Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172475 |
Resumo: | A pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas. |
id |
UFRGS-2_d7ab87cd56cb7c2d2aabb5162f905b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172475 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Caroline Vetori deSantos, Vera Lucia Bertoni dosGiordano, Davi Freire2018-02-07T02:40:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/172475001059418A pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas.The research entitled Theater with Youngsters in Prison Situation: the creation of a space for listening presents an analysis on the potential of theater in its interface with young people who fulfill socio-educational measures interned in the Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), in particular, the young female. This work constitutes a necessary dialogue to potentiate debates about the power of theater in non-formal teaching environments through a workshop, characterized an artistic-pedagogical training. The research investigates the relationship between personal histories, memories, oral testimonies, as well as the notions of present and future with the young girls in situations of conflicts such as deprivation, oppression, desire for freedom, among others. The notion of listening as a guide for teaching practice is added to the work, both in relation to the personal materials listed by the youngsters and in relation to what the practice reverberates making it possible to trace other ways of dialogue with the students.application/pdfporEscutaPedagogia teatralHistória oralTeatroPrisãoJovensPerforming ArtsOral HistoryPedagogy of TheaterListeningTheater in PrisonDocumentary TheaterTeatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escutainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059418.pdf001059418.pdfTexto completoapplication/pdf731128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/1/001059418.pdf8be21089d2dfcdd6d9a018b75032b722MD51TEXT001059418.pdf.txt001059418.pdf.txtExtracted Texttext/plain131358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/2/001059418.pdf.txt343bf4e1852af23635d6b94bfe39d5deMD52THUMBNAIL001059418.pdf.jpg001059418.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/3/001059418.pdf.jpg58f652dca21fab507528a3ddc83774b1MD5310183/1724752018-10-25 10:07:53.526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172475Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:07:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta |
title |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta |
spellingShingle |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta Souza, Caroline Vetori de Escuta Pedagogia teatral História oral Teatro Prisão Jovens Performing Arts Oral History Pedagogy of Theater Listening Theater in Prison Documentary Theater |
title_short |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta |
title_full |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta |
title_fullStr |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta |
title_full_unstemmed |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta |
title_sort |
Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta |
author |
Souza, Caroline Vetori de |
author_facet |
Souza, Caroline Vetori de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Caroline Vetori de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Giordano, Davi Freire |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos Giordano, Davi Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuta Pedagogia teatral História oral Teatro Prisão Jovens |
topic |
Escuta Pedagogia teatral História oral Teatro Prisão Jovens Performing Arts Oral History Pedagogy of Theater Listening Theater in Prison Documentary Theater |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Performing Arts Oral History Pedagogy of Theater Listening Theater in Prison Documentary Theater |
description |
A pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-07T02:40:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172475 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059418 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172475 |
identifier_str_mv |
001059418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/1/001059418.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/2/001059418.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/3/001059418.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8be21089d2dfcdd6d9a018b75032b722 343bf4e1852af23635d6b94bfe39d5de 58f652dca21fab507528a3ddc83774b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447209008693248 |