Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina Neto, Vicente
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19340
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação de natureza qualitativa realizada em aulas de educação física em escolas públicas da cidade de Porto Alegre-RS. O propósito do estudo foi examinar a relação entre a produção de conhecimento e 3 prática profissional de futuros professores de educação física. A pesquisa enfocou o ensino de um elemento específico da cultura física brasileira (futebol) a estudantes de 5a a 8a série, durante o período de um semestre acadêmico, por 11 estudantes em fase de conclusão de curso, da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Com referência à organização do currículo, a investigação mostrou a necessidade de rever as condições materiais para as quais as instituições de ensino superior organizam o trabalho pedagógico dos futuros profissionais Para estes, o trabalho realizado foi uma imersão consciente no ambiente da Escola Pública, especialmente no que diz respeito ao estabelecimento de um programa pedagógico em conformidade com as condições sociais da escola e do grupo. A pesquisa também mostrou que a formação profissional está desconectado das necessidades escolares. Finalmente, a dificuldade dos futuros profissionais para levar a cabo uma pesquisa durante a atividade educacional, mostrou a incongruência entre a produção de conhecimento e as questões fundamentais emergentes da prática da educação física na escola.
id UFRGS-2_d6dcb8cf6dae2cd9c9990df7201a7cb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19340
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Molina Neto, Vicente2010-04-16T09:09:19Z20000104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19340000293509Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação de natureza qualitativa realizada em aulas de educação física em escolas públicas da cidade de Porto Alegre-RS. O propósito do estudo foi examinar a relação entre a produção de conhecimento e 3 prática profissional de futuros professores de educação física. A pesquisa enfocou o ensino de um elemento específico da cultura física brasileira (futebol) a estudantes de 5a a 8a série, durante o período de um semestre acadêmico, por 11 estudantes em fase de conclusão de curso, da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Com referência à organização do currículo, a investigação mostrou a necessidade de rever as condições materiais para as quais as instituições de ensino superior organizam o trabalho pedagógico dos futuros profissionais Para estes, o trabalho realizado foi uma imersão consciente no ambiente da Escola Pública, especialmente no que diz respeito ao estabelecimento de um programa pedagógico em conformidade com as condições sociais da escola e do grupo. A pesquisa também mostrou que a formação profissional está desconectado das necessidades escolares. Finalmente, a dificuldade dos futuros profissionais para levar a cabo uma pesquisa durante a atividade educacional, mostrou a incongruência entre a produção de conhecimento e as questões fundamentais emergentes da prática da educação física na escola.This work presents the results of a qualitative investigation carried out in physical education classes in the public schools of the city of Porto Alegre -RS. The purpose of the study was to examine the relationship between the production of knowledge in physical education and the professional practice of future physical education teachers. The research focused on the teaching of a specific element of the Brazilian physical culture (soccer) to students of 5th to 8th grades during a period of an academic term by 11 final year undergraduate students of the Faculty of Physical Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. With reference to the organization of the curriculum, the investigation showed the need to review the material conditions for which the high education institutions organize the pedagogic work of the future professionals. For the latter, the accomplished work was a councious immersion in the environment of the Public School, especially in respect to the establishment of a teaching programme in accordance with the social conditions of the school and group. The research also showed that the professional training was disconnected from the school needs. Finally, the difficulty of the future professionals to carry out a research during the educational activity showed the incongruity between the production of knowledge and the fundamental questions posed by the practice of physical education teachers in school.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 6, n. 12, (2000), p. 53-62.Formação de professoresFutebolUma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000293509.pdf000293509.pdfTexto completoapplication/pdf160236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19340/1/000293509.pdfe64bbeb8d649db012bb3bfde93034015MD51TEXT000293509.pdf.txt000293509.pdf.txtExtracted Texttext/plain42676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19340/2/000293509.pdf.txtb0cd2f77bb869e2f0c0d6d7aa010764aMD52THUMBNAIL000293509.pdf.jpg000293509.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19340/3/000293509.pdf.jpg2d2db68ab9e6846fe1dc2d6b390d009fMD5310183/193402022-06-24 04:42:49.851026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-24T07:42:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
title Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
spellingShingle Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
Molina Neto, Vicente
Formação de professores
Futebol
title_short Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
title_full Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
title_fullStr Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
title_full_unstemmed Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
title_sort Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2
author Molina Neto, Vicente
author_facet Molina Neto, Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Futebol
topic Formação de professores
Futebol
description Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação de natureza qualitativa realizada em aulas de educação física em escolas públicas da cidade de Porto Alegre-RS. O propósito do estudo foi examinar a relação entre a produção de conhecimento e 3 prática profissional de futuros professores de educação física. A pesquisa enfocou o ensino de um elemento específico da cultura física brasileira (futebol) a estudantes de 5a a 8a série, durante o período de um semestre acadêmico, por 11 estudantes em fase de conclusão de curso, da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Com referência à organização do currículo, a investigação mostrou a necessidade de rever as condições materiais para as quais as instituições de ensino superior organizam o trabalho pedagógico dos futuros profissionais Para estes, o trabalho realizado foi uma imersão consciente no ambiente da Escola Pública, especialmente no que diz respeito ao estabelecimento de um programa pedagógico em conformidade com as condições sociais da escola e do grupo. A pesquisa também mostrou que a formação profissional está desconectado das necessidades escolares. Finalmente, a dificuldade dos futuros profissionais para levar a cabo uma pesquisa durante a atividade educacional, mostrou a incongruência entre a produção de conhecimento e as questões fundamentais emergentes da prática da educação física na escola.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:09:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19340
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000293509
identifier_str_mv 0104-754X
000293509
url http://hdl.handle.net/10183/19340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 6, n. 12, (2000), p. 53-62.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19340/1/000293509.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19340/2/000293509.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19340/3/000293509.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e64bbeb8d649db012bb3bfde93034015
b0cd2f77bb869e2f0c0d6d7aa010764a
2d2db68ab9e6846fe1dc2d6b390d009f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224702160535552