Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117467 |
Resumo: | Realizar as tarefas e atender os clientes com qualidade é fundamental para o sucesso do negócio. Em cenários econômicos mais competitivos, a discussão acerca desse tema torna-se essencial para a empresa prevalecer frente aos concorrentes. O presente trabalho objetiva elaborar um plano de ação para resolver as principais dificuldades enfrentadas por uma revenda automotiva para realizar a gestão de qualidade em seus processos de vendas e pós-vendas. Para tanto, analisou-se a situação atual do programa de qualidade adotado na empresa em contraponto com as diretrizes que a montadora fornece à empresa. As principais dificuldades de qualidade foram apontadas de acordo com a percepção dos funcionários que desempenham papéis relacionados à manutenção da qualidade na organização e de acordo com os atuais indicadores de satisfação dos clientes obtidos, para então se propor um plano de ação com prazos e responsáveis definidos para a resolução dos problemas enfrentados. Entre as principais dificuldades verificadas e percebidas encontraram-se falta de motivação das pessoas, falta de visão de longo prazo nas medidas adotadas pela organização e falta de planejamento de qualidade no plano estratégico global da companhia. Nas sugestões de ações do plano realizado, foram estipuladas tarefas como elaboração de estratégias de motivação com os envolvidos, maior valorização da cúpula da qualidade, disseminação do conceito de qualidade na organização, revisão do planejamento anual da empresa e maior acompanhamento das estratégias do sistema de qualidade da montadora. |
id |
UFRGS-2_d7c59a1dcca283bbb8985fe310456b0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117467 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Rafael Pickrodt deRuppenthal, Carla Simone2015-06-04T02:00:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/117467000967711Realizar as tarefas e atender os clientes com qualidade é fundamental para o sucesso do negócio. Em cenários econômicos mais competitivos, a discussão acerca desse tema torna-se essencial para a empresa prevalecer frente aos concorrentes. O presente trabalho objetiva elaborar um plano de ação para resolver as principais dificuldades enfrentadas por uma revenda automotiva para realizar a gestão de qualidade em seus processos de vendas e pós-vendas. Para tanto, analisou-se a situação atual do programa de qualidade adotado na empresa em contraponto com as diretrizes que a montadora fornece à empresa. As principais dificuldades de qualidade foram apontadas de acordo com a percepção dos funcionários que desempenham papéis relacionados à manutenção da qualidade na organização e de acordo com os atuais indicadores de satisfação dos clientes obtidos, para então se propor um plano de ação com prazos e responsáveis definidos para a resolução dos problemas enfrentados. Entre as principais dificuldades verificadas e percebidas encontraram-se falta de motivação das pessoas, falta de visão de longo prazo nas medidas adotadas pela organização e falta de planejamento de qualidade no plano estratégico global da companhia. Nas sugestões de ações do plano realizado, foram estipuladas tarefas como elaboração de estratégias de motivação com os envolvidos, maior valorização da cúpula da qualidade, disseminação do conceito de qualidade na organização, revisão do planejamento anual da empresa e maior acompanhamento das estratégias do sistema de qualidade da montadora.Perform the tasks and serve customers with quality is critical to business success. In more competitive economic scenarios, the discussion about this issue becomes essential for the company to prevail against competitors. This paper aims to develop a plan of action to resolve the main difficulties faced by an automotive resale to perform quality management in their sales processes and after sales. Therefore, we analyzed the current situation of the quality program adopted in the enterprise, against the guidelines that the automaker provides the company. The main difficulties of quality were identified according to the perception of employees who have roles related to maintaining the quality in the organization and in accordance with current customer satisfaction indicators obtained, to then propose an action plan with target dates and responsible to solve the problems faced. Among the main difficulties encountered and perceived met lack of motivation of people, lack of long-term vision in the measures adopted by the organization and lack of quality planning in the overall strategic plan of the company. In the plan of actions performed suggestions, tasks were set as development of motivational strategies with stakeholders, greater appreciation of quality dome, spread the concept of quality in the organization, the company's annual planning review and closer monitoring of the system strategies quality of the automaker.application/pdfporPlano de açãoGestão da qualidadeSetor automotivoCompany of the automotive sectorQuality problemsSatisfaction indicatorsAction planPlano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967711.pdf000967711.pdfTexto completoapplication/pdf16327779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117467/1/000967711.pdf9e4bb11899de07c8def34f6c1125aa23MD51TEXT000967711.pdf.txt000967711.pdf.txtExtracted Texttext/plain140142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117467/2/000967711.pdf.txte0ebc6d6852a820af577fb904607c2d2MD52THUMBNAIL000967711.pdf.jpg000967711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117467/3/000967711.pdf.jpg30544821db244cf43b0129b9c232fb2aMD5310183/1174672021-05-07 05:05:53.879666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117467Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:05:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo |
title |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo |
spellingShingle |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo Castro, Rafael Pickrodt de Plano de ação Gestão da qualidade Setor automotivo Company of the automotive sector Quality problems Satisfaction indicators Action plan |
title_short |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo |
title_full |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo |
title_fullStr |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo |
title_full_unstemmed |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo |
title_sort |
Plano de ação para um projeto de gestão de qualidade de uma empresa do setor automotivo |
author |
Castro, Rafael Pickrodt de |
author_facet |
Castro, Rafael Pickrodt de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Rafael Pickrodt de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruppenthal, Carla Simone |
contributor_str_mv |
Ruppenthal, Carla Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de ação Gestão da qualidade Setor automotivo |
topic |
Plano de ação Gestão da qualidade Setor automotivo Company of the automotive sector Quality problems Satisfaction indicators Action plan |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Company of the automotive sector Quality problems Satisfaction indicators Action plan |
description |
Realizar as tarefas e atender os clientes com qualidade é fundamental para o sucesso do negócio. Em cenários econômicos mais competitivos, a discussão acerca desse tema torna-se essencial para a empresa prevalecer frente aos concorrentes. O presente trabalho objetiva elaborar um plano de ação para resolver as principais dificuldades enfrentadas por uma revenda automotiva para realizar a gestão de qualidade em seus processos de vendas e pós-vendas. Para tanto, analisou-se a situação atual do programa de qualidade adotado na empresa em contraponto com as diretrizes que a montadora fornece à empresa. As principais dificuldades de qualidade foram apontadas de acordo com a percepção dos funcionários que desempenham papéis relacionados à manutenção da qualidade na organização e de acordo com os atuais indicadores de satisfação dos clientes obtidos, para então se propor um plano de ação com prazos e responsáveis definidos para a resolução dos problemas enfrentados. Entre as principais dificuldades verificadas e percebidas encontraram-se falta de motivação das pessoas, falta de visão de longo prazo nas medidas adotadas pela organização e falta de planejamento de qualidade no plano estratégico global da companhia. Nas sugestões de ações do plano realizado, foram estipuladas tarefas como elaboração de estratégias de motivação com os envolvidos, maior valorização da cúpula da qualidade, disseminação do conceito de qualidade na organização, revisão do planejamento anual da empresa e maior acompanhamento das estratégias do sistema de qualidade da montadora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-04T02:00:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117467 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967711 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117467 |
identifier_str_mv |
000967711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117467/1/000967711.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117467/2/000967711.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117467/3/000967711.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e4bb11899de07c8def34f6c1125aa23 e0ebc6d6852a820af577fb904607c2d2 30544821db244cf43b0129b9c232fb2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149360447488 |