Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rafael Pickrodt de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117467
Resumo: Realizar as tarefas e atender os clientes com qualidade é fundamental para o sucesso do negócio. Em cenários econômicos mais competitivos, a discussão acerca desse tema torna-se essencial para a empresa prevalecer frente aos concorrentes. O presente trabalho objetiva elaborar um plano de ação para resolver as principais dificuldades enfrentadas por uma revenda automotiva para realizar a gestão de qualidade em seus processos de vendas e pós-vendas. Para tanto, analisou-se a situação atual do programa de qualidade adotado na empresa em contraponto com as diretrizes que a montadora fornece à empresa. As principais dificuldades de qualidade foram apontadas de acordo com a percepção dos funcionários que desempenham papéis relacionados à manutenção da qualidade na organização e de acordo com os atuais indicadores de satisfação dos clientes obtidos, para então se propor um plano de ação com prazos e responsáveis definidos para a resolução dos problemas enfrentados. Entre as principais dificuldades verificadas e percebidas encontraram-se falta de motivação das pessoas, falta de visão de longo prazo nas medidas adotadas pela organização e falta de planejamento de qualidade no plano estratégico global da companhia. Nas sugestões de ações do plano realizado, foram estipuladas tarefas como elaboração de estratégias de motivação com os envolvidos, maior valorização da cúpula da qualidade, disseminação do conceito de qualidade na organização, revisão do planejamento anual da empresa e maior acompanhamento das estratégias do sistema de qualidade da montadora.
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