mobilizados diários de campo, memoriais de formação e dissertações elaboradas no período das investigações. Comoimplicações dessas escolhas, encontram-se os seguintes aspectos: enquanto prática de formação utilizada em cursos de formação profissional, foi possível perceber lacunas, dificuldades e receios inscritos no momento de reflexão e escrita da própria história; já como prática de investigação, o método (auto)biográfico pode colaborar com a compreensão de trajetórias docentes, bem como com a produção de reflexões sobre como as/os docentes têm chegado e permanecido na profissão.This text aims to dialogue with the theoretical-methodological choices of two researchers during their initial education in Physical Education and in the stricto sensu postgraduate course in the same area, carried out at the Federal University of Espírito Santo (UFES). To this end, they resort to formation narratives to propose reflections on challenges and potentialities regarding the options chosen during the work carried out. As a source, field diaries, formation memorials and dissertations prepared during the investigation period were mobilized. As implications of these choices, there are the following aspects: formation practice used in professional education courses, it was possible to perceive gaps, difficulties and fears inscribed in the moment of reflection and writing of one's own history; as a research practice, the (auto)biographical method can collaborate with the understanding of teaching trajectories, as well as the production of reflections on how teachers have arrived and remained in the profession.Este artículo tiene como objetivo dialogar con opciones teórico-metodológicas de dos investigadoras durante su formación inicial en Educación Física y en el posgrado stricto sensu en la misma área, desarrollados en la Universidad Federal de Espírito Santo (UFES). Para ello, recurren a narrativas formativas para proponer reflexiones sobre desafíos y potencialidades en torno a las opciones escogidas durante el trabajo realizado. Como fuente se movilizaron diarios de campo, memoriales de formación y disertaciones elaboradas durante el período de investigación. Como implicaciones de estas elecciones, encuentran siguientes aspectos: como práctica formativa utilizada en los cursos de formación profesional, ha sido posible percibir vacíos, dificultades y miedos inscritos en el momento de reflexión y escritura de la propia historia; como práctica de investigación, el método (auto)biográfico puede colaborar con la comprensión de las trayectorias docentes, así como con la producción de reflexiones sobre cómo profesores han llegado y permanecido en la profesión.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n. 66 (2023), p. 1-19Educação físicaFormação profissionalFormação docente(Auto)biographical researchFormation narrativesReturn to schoolTeacher educationPhysical educationInvestigación (auto)biográficaNarrativas de formaciónFormación de profesoresEducación físicaA docência em Educação Física em tela : usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formaçãoTeaching in Physical Education on screen : uses of (auto)biographical methods in research and education processesDestacando la docencia en Educación Física : usos de los métodos (auto)biográficos en procesos de investigación y formacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172945.pdf.txt001172945.pdf.txtExtracted Texttext/plain55355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273002/2/001172945.pdf.txtfd3ad4af12eb46f361a8161128d33cd8MD52ORIGINAL001172945.pdfTexto completoapplication/pdf268821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273002/1/001172945.pdf512b60f77df92a134e8c045291c3662aMD5110183/2730022024-03-08 05:00:43.636451oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-08T08:00:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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