Educação e trabalho interprofissional em saúde no contexto da atenção primária no Brasil : análise da produção científica de 2010 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Fernanda Hilgert
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226087
Resumo: Este estudo analisa a produção científica nacional em relação à educação e trabalho interprofissional no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Foi realizado estudo bibliométrico na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando como descritores controlados os termos: Relações interprofissionais, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família e como descritores não controlados: Educação Interprofissional, Prática Interprofissional. Esses descritores foram combinados e acrescidos do operador boleano ‘AND’ para a realização da busca na base de dados. Como critérios de inclusão, as publicações deveriam ser artigos, dissertações, teses e ensaios em português, inglês ou espanhol sobre a temática analisada no período de 2010 a 2017. Foram analisadas 19 publicações (14 artigos, 3 dissertações e 2 teses). O vínculo da maioria dos primeiros autores foi com instituições públicas de ensino superior (n=18), destacando-se a Região Sudeste (n=9). Seis publicações apresentaram fonte de financiamento. Em relação aos artigos analisados, a publicação em periódicos da área de Saúde Pública foi mais frequente (n=9). Das 19 publicações, 17 realizaram pesquisas de campo, sendo uma revisão de literatura e um relato de experiência. Os participantes mais citados foram os profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, de 13 diferentes núcleos profissionais. Os estudos mais referidos foram os de abordagem qualitativa (n=16). A técnica de coleta de dados mais utilizada foi a associação de técnicas (n=7). As principais temáticas relacionaram-se à educação e trabalho interprofissional na Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (n=12) e às experiências de educação interprofissional voltadas para o ensino na saúde (n=6). Esta análise bibliométrica mostrou que o tema da interprofissionalidade no contexto da APS apresenta um número discreto de publicações na literatura publicada no Brasil. Novas pesquisas com foco na interprofissionalidade são recomendadas.
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spelling Mallmann, Fernanda HilgertToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2021-08-25T04:09:57Z20192525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/226087001100204Este estudo analisa a produção científica nacional em relação à educação e trabalho interprofissional no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Foi realizado estudo bibliométrico na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando como descritores controlados os termos: Relações interprofissionais, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família e como descritores não controlados: Educação Interprofissional, Prática Interprofissional. Esses descritores foram combinados e acrescidos do operador boleano ‘AND’ para a realização da busca na base de dados. Como critérios de inclusão, as publicações deveriam ser artigos, dissertações, teses e ensaios em português, inglês ou espanhol sobre a temática analisada no período de 2010 a 2017. Foram analisadas 19 publicações (14 artigos, 3 dissertações e 2 teses). O vínculo da maioria dos primeiros autores foi com instituições públicas de ensino superior (n=18), destacando-se a Região Sudeste (n=9). Seis publicações apresentaram fonte de financiamento. Em relação aos artigos analisados, a publicação em periódicos da área de Saúde Pública foi mais frequente (n=9). Das 19 publicações, 17 realizaram pesquisas de campo, sendo uma revisão de literatura e um relato de experiência. Os participantes mais citados foram os profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, de 13 diferentes núcleos profissionais. Os estudos mais referidos foram os de abordagem qualitativa (n=16). A técnica de coleta de dados mais utilizada foi a associação de técnicas (n=7). As principais temáticas relacionaram-se à educação e trabalho interprofissional na Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (n=12) e às experiências de educação interprofissional voltadas para o ensino na saúde (n=6). Esta análise bibliométrica mostrou que o tema da interprofissionalidade no contexto da APS apresenta um número discreto de publicações na literatura publicada no Brasil. Novas pesquisas com foco na interprofissionalidade são recomendadas.This study analyzes the national scientific production related to education and interprofessional working health in brazilian Primary Care. A bibliometric analysis was conducted in the Virtual Health Library database with controlled descriptors: Interprofessional Relations, Primary Health Care, Family Health Strategy and uncontrolled descriptors: Interprofessional Education, Interprofessional Pratic. These descriptors were combined and added by the Boolean operator ‘AND’. The search included articles, dissertations, theses and essay written in portuguese, english or spanish published between 2010 and 2017. A total of 19 articles were analyzed (14 articles, 3 dissertations and 2 theses). The first authors being linked to Public Universities (n=18), being the greater part in the south eastern (n=9). Six studies reported funding source. The publication in Public Health journals was more often (n=9). Of the 19 publications, 17 conducted field researches, being a literature review and an experience report. The most cited participants were professionals of Family Health Strategy and Family Health Support Units of 13 differents occupations. Qualitative approch studies were the most observed (n=16). Data collection technique most cited was the association of tecniques (n=7). The most frequent themes related to education and interprofessional work in the Family Health Strategy and the Family Health Support Units (n=12) and experiences of interprofessional education focused on health education (n=6). This bibliometric analysis showed that the theme interprofessionality work in the context of Primary Care presents a discrete number of publications in the literature published in Brazil. New researches focusing on interprofessionality are recommended.El artículo analiza la producción científica em relazión a educación y trabajo interprofessional en el contexto de la Atención Primaria de Salud (APS) en Brasil. Se realizó un estudio bibliométrico em la base de datos de la Biblioteca Virtual en Salud, utilizando como descriptores controlados: Relaciones Interprofesionales, Atención Primaria de Salud, Estrategia Salud Familiar y descriptores no controlados: Educación Interprofesional (EIP), Pratica Interprofesional. Los referidos descritores fueron combinados con el operador booleano ‘AND’. Los criterios de inclusión deberían ser artículos, disertaciones, tesis, ensayos em los idiomas português, inglês o español en el período de 2010 a 2017. Fueron analizadas 19 publicaciones (14 artículos, 3 disertaciones, 2 tesis). El vínculo de la mayoría de los primeros autores fue con instituciones públicas de enseñanza superior (n=18), destacándose la región Sudeste (n=9). Seis publicaciones presentaron financiación. En relación a los artículos analizados, la publicación en periódicos del área de Salud Pública fue más frecuente (n=9). De las 19 publicaciones, 17 realizaron investigaciones de campo, siendo una revisión de literatura y un relato de experiencia. Los participantes más citados fueron los profesionales de la Estrategia de Salud Familiar e los Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia, de 13 diferentes núcleos profesionales. Los estudios más referidos fueron los de abordaje cualitativo (n=16). La técnica de recolección de datos más utilizada fue la asociación de técnicas (n=7). Los temas más frecuentes relacionados con la educación y el trabajo interprofesional en la Estrategia de Salud Familiar y del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia (n=12) y las experiencias de educación interprofesional dirigidas a la enseñanza en salud (n=6). Este análisis bibliométrico mostró que el tema de la interprofesionalidad en el contexto de la APS presenta un número discreto de publicaciones en la literatura publicada en Brasil. Se recomiendan nuevas investigaciones con foco en la interprofesionalidad.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 3, n. 1 (ago. 2019) p. 70-84Educação interprofissionalAtenção primária à saúdeSaúde públicaBibliometriaInterprofessional educationPrimary health carePublic healthBibliometricsEducación interprofesionalAtención primaria de saludSalud públicaBibliometríaEducação e trabalho interprofissional em saúde no contexto da atenção primária no Brasil : análise da produção científica de 2010 a 2017Education and interprofessional working health in brazilian primary care : analisys of scientific prodution from 2010 to 2017Educación y trabajo interprofisional en salud en la atención primaria de salud en Brasil : análisis de la produccion científica entre el ano 2010 y 2017info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100204.pdf.txt001100204.pdf.txtExtracted Texttext/plain44131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226087/2/001100204.pdf.txt638671648b11ed2d4ff906b51fccfe77MD52ORIGINAL001100204.pdfTexto completoapplication/pdf575251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226087/1/001100204.pdfa4c4a2a3f9407ae393ca6764860c5bf8MD5110183/2260872021-09-19 04:31:12.31952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226087Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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