Educação profissional, trabalho e produção de saberes
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159789 |
Resumo: | O presente texto busca, num primeiro momento, pensar sobre proposições que têm sido colocadas à Educação Matemática, interrogando a pretensão de universalidade da matemática acadêmica para, em um momento posterior, analisar uma das implicações para a Educação Matemática Escolar. De forma específica, desde Wittgenstein,na segunda parte do texto, problematizamos a verdade que se propagou e se enraizou no discurso educacional ao afirmar a necessidade de se trabalhar, a partir da realidade do aluno, em sala de aula a fim de se atribuir significado à matemática escolar.Sustentamosa impossibilidade de tal empreendimento, argumentando que os jogos de linguagem da matemática escolar e aqueles que constituem as práticas sociais, apesar de guardarem semelhanças de família entre si, são distintos e a “passagem” de um jogo de linguagem pertencente a uma forma de vida para a outra, não garantiria a permanência do significado. Antes sugere sua transformação. |
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Oliveira, Maria Clarice deFranzói, Naira Lisboa2017-06-20T02:33:47Z20151982-9949http://hdl.handle.net/10183/159789001022781O presente texto busca, num primeiro momento, pensar sobre proposições que têm sido colocadas à Educação Matemática, interrogando a pretensão de universalidade da matemática acadêmica para, em um momento posterior, analisar uma das implicações para a Educação Matemática Escolar. De forma específica, desde Wittgenstein,na segunda parte do texto, problematizamos a verdade que se propagou e se enraizou no discurso educacional ao afirmar a necessidade de se trabalhar, a partir da realidade do aluno, em sala de aula a fim de se atribuir significado à matemática escolar.Sustentamosa impossibilidade de tal empreendimento, argumentando que os jogos de linguagem da matemática escolar e aqueles que constituem as práticas sociais, apesar de guardarem semelhanças de família entre si, são distintos e a “passagem” de um jogo de linguagem pertencente a uma forma de vida para a outra, não garantiria a permanência do significado. Antes sugere sua transformação.Este texto tiene por objeto, en primer lugar, pensar en las propuestas que han sido puestas a la Educación Matemática, cuestionando la pretensión de universalidad de la matemática académica, para, en un momento posterior, analizar una de las implicaciones para la Escuela de Educación Matemática. En concreto, desde Wittgenstein, en la segunda parte del texto, cuestionamos la verdad que se ha extendido y se radicó en el discurso educativo al afirmar lanecesidad de trabajar desde la realidad del estudiante en el aula con el fin de atribuir significado a la matemática. Nosotros sostenemos la imposibilidad de tal compromiso, con el argumento de que los juegos de lenguaje de las matemáticas y aquellos que constituyen las prácticas sociales, aunque mantienen semejanzas familiares entre sí, son distintos y el "paso" de un juego de lenguaje que pertenece a una forma de vida por otro no garantiza la permanencia de significado. Antes sugiere su transformación.application/pdfporReflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 23, n.3 (set./dez. 2015), p. 315-337Educação profissionalTrabalhoErgologiaEducaciónMatemáticaEscuelaRealidad del EstudianteLa racionalidadLenguajeEducação profissional, trabalho e produção de saberesLa enseñanza matemática en la escuela y los juegos de lenguaje: reverberacionesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022781.pdf001022781.pdfTexto completoapplication/pdf266133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159789/1/001022781.pdf1fcebe4f7732b7d7594673c4c230824cMD51TEXT001022781.pdf.txt001022781.pdf.txtExtracted Texttext/plain49516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159789/2/001022781.pdf.txt8148aaf1aede7e612213e625bd332c95MD5210183/1597892021-09-19 04:37:05.28458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:37:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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